Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
TOUROS E URSOS #246

A bolsa nas eleições: as ações que devem subir com Lula 4 ou com a centro-direita na Presidência — e a carteira que ganha em qualquer cenário

Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual, fala sobre como se posicionar para as eleições de 2026 e indica uma carteira de ações capaz de trazer bons resultados em qualquer cenário

Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual, em participação no podcast Touros e Ursos - Imagem: YouTube/@Seu Dinheiro

Falta pouco menos de um ano para as eleições de 2026, mas o assunto já está tão presente no mercado financeiro que poderia ser em um mês. Gestores de fundos de investimento já avaliam probabilidades, possíveis candidatos e quais as melhores oportunidades de entrada em ações e no Ibovespa.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse foi o assunto do podcast Touros e Ursos nesta semana. O Seu Dinheiro ouviu o estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual, Felipe Miranda. Para ele, todo mundo já está discutindo eleições, mas ainda há espaço para se posicionais antes do tema esquentar.  

“Eu acho que a eleição está fazendo pouco preço hoje. Não quer dizer que não esteja fazendo preço, porque eu acho que está. E quem fala que não está brigando com a realidade”, disse Miranda.  

Porém, para o estrategista, como as eleições ainda estão longe, é preciso ponderar um cenário de curto prazo e um cenário de longo prazo. Há, ainda, a possibilidade de alocação em ações que surfam em todos os cenários possíveis.  

Bolsa com o Lula 4 e bolsa com a oposição 

O mercado tem uma predileção pela alternância de poder em 2026. Miranda afirma que não se trata de uma rejeição pessoal ao atual governo, mas ao conjunto de políticas implementadas que não priorizam a sustentabilidade da dívida pública, o controle da inflação ou um ambiente construtivo para empresas.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A eleição de um representante da centro-direita, na opinião do estrategista, seria vista como um cenário "muito melhor para os mercados". Contudo, ele pondera que a vitória da oposição não significa que "todos os nossos problemas estão resolvidos". 

Leia Também

HORA DE COMPRAR?

‘Pimentinha’ na carteira: Nubank (NU; ROXO34) pode subir mais de 80%, mas investidor tem que segurar a emoção

VEJA QUAL É

Nem bancos, nem elétricas: o porto seguro inesperado da bolsa brasileira em meio aos caos global, segundo o Citi

Da mesma forma, um possível governo Lula 4 não seriam o "fim do Brasil".  

“Se for o Lula, vende tudo de bolsa? Eu acho que não. Requer um ajuste dentro de portfólio para entender quais empresas têm boas condições de navegar mesmo com a maré baixa”, afirmou Miranda.  

Ações para todos os cenários 

Para o investidor que deseja evitar o "jogo de eleição" e "dormir bem, despreocupado", a recomendação do estrategista é focar em um portfólio para todos os climas, com empresas mais resilientes.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os nomes citados por Miranda, estão: Mercado LivreItaú, Direcional e Equatorial, por exemplo. (confira a lista completa aqui

Para o estrategista, as condições adversas evidenciam a competência, favorecendo as empresas com balanço forte, poder de remarcar preço e acesso ao capital. Nessas situações, as empresas mais bem geridas tendem a ganhar espaço no mercado e podem até comprar concorrentes fragilizados. 

Porém, a maior oportunidade de retorno no longo prazo está nas small caps, na opinião de Miranda. O estrategista afirma que o desconto dessas empresas é significativo porque elas são muito sensíveis ao fluxo de investidores locais. 

Alguns exemplos de small caps de qualidade que conseguiram performar bem no passado, mesmo em cenários desfavoráveis, incluem BR Partners, Alpargatas Moura Dubeux. (confira a lista completa aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Touros e Ursos da semana 

No quadro Touros e Ursos, que dá nome ao podcast — em que os “touros” são os destaques positivos e os “ursos” são os negativos — as debêntures incentivadas ficaram com a indicação negativa.  

Depois de a medida provisória que tirava a isenção desses títulos perder a validade, a demanda diminuiu e os papéis passam por uma “mudança de maré”, com os preços dos ativos ficando no vermelho.  

Além disso, o presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell, também levou a pior. Powell quebrou a expectativa do mercado ao não se comprometer com um novo corte de juros em dezembro. O resultado foi queda nas bolsas norte-americanas e alta do dólar. 

Já o principal Touro foi o próprio Ibovespa. O índice fechou acima dos 150 mil pontos pela primeira vez nesta semana e segue renovando os recordes.  

Confira todos os touros e todos os ursos no episódio completo:   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS (JBSS3) 13 de maio de 2026 - 11:40
Ações Ibovespa Brasil 12 de maio de 2026 - 19:31
11 de maio de 2026 - 13:20
small caps índice smll bolsa brasileira b3 smal11 9 de maio de 2026 - 12:58
b3 dinheiro bolsa brasileira investimentos ações 8 de maio de 2026 - 14:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia