🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dani Alvarenga

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

ELEIÇÕES NOS EUA

Primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump acontece nesta terça-feira; saiba onde assistir e o que você precisa saber para acompanhar

O debate ocorre nesta terça-feira (10), às 22 horas (horário de Brasília), e será o primeiro – e talvez único – embate entre Kamala Harris e Donald Trump, que concorrem à presidência dos Estados Unidos

Dani Alvarenga
Dani Alvarenga
10 de setembro de 2024
8:46
Debate entre Kamala Harris e Donaldo Trump durante campanha para eleição nos Estados Unidos (EUA)
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos parecia praticamente definida até julho, quando Joe Biden disputava o cargo contra Donald Trump. Porém, após um debate desastroso para o democrata, o ex-presidente desistiu de concorrer à reeleição e abriu espaço para a campanha de Kamala Harris.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A participação da atual vice-presidente na disputa voltou a deixar em aberto quem ocupará a Casa Branca em 2025. E nesta terça-feira (10) um novo debate será decisivo para a eleição do novo presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris e Donald Trump se encontrarão pela primeira vez durante o debate da ABC News, que também pode ser a única vez que os candidatos vão se enfrentar pessoalmente. 

Isso porque não há nenhum outro evento marcado com ambos até as eleições, em 5 de novembro. Dessa forma, os candidatos terão apenas esta terça-feira (10) para tentar definir o cenário eleitoral dos Estados Unidos.

Para Donald Trump, o principal desafio será a tarefa de frear o crescimento de Kamala Harris. O evento ocorre em meio ao avanço da candidata do Partido Democrata nas pesquisas de intenção de voto, que apontaram um empate entre ela e o republicano, segundo levantamento do The New York Times no último domingo (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, as eleições presidenciais norte-americanas não são definidas pelo voto popular, mas sim pelo Colegiado Eleitoral, onde Trump possui ligeira vantagem. 

Leia Também

Em conjunto ao fato de que teve uma campanha eleitoral mais curta, Kamala Harris terá o desafio de se apresentar ao eleitorado a 57 dias das eleições.

Onde assistir ao debate entre Kamala Harris e Donald Trump

O debate entre Donald Trump e Kamala Harris será transmitido às 22h, no horário de Brasília, e terá 90 minutos de duração, com dois intervalos comerciais.

O evento que pode definir a eleição para a presidência dos EUA será mediado pelos apresentadores Linsey Davis e David Muir e não contará com a presença de público. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O local escolhido para o debate é o National Constitution Center da Filadélfia – e não é por acaso. A cidade fica ao leste da Pensilvânia, que é considerada um Estado-pêndulo.

Estes Estados norte-americanos são caracterizados pela oscilação, de eleição em eleição, entre democratas e republicanos. A importância dos Estados-pêndulos está no fato de que as regiões têm o potencial de decidir o resultado no Colégio Eleitoral.

Não é só por lá que o debate chamará atenção. Os resultados das eleições norte-americanas podem mexer com os mercados financeiros internacionais. O Seu Dinheiro contou melhor essa história aqui.

No Brasil, quem quiser acompanhar o debate poderá assistir por meio da transmissão da CNN, que começa a partir das 21h45 (horário de Brasília) e contará com tradução simultânea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do canal de TV por assinatura da emissora, você também poderá assistir o evento através do Youtube da CNN, que você pode acessar aqui.

Os canais de televisão GloboNews e Record News também vão transmitir o debate a partir das 22h (horário de Brasília).

As regras do evento

As regras do debate determinam que Kamala Harris e Donald Trump não farão discursos iniciais nem comentários de abertura. Os participantes passarão diretamente para a sessão de perguntas e respostas.

Os dois candidatos terão dois minutos cada para responder a uma pergunta.  Eles também terão direito a dois minutos de tréplica e um minuto adicional para comentários, esclarecimentos ou respostas adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a ABC News, os questionamentos serão feitos apenas pelos apresentadores. O microfone do oponente ficará desligado durante a resposta do outro participante, apesar da tentativa de Kamala Harris em alterar a regra.

A estratégia da candidata do Partido Democrata era desgastar a imagem de Trump, que costuma interromper e gritar com adversários. Além disso, a experiência de Harris na Justiça norte-americana poderia colocá-la em vantagem durante os embates contra o ex-presidente.

Contudo, Donald Trump ameaçou não participar do programa caso a regra fosse alterada. A equipe do empresário acusou os democratas de quererem alterar algo já aceito anteriormente.

Ambos os candidatos trocaram farpas e acusaram um ao outro de covardia. Assim, a emissora ABC News optou por manter a regra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os candidatos não poderão levar anotações pré-preparadas. No entanto, Kamala Harris e Donald Trump receberão uma caneta, um bloco de notas e água.

Os assessores dos participantes não poderão falar com eles durante os dois intervalos programados.

Ao final do debate, Kamala Harris e Donald Trump terão direito a dois minutos cada para declarações finais. Em sorteio, realizado antes do evento, o candidato do Partido Republicano ganhou o direito de realizar seu pronunciamento por último.

*Com informações do The News York Times, BBC Brasil e CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESQUENTA

Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico no primeiro turno das eleições, e pressão para Haddad concorrer ao governo de SP aumenta

27 de fevereiro de 2026 - 11:04

Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos

CORRIDA PRESIDENCIAL

Vantagem de Lula cai ao menor nível contra Flávio Bolsonaro, mas presidente ainda lidera no 1º turno, diz Atlas/Bloomberg

25 de fevereiro de 2026 - 10:14

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Flávio Bolsonaro encosta em Lula no 2º turno; desaprovação do presidente segue acima de 50%, diz Meio/Ideia

4 de fevereiro de 2026 - 11:11

O avanço do senador nas intenções de voto para as eleições 2026 ocorre em um momento em que a avaliação do governo Lula segue pressionada

CRISE NOS PODERES

Senadores protocolam pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli por conduta no caso do Banco Master

15 de janeiro de 2026 - 11:19

O magistrado é acusado de crime de responsabilidade, suspeição e conflito de interesses na condução do inquérito que apura as fraudes bilionárias

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera todos os cenários da eleição presidencial, aponta pesquisa Genial/Quaest; candidatura de Flávio Bolsonaro é vista como erro por maioria

14 de janeiro de 2026 - 13:55

Levantamento mostra Lula à frente em todas as simulações, enquanto a avaliação de seu governo segue em empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação; confira quem tem mais chances no embate contra o petista

CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula líder em 2026: petista vence Tarcísio e Flávio nos dois turnos, mesmo com 40% de rejeição

13 de janeiro de 2026 - 16:08

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo

CLUBE DO LIVRO

Ler liberta? Quanto tempo de pena Bolsonaro conseguiria reduzir tornando-se um leitor voraz

9 de janeiro de 2026 - 11:10

Bolsonaro pede ao STF para entrar em programa de leitura para redução de pena. Veja como funciona o sistema por meio do qual o ex-presidente tenta reduzir tempo de reclusão

TOUROS E URSOS #255

Lula 3 faz 3 anos: o saldo de altos e baixos do governo petista e a sombra do “efeito Maduro” para as eleições

7 de janeiro de 2026 - 14:25

Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras

DE OLHO NA FRONTEIRA

Itamaraty divulga nota sobre ataque na Venezuela após reunião com presidente Lula; entenda os impactos da operação para o Brasil

3 de janeiro de 2026 - 16:12

Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho

ELEIÇÕES 2026

Estilo Tarcísio? Flávio Bolsonaro adota agenda liberal para conquistar o mercado; veja as propostas

22 de dezembro de 2025 - 15:54

Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”

NO FECHAR DAS CORTINAS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com cortes em despesas obrigatórias e mais dinheiro para emendas

19 de dezembro de 2025 - 16:49

Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad diz que não vai concorrer à eleição, mas que apoiar Lula em 2026 não combina com seguir na Fazenda

19 de dezembro de 2025 - 14:11

Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula

CORRIDA AO PLANALTO

Momento decisivo para o Brasil: Lula lidera cenário eleitoral de 2026, mas rejeição desafia favoritismo, segundo especialistas

11 de dezembro de 2025 - 18:11

Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil

PEDIU REFORÇOS

Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso

24 de novembro de 2025 - 18:30

A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores

RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar