🔴 ONDE INVESTIR EM JUNHO? RECEBA EM PRIMEIRA MÃO AS RECOMENDAÇÕES PARA ESTE MÊS – CADASTRE-SE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Cadeirada de Datena em Marçal rouba a cena no debate da Cultura — veja o que foi ofuscado pelo incidente

Após o ocorrido, Datena foi expulso do debate; Marçal foi retirado do estúdio em direção ao hospital; os demais candidatos seguiram com o embate de ideias

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
16 de setembro de 2024
10:45 - atualizado às 10:42
José Luiz Datena (MDB) dá uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura
José Luiz Datena (MDB) dá uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) no debate da TV Cultura - Imagem: Reprodução do Youtube / TV Cultura

Não se fala de outra coisa. No debate do último domingo (15) na TV Cultura, os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) protagonizaram uma verdadeira cena de luta livre.

Datena foi chamado de “Jack” — gíria usada por presidiários para estupradores — por Marçal. O apresentador teve um direito de resposta negado, o que o irritou ainda mais.

Ao insistir em relembrar um caso em que o apresentador foi acusado de assédio contra uma ex-funcionária da Band, o candidato do PSDB saiu de sua posição para atingir o ex-coach com uma cadeira.

A partir daí, a confusão foi generalizada, com o apresentador Leão Serva sendo obrigado a chamar um intervalo forçado.

Datena foi expulso do debate, Marçal também precisou sair. Ele foi retirado do estúdio em direção ao hospital e os demais candidatos seguiram com o embate de ideias.

Mas, além da cadeirada, o que se pode tirar de bom do debate? Veja a seguir os principais momentos — e o que se pode tirar deles:

Leia Também

Até a cadeirada em Marçal: debate entre candidatos

A agressão aconteceu no começo do quarto bloco. Contudo, até aquele momento, pouca coisa daria para ser aproveitada por um eleitor indeciso — e os momentos após ele também.

O primeiro bloco foi de apresentação dos candidatos, onde começaram as trocas de farpas. 

Na sequência, quem começou a chamar as propostas para o centro da discussão foi Ricardo Nunes (MDB), no embate com Guilherme Boulos (PSOL) no segundo bloco do debate, quanto os candidatos fizeram perguntas entre si — e, mesmo assim, nacionalizou o debate com o tema sobre liberação das drogas.

Se existe algo para tirar deste momento, foi o confronto entre Nunes e Boulos. Ambos estão tecnicamente empatados na margem de erro nas principais pesquisas eleitorais, juntamente com Marçal.

Boulos foi questionado por Tabata Amaral (PSB) — em quarto lugar nas pesquisas — sobre violência contra a mulher e urbana. 

Por fim, a candidata Marina Helena (NOVO) e Pablo Marçal começaram o debate tentando fazer uma dobradinha para alavancar suas respectivas candidaturas. Contudo, logo partiram para uma troca de alfinetadas, e pouco debateram propostas. 

Nunes X Boulos: trocação franca

As respostas dos candidatos à terceira rodada de perguntas previamente estipuladas pelos organizadores também não foram tão proveitosas.

Assim, os candidatos focaram em criticar a atual gestão do prefeito Nunes ou atacar acusações feitas em outros momentos.

Boulos acusou, por exemplo, acusou Ricardo Nunes de dar tiros na porta de uma boate e voltou a relacionar Marçal e o atual prefeito à facção criminosa PCC.

Após o fatídico acontecimento, os candidatos deram sequência no confronto de ideias, agora respondendo perguntas uns dos outros.

Por sorte — ou azar —, os candidatos Nunes e Boulos fizeram duas vezes perguntas entre si, o que pode ser visto como o ponto alto do debate, já que ambos estão à frente nas pesquisas e a saída de Marçal e Datena deixou um grande espaço entre ambos e Tabata Amaral.

Nunes começa acenando para sua base mais à direita, se reafirmando como um candidato contra o aborto e contra a liberação de drogas. Boulos lamentou o episódio com Marçal, afirmando que haviam “candidatos tão rebaixados” na disputa, e continuou a atacar o atual prefeito. 

Por fim, Boulos voltou a citar episódios de investigação contra Nunes sobre o caso da máfia das creches. O prefeito rebateu perguntando se o psolista “cheirou” — em referência a uma notícia falsa propagada por Marçal de que o candidato seria usuário de drogas, desmentida na sequência por veículos de imprensa.

Os ataques mútuos, mais uma vez, deixaram as propostas de lado. 

Tabata e Helena fazem dobradinha no fim do debate

As duas únicas candidatas mulheres presentes no debate, Marina Helena falou sobre as “cenas deprimentes” e falou de “maturidade” para governar a cidade.

Na resposta, Tabata Amaral começou falando sobre “a postura dos homens nesse debate, a baixaria e a agressividade nesse programa.”

A candidata do Novo propôs um “IPTU verde”, onde o morador receberia parte do imposto pago de volta ao plantar uma árvore ou fizer reservatórios para água de chuva em sua propriedade.

E o salto do debate…

Como tem sido recorrente, os candidatos preferiram fazer ataques pessoais e contra as gestões daqueles que têm cargos públicos — Nunes enquanto prefeito, Boulos e Tabata como deputados. 

As saídas de Marçal e Datena até resultaram em alguma civilidade ao debate, mas as propostas permaneceram na superficialidade. 

Vale lembrar que analistas de política avaliam que a eleição para prefeitura de São Paulo pode ser lida como uma prévia do próximo pleito para presidência, marcada para 2026.

Além disso, o município também influencia na bolsa local, decidindo sobre temas como a privatização da Sabesp, por exemplo.

Por fim, vale lembrar que a eleição no terceiro maior orçamento do país é um termômetro para temas como privatização de serviços públicos e cortes de gastos, o que também tende a influenciar nos mercados financeiros.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES NOS EUA

É a economia, estúpido? Como Trump venceu Kamala mesmo com o PIB dos EUA bombando e o desemprego baixo

6 de novembro de 2024 - 12:32

Percepção dos eleitores norte-americanos é de que a economia dos EUA não vai tão bem quanto alguns indicadores sugerem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais rápido do que se imaginava: Trump assegura vitória no Colégio Eleitoral e vai voltar à Casa Branca; Copom se prepara para subir os juros

6 de novembro de 2024 - 8:20

Das bolsas ao bitcoin, ativos de risco sobem com confirmação da vitória de Trump nos EUA, que coloca pressão sobre o dólar e os juros

APURAÇÃO CONTINUA

Eleições EUA: Donald Trump volta à Casa Branca com discurso ‘paz e amor’; índices futuros de Wall Street sobem e bitcoin estabelece novo recorde

6 de novembro de 2024 - 5:22

Donald Trump fez discurso da vitória nas eleições presidenciais nos EUA quando estava prestes a atingir 270 votos no Colégio Eleitoral

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um rigoroso empate: Americanos vão às urnas para escolher entre Kamala Harris e Donald Trump antes de decisões de juros no Brasil e nos EUA

5 de novembro de 2024 - 8:08

Dixville Notch é uma comunidade de apenas dez habitantes situada no interior de New Hampshire, quase na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. A cada quatro anos, o povoado ganha holofotes por ser o primeiro a votar nas eleições presidenciais norte-americanas. Os moradores se reúnem à meia-noite, a urna é aberta, os eleitores votam […]

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Caminhos opostos: Fed se prepara para cortar juros nos EUA depois das eleições; no Brasil, a alta da taxa Selic continua

5 de novembro de 2024 - 7:11

Eleições americanas e reuniões de política monetária do Fed e do Copom movimentam a semana mais importante do ano nos mercados

GUIA DAS URNAS

Eleições EUA: Por que a votação é sempre na terça? Trump e Kamala podem empatar? Saiba a resposta para essas e mais 8 perguntas

5 de novembro de 2024 - 6:09

O intrincado funcionamento do Colégio Eleitoral é apenas uma das muitas peculiaridades das eleições presidenciais nos EUA; confira este guia rápido com tudo o que você precisa saber

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Começa a semana mais importante do ano: Investidores se preparam para eleições nos EUA com Fed e Copom no radar

4 de novembro de 2024 - 8:00

Eleitores norte-americanos irão às urnas na terça-feira para escolher entre Kamala Harris e Donald Trump, mas resultado pode demorar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Fortes emoções à vista nos mercados: Investidores se preparam para possível vitória de Trump às vésperas de decisão do Fed sobre juros

29 de outubro de 2024 - 6:43

Eventual vitória de Trump pode levar a desaceleração de ciclo de cortes de juros que se inicia em grande parte do mundo desenvolvido

DE OLHO NAS REDES

“A esquerda morreu”: o que Lula precisa fazer para se reeleger em 2026 e onde o discurso se perdeu, segundo Felipe Miranda

28 de outubro de 2024 - 14:08

O segundo turno das eleições municipais consolidou o que já vinha sendo desenhado desde antes do primeiro turno: a força da centro-direita no país.  Não dá para esquecer que o resultado das urnas em 2024 é um indicativo de como deve ser a corrida para a presidência em 2026 — e as notícias não são […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O saldão da eleição: Passado o segundo turno, Ibovespa se prepara para balanços dos bancões

28 de outubro de 2024 - 8:14

Bolsas internacionais repercutem alívio geopolítico, resultado eleitoral no Japão e expectativa com eleições nos Estados Unidos

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições 2024: os vencedores das 15 capitais no segundo turno, quem liquidou a fatura no primeiro turno e a posse — um resumo do resultado da corrida às prefeituras

27 de outubro de 2024 - 21:00

Os prefeitos eleitos neste ano tomam posse no dia 1º de janeiro de 2025 para exercer o mandato até 31 de dezembro de 2028; para a posse dos vereadores, não há data fixa

ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

Discurso da vitória de Nunes em São Paulo traz promessa de lealdade a Tarcísio de Freitas e só uma menção a Bolsonaro

27 de outubro de 2024 - 20:41

“Tarcísio, seu nome é presente, mas seu sobrenome é futuro”, disse Nunes depois de abraçar o governador de São Paulo durante o discurso da vitória

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições 2024 segundo turno: acompanhe a apuração para prefeito ao vivo

27 de outubro de 2024 - 17:07

A votação do segundo turno das eleições municipais 2024 terminou às 17h (horário de Brasília) deste domingo (27 em todo o país. Mais cedo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou que o clima do segundo turno das eleições municipais era de absoluta tranquilidade nas 51 cidades onde ocorreu a votação. A […]

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições Fortaleza 2024: Evandro Leitão (PT) é eleito prefeito na disputa mais acirrada entre as capitais; veja o resultado

27 de outubro de 2024 - 17:00

A vitória de Leitão garantiu ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a única vitória nas capitais

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições São Paulo 2024: Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito em disputa contra Guilherme Boulos (PSOL); veja o resultado

27 de outubro de 2024 - 16:58

Nunes, de 56 anos, se manteve com boa vantagem durante todo o segundo turno e foi eleito com mais de 1 milhão de votos de vantagem

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições Goiânia 2024: Sandro Mabel (União) confirma favoritismo e vence Fred Rodrigues (PL); veja o resultado

27 de outubro de 2024 - 16:54

Apoiado por Ronaldo Caiado, Mabel venceu candidato de Jair Bolsonaro em eleição bem dividida na capital de Goiás

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições Porto Alegre 2024: capital gaúcha dá segundo mandato a Sebastião Melo (MDB), que derrota Maria do Rosário (PT) com 61,53%

27 de outubro de 2024 - 16:53

No primeiro turno, Melo obteve 49,72% do total dos votos válidos e Maria do Rosário ficou com 26,28%

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleições 2024 Curitiba: Eduardo Pimentel (PSD) vence Cristina Graeml (PMB) por margem bem mais confortável do que indicavam as pesquisas

27 de outubro de 2024 - 16:52

Cristina Graeml terminou o primeiro turno com fama de “azarona”, mas não conseguiu derrotar Eduardo Pimental no tira-tema em Curitiba

ELEIÇÕES 2024

Eleições 2024 Belém: Igor Normando (MDB) vence Eder Mauro (PL) e é o novo prefeito da capital do Pará

27 de outubro de 2024 - 16:51

Apoiado pelo governador Helder Barbalho, candidato do MDB é favorito para ser novo prefeito da capital do Pará

SEGUNDO TURNO EM BH

Eleições 2024 Belo Horizonte: Fuad Noman (PSD) confirma favoritismo e vence a prefeitura da capital mineira; veja o resultado

27 de outubro de 2024 - 16:50

Depois de lutar contra o desconhecimento, Fuad Noman angariou apoios no centro e na esquerda, preocupada com a ascensão de Bruno Engler

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar