🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

A corrida da IA levará à compra (ou quebra) de jornais e editoras?

A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online

13 de julho de 2025
8:00 - atualizado às 18:47
Inteligência-artificial-jornal-ia
Imagem: Sora / ChatGPT

Há um desconforto crescente na indústria de mídia com o uso do conteúdo de sites, jornais e revistas para treinamento de serviços de inteligência artificial (IA). O motivo é que, salvo raras exceções, as empresas de tecnologia não estão pagando nada para os produtores de conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um dos movimentos mais relevantes da indústria, o The New York Times entrou com um processo por violação de direitos autorais contra a Open AI, dona do ChatGPT, e a Microsoft, em dezembro de 2023. 

E não é o único caso de Justiça. Cinco empresas de mídia do Canadá se uniram para processar a Open AI, assim como um grupo de publishers indianos e a Authors Guild, entidade que representa os escritores profissionais nos Estados Unidos. Todos questionam o uso de seus conteúdos para treinar IAs sem autorização (ou melhor, remuneração).

A reação da indústria de mídia vem também no front tecnológico. Neste mês, a Cloudflare, empresa que oferece serviços de segurança e tecnologia para milhões de sites no mundo, lançou um serviço de bloqueio de robôs de IA, o “pay per crawl” (pagamento por rastreamento, em português).

O serviço permitirá que os donos dos sites gerenciem quais robôs podem acessar seu conteúdo e cobrem pelos acessos de IA. Seus novos clientes já virão com o bloqueio habilitado como padrão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google na berlinda: o fim da internet como conhecemos

A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online.

Leia Também

Existe uma espécie de “acordo tácito” vigente: os publishers permitem que o Google liste seus artigos no resultado das buscas em troca da chance de ter um “clique”. 

Vale lembrar que os sites de notícias só ganham dinheiro quando recebem o acesso aos seus links, com exibição de anúncios ou com a possibilidade de vender assinaturas. Ninguém é remunerado simplesmente por “aparecer” na busca do Google.

Com a IA, é diferente. O conteúdo é acessado pelo “robô”, que usa as informações para gerar uma resposta mais completa para o usuário. Alguns serviços colocam o link de referência, mas os acessos não compensam a queda nos cliques das buscas “tradicionais” no Google.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O próprio Google está mudando seu modelo de buscas para priorizar resultados mais completos, que são “resumos” feitos por IA do que ele encontrou na internet, o chamado AI Overview. 

Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em maio do ano passado, o volume de buscas que rendem “zero clique” subiu de 56% para 69%, de acordo com relatório do SimilarWeb.

A nova realidade da internet é preocupante para a indústria de notícias. Se novas fontes de tráfego ou receita não forem desenvolvidas, certamente assistiremos a uma onda de falências na imprensa mundial. Mas isso é tema para outro artigo…

Big techs e jornais na mesa de negociação

Algumas das big techs partiram para a negociação de acordos de licenciamento de conteúdo com empresas de mídia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O New York Times, por exemplo, anunciou um acordo recente com a Amazon, que permitirá o uso do seu conteúdo para treinar IAs e abastecer serviços como a Alexa com resumos de notícias. 

As negociações estão a todo vapor. Veja só alguns acordos de licenciamento de conteúdo e divisão de receitas publicitárias anunciados desde 2024, segundo o relatório “Innovation in News Media”, da associação global de veículos jornalísticos Wan-Ifra:

  • Open AI: Financial Times, Le Monde, Time, News Corp, The Atlantic, Vox Media, The Guardian, Condé Nast (dono da Vogue, GQ, Vanity Fair, Wired e The New Yorker)
  • ProRata: Financial Times, Axel Springer, The Atlantic, Fortune, Guardian e Sky News
  • Microsoft: Financial Times, Reuters, Axel Springer (dono da Business Insider), USA Today e Informa
  • Meta: Reuters
  • Perplexity: Der Spiegel, Fortune, The Independent, Lee Enterprises, Los Angeles Times, MediaLab, Mexico News Daily, Adweek e World History Encyclopedia
  • Amazon: The New York Times

O que vem pela frente: aquisições de jornais e qualificação de IAs

É comum que acordos comerciais estratégicos evoluam para fusões e aquisições. A minha visão de futuro é que o próximo passo da corrida de IA passará pela compra de jornais e editoras por empresas de tecnologia.

A disponibilidade de conteúdo para treinar IAs é estratégica. Não só para evitar brigas judiciais, mas também para ter acesso a conteúdos fechados e arquivos, muitas vezes, centenários. O acesso a conteúdos de qualidade pode fazer “a diferença” na competição entre os serviços de IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje existem soluções parecidas no mercado. E praticamente todas têm problemas de qualidade: conteúdo “genérico”, “alucinações” e informações incorretas.

Meu palpite é que vamos assistir nos próximos anos a uma corrida pela qualidade, que será decisiva para definir quem será o líder nessa categoria. Certamente, aqueles que treinarem suas IAs com as melhores informações, terão uma vantagem competitiva.

Se, por um lado, a inteligência artificial é uma ameaça para a indústria de mídia, por outro, abre uma nova janela de oportunidade para monetização. Conteúdo de qualidade vale dinheiro na era da IA. Resta saber quem vai conseguir fazer as big techs pagarem a conta.

Um abraço e ótimo domingo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

17 de novembro de 2025 - 7:53

Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos

VISÃO 360

Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’

16 de novembro de 2025 - 8:00

Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje

14 de novembro de 2025 - 8:24

Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira

SEXTOU COM O RUY

Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam

14 de novembro de 2025 - 6:55

Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje

13 de novembro de 2025 - 7:57

Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?

12 de novembro de 2025 - 19:54

Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje

11 de novembro de 2025 - 8:28

Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ibovespa imparável: até onde vai o rali da bolsa brasileira?

11 de novembro de 2025 - 7:28

No acumulado de 2025, o índice avança quase 30% em moeda local — e cerca de 50% em dólar. Esse desempenho é sustentado por três pilares centrais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar