🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 VAI COMEÇAR: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Cadeirada de Datena em Marçal rouba a cena no debate da Cultura — veja o que foi ofuscado pelo incidente

Após o ocorrido, Datena foi expulso do debate; Marçal foi retirado do estúdio em direção ao hospital; os demais candidatos seguiram com o embate de ideias

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
16 de setembro de 2024
10:45 - atualizado às 10:42
José Luiz Datena (MDB) dá uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura
José Luiz Datena (MDB) dá uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura - Imagem: Reprodução do Youtube / TV Cultura

Não se fala de outra coisa. No debate do último domingo (15) na TV Cultura, os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) protagonizaram uma verdadeira cena de luta livre.

Datena foi chamado de “Jack” — gíria usada por presidiários para estupradores — por Marçal. O apresentador teve um direito de resposta negado, o que o irritou ainda mais.

Ao insistir em relembrar um caso em que o apresentador foi acusado de assédio contra uma ex-funcionária da Band, o candidato do PSDB saiu de sua posição para atingir o ex-coach com uma cadeira.

A partir daí, a confusão foi generalizada, com o apresentador Leão Serva sendo obrigado a chamar um intervalo forçado.

Datena foi expulso do debate, Marçal também precisou sair. Ele foi retirado do estúdio em direção ao hospital e os demais candidatos seguiram com o embate de ideias.

Mas, além da cadeirada, o que se pode tirar de bom do debate? Veja a seguir os principais momentos — e o que se pode tirar deles:

Leia Também

Até a cadeirada em Marçal: debate entre candidatos

A agressão aconteceu no começo do quarto bloco. Contudo, até aquele momento, pouca coisa daria para ser aproveitada por um eleitor indeciso — e os momentos após ele também.

O primeiro bloco foi de apresentação dos candidatos, onde começaram as trocas de farpas. 

Na sequência, quem começou a chamar as propostas para o centro da discussão foi Ricardo Nunes (MDB), no embate com Guilherme Boulos (PSOL) no segundo bloco do debate, quanto os candidatos fizeram perguntas entre si — e, mesmo assim, nacionalizou o debate com o tema sobre liberação das drogas.

Se existe algo para tirar deste momento, foi o confronto entre Nunes e Boulos. Ambos estão tecnicamente empatados na margem de erro nas principais pesquisas eleitorais, juntamente com Marçal.

Boulos foi questionado por Tabata Amaral (PSB) — em quarto lugar nas pesquisas — sobre violência contra a mulher e urbana. 

Por fim, a candidata Marina Helena (NOVO) e Pablo Marçal começaram o debate tentando fazer uma dobradinha para alavancar suas respectivas candidaturas. Contudo, logo partiram para uma troca de alfinetadas, e pouco debateram propostas. 

Nunes X Boulos: trocação franca

As respostas dos candidatos à terceira rodada de perguntas previamente estipuladas pelos organizadores também não foram tão proveitosas.

Assim, os candidatos focaram em criticar a atual gestão do prefeito Nunes ou atacar acusações feitas em outros momentos.

Boulos acusou, por exemplo, acusou Ricardo Nunes de dar tiros na porta de uma boate e voltou a relacionar Marçal e o atual prefeito à facção criminosa PCC.

Após o fatídico acontecimento, os candidatos deram sequência no confronto de ideias, agora respondendo perguntas uns dos outros.

Por sorte — ou azar —, os candidatos Nunes e Boulos fizeram duas vezes perguntas entre si, o que pode ser visto como o ponto alto do debate, já que ambos estão à frente nas pesquisas e a saída de Marçal e Datena deixou um grande espaço entre ambos e Tabata Amaral.

Nunes começa acenando para sua base mais à direita, se reafirmando como um candidato contra o aborto e contra a liberação de drogas. Boulos lamentou o episódio com Marçal, afirmando que haviam “candidatos tão rebaixados” na disputa, e continuou a atacar o atual prefeito. 

Por fim, Boulos voltou a citar episódios de investigação contra Nunes sobre o caso da máfia das creches. O prefeito rebateu perguntando se o psolista “cheirou” — em referência a uma notícia falsa propagada por Marçal de que o candidato seria usuário de drogas, desmentida na sequência por veículos de imprensa.

Os ataques mútuos, mais uma vez, deixaram as propostas de lado. 

Tabata e Helena fazem dobradinha no fim do debate

As duas únicas candidatas mulheres presentes no debate, Marina Helena falou sobre as “cenas deprimentes” e falou de “maturidade” para governar a cidade.

Na resposta, Tabata Amaral começou falando sobre “a postura dos homens nesse debate, a baixaria e a agressividade nesse programa.”

A candidata do Novo propôs um “IPTU verde”, onde o morador receberia parte do imposto pago de volta ao plantar uma árvore ou fizer reservatórios para água de chuva em sua propriedade.

E o salto do debate…

Como tem sido recorrente, os candidatos preferiram fazer ataques pessoais e contra as gestões daqueles que têm cargos públicos — Nunes enquanto prefeito, Boulos e Tabata como deputados. 

As saídas de Marçal e Datena até resultaram em alguma civilidade ao debate, mas as propostas permaneceram na superficialidade. 

Vale lembrar que analistas de política avaliam que a eleição para prefeitura de São Paulo pode ser lida como uma prévia do próximo pleito para presidência, marcada para 2026.

Além disso, o município também influencia na bolsa local, decidindo sobre temas como a privatização da Sabesp, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que a eleição no terceiro maior orçamento do país é um termômetro para temas como privatização de serviços públicos e cortes de gastos, o que também tende a influenciar nos mercados financeiros.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REMENDO NAS CONTAS

Problema para o próximo presidente? Câmara aprova PEC dos precatórios, que adia inclusão na meta fiscal para a partir de 2027

16 de julho de 2025 - 11:37

Texto, aprovado em comissão especial, retarda em dez anos a incorporação total desses gastos nas contas públicas

QUEDA DE BRAÇO

Agora é com Alexandre de Moraes: audiência sobre impasse do IOF termina sem acordo; entenda os próximos passos

16 de julho de 2025 - 10:07

Em vez de realizar negociações, os participantes afirmaram que “preferiam aguardar a decisão judicial” sobre o impasse

VISÃO DO MERCADO

Lula ou Tarcísio em 2026? Dólar indica quem a ‘Faria Lima’ acredita ter mais chances e especialistas do ASA explicam o porquê

15 de julho de 2025 - 14:06

Em encontro com jornalistas, Fabio Kanczuk e Jeferson Bittencourt analisaram os principais temas de macroeconomia que estão mexendo com os mercados

VIRANDO O JOGO?

Trump ajuda e aprovação de Lula avança, enquanto brasileiros avaliam tarifa como ‘injustificada’, mostra pesquisa

15 de julho de 2025 - 13:11

A atuação do petista no impasse com os EUA no comércio também está sendo visto como positiva pelos brasileiros

‘NÚCLEO CRUCIAL’

Bolsonaro vai pegar pena de 43 anos? PGR pede que ex-presidente seja condenado por tentativa de golpe de Estado; entenda o que acontece agora

15 de julho de 2025 - 11:06

A PGR alega que o ex-presidente e seus ex-ministros integraram o “núcleo crucial” do plano que levou ao ato do 8 de janeiro

QUEDA DE BRAÇO

Congresso pede que STF valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

12 de julho de 2025 - 13:30

A manifestação foi protocolada a quatro dias da audiência de conciliação marcada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes entre o Legislativo e o Executivo, para que se encontre uma solução para o tema

DISPUTA NAS REDES

“Respeita o Brasil”: governo recebe apoio contra tarifas de Trump nas redes, com apelo à defesa da soberania nacional

10 de julho de 2025 - 17:35

Publicações saíram em defesa do presidente Lula, que conseguiu captar o sentimento nacionalista do país diante da ameaça estrangeira

ELEIÇÕES NO RADAR

Pau a pau com Michelle Bolsonaro: Lula atinge maior patamar de aprovação no ano; confira como ficam os cenários eleitorais agora

8 de julho de 2025 - 12:42

Um levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica que, se as eleições ocorressem hoje, Lula até ganharia a disputa no primeiro turno, porém a corrida eleitoral seria acirrada

GUINADA À DIREITA

Uma das mais importantes casas de análise, Gavekal escreve sobre avanço da direita na América Latina — especialmente no Brasil, com Tarcísio

8 de julho de 2025 - 11:31

Aliar Tarcísio de Freitas, Bolsonaro e centrão elevaria o real, os títulos e as ações brasileiras, na visão da empresa

COMO ERA ANTES

A suspensão de Moraes: entenda a decisão do ministro sobre o IOF em novo revés para Lula

4 de julho de 2025 - 15:55

O ministro do STF suspendeu temporariamente os efeitos do decreto presidencial que elevou as alíquotas do imposto, mas também suspendeu a decisão do Congresso de revogar o decreto

LEVANTAMENTO GENIAL/QUEST

Isenção de IR até R$ 5 mil: pesquisa mostra que 88% dos deputados apoiam, mas aumento do imposto para ricos fica em cima do muro

2 de julho de 2025 - 13:30

Projeto de lei é prioridade do governo do Lula e deve ser votado no segundo semestre de 2025

DUAS VEZES INDEPENDENTE

Novo feriado no radar: Lula propõe “Dia da Consolidação da Independência”; veja qual é a data e o dia de comemoração

2 de julho de 2025 - 10:55

Projeto de lei foi enviado ao Congresso Nacional e precisa ser aprovado pelos parlamentares antes de ser promulgado

FOI PARA CIMA

Aumento do IOF pode voltar: governo aciona STF contra derrubada do decreto e mira R$ 12 bilhões em jogo

1 de julho de 2025 - 13:37

Advocacia-Geral da União defende competência presidencial sobre o imposto e alerta para violação da separação de poderes pelo Congresso com a revogação do decreto

BARROU!

Derrota para o governo: Senado segue a Câmara e derruba decreto de Lula que aumenta IOF

25 de junho de 2025 - 19:46

A derrubada do decreto presidencial obriga agora a equipe econômica a buscar alternativas para compensar uma perda de arrecadação estimada em R$ 10 bilhões

E AGORA, HADDAD?

Câmara pode votar hoje projeto que derruba decreto do aumento do IOF

25 de junho de 2025 - 9:23

O presidente da Casa, Hugo Motta, surpreendeu a todos ao pautar para esta quarta-feira a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que contraria o governo 

PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

Comissão aprova requerimento contra Lula por possível interferência em apuração de fraudes no INSS

24 de junho de 2025 - 18:07

O pedido ainda depende do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser encaminhado à PGR

“MENOS RUIM”

Avaliação negativa do governo Lula diminui, mas petista aparece empatado com Bolsonaro em simulação de eleições

17 de junho de 2025 - 17:29

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz avaliações segmentadas sobre a atuação do governo federal e simulações para as eleições em 2026

LEVANTAMENTO

Pesquisas indicam que avaliação do governo Lula interrompeu melhora; aprovação cai

12 de junho de 2025 - 20:02

Datafolha mostra que 40% dos entrevistados consideram o governo petista ruim ou péssimo; Ipsos-Ipec diz que a desaprovação se manteve em 55%

IMPOSTO NA VEIA

Lula e Haddad defendem taxar títulos isentos após publicação da medida provisória: “Não fui eleito para beneficiar rico”, diz o presidente

12 de junho de 2025 - 16:26

Segundo o governo, a medida visa corrigir distorções no sistema tributário e não irá afetar o produtor ou os preços

ISENÇÕES NA MIRA

Pente fino dos impostos chega nas deduções de despesas médicas no Imposto de Renda — Hugo Motta defende criação de teto

9 de junho de 2025 - 12:50

O presidente da Câmara dos Deputados participou de evento nesta segunda-feira (9) e falou sobre as pautas do Congresso para os próximos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar