🔴 [NO AR] ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: Análise Macro, Ações e Fundos Imobiliários – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
NOVA MÁXIMA

Ouro renova recorde com investidores de olho na paralisação do governo dos EUA

Além do risco de shutdown, fraqueza do dólar também impulsiona o metal precioso

ouro mineração mina de ouro aura minerals aura33
Barra de ouro, na frente de pepitas. - Imagem: iStock.com/Liudmila Chernetska

Com mais de um milênio no papel de ativo e reserva de valor, o ouro ainda tem gás para renovar máximas históricas. Na sessão desta segunda-feira (29), o metal precioso encerrou em recorde nominal em meio à fraqueza do dólar e aos temores de uma paralisação (shutdown, em inglês) do governo dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contrato de ouro com vencimento em dezembro, o mais líquido do metal precioso, fechou o dia em alta de 1,21%, a US$ 3.855,20 por onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), nos EUA. Essa foi a terceira alta consecutiva da commodity.

Durante a sessão, a commodity atingiu a máxima intradia de US$ 3.862,20 por onça-troy.

O que mexeu com o ouro?

O ouro teve um novo impulso com uma nova ameaça de paralisação do governo norte-americano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja uma reunião com líderes democratas e republicanos do Congresso para evitar o shutdown até a noite de amanhã (30). A expectativa é de que o encontro aconteça ainda nesta segunda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O avanço das apostas de corte nos juros dos EUA pelo Federal Reserve (Fed) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês), que acontece em dezembro, também movimentou as negociações do ouro.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

BDRs: Empiricus recomenda ‘a maior empresa mais desconhecida do mundo’

Conteúdo Empiricus

O que explica 3 ações do mesmo setor entre as maiores altas do Ibovespa em junho? Saiba resposta e se vale a pena investir

De acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, o mercado vê 89,3% de chance de a autarquia norte-americana reduzir os juros em 0,25 ponto percentual em setembro. Na última sexta-feira (26), a probabilidade era de 87,7%. Hoje, a taxa está na faixa de 4,00% a 4,25% ao ano.

A perspectiva de cortes pressionou o dólar, que acumula desempenho negativo ante moedas globais. Desde janeiro, o índice do dólar, o DXY, já caiu quase 10% em meio às incertezas sobre a política comercial adotada por Trump.

Em linhas gerais, uma moeda mais fraca torna o ouro, cotado em dólar, mais atrativo para detentores de outras divisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores ainda esperam o relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll.

O documento mensal será divulgado na próxima sexta-feira (3) e deve apontar a abertura de 51 mil postos de trabalho em agosto, de acordo com a mediana das projeções do Investing.com. Em agosto, o país registrou a criação de 22 mil vagas de emprego.

Reserva de valor

O ouro é visto como uma reserva de valor por vários motivos. Um deles é não possuir um mecanismo de controle de oferta ou produção, mantendo um ritmo constante.

Mauriciano Cavalcante, diretor de ouro da Ourominas, afirma que o metal precioso não perde seu valor intrínseco, assegurando o capital mesmo com desvalorização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, conflitos como a guerra entre Rússia e Ucrânia aumentam a projeção de demanda pelo ativo, enquanto medidas como o tarifaço de Trump dão fôlego extra à cotação da commodity.

Nos últimos três anos, mais de mil toneladas do metal entraram nos cofres de bancos centrais ao redor do mundo sob a justificativa do desempenho da commodity em crises, de acordo com o World Gold Council.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Atualmente, a entidade estima que a reserva global do metal dourado seja de 60.370 toneladas.

*Com informações do Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Painel de ações do Onde Investir no Segundo Semestre, evento promovido pelo Seu Dinheiro 3 de julho de 2026 - 6:01
BlackRock Brasil 2 de julho de 2026 - 14:02
Imagem criada por IA traz um mapa mundi, um binóculo saindo dos EUA, com corações no visor, e uma seta vermelha apontando para o Brasil 1 de julho de 2026 - 19:04
FIIs; fundos imobiliários 29 de junho de 2026 - 16:57
ETF GOLB11 ouro 27 de junho de 2026 - 17:00

PERDEU FORÇA

Ouro fecha semana com queda de 3,5%; entenda o que pesou

27 de junho de 2026 - 17:00
bolsa de valores ações microcaps small caps 27 de junho de 2026 - 11:30
farmácia fii renda urbana 25 de junho de 2026 - 17:00
25 de junho de 2026 - 11:21
Trator que fertiliza o campo agrícola verdejante durante o por do sol dourado ID da foto: 2211042706 24 de junho de 2026 - 12:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar