Oriente Médio em chamas: o saldo do ataque de Israel a Beirute e as promessas de vingança
A ofensiva teve como alvo o comandante do Hezbollah, responsável pelo disparo de foguetes contra o território israelense ocorrido no último fim de semana e que matou 12 crianças e adolescentes

O ataque de Israel a Beirute, a capital do Líbano, aumentou os receios dos investidores com a possibilidade de escalada de conflitos no Oriente Médio e enviou uma onda de aversão ao risco nos mercados financeiros internacionais.
As taxas dos títulos do Tesouro norte-americano chegaram a renovar mínimas na sessão desta terça-feira (30). Os principais índices de Nova York também perderam fôlego, enquanto o petróleo terminou o dia em queda, de olho na escalada do conflito e também na China.
Por aqui, a reação à notícia do ataque de Israel foi mais observada no Ibovespa, que aprofundou a queda e ameaçou perder a marca dos 126 mil pontos.
- Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.
Israel: o Hezbollah cruzou a linha vermelha
Minutos depois de o exército de Israel confirmar o ataque no subúrbio da capital do Líbano, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, escreveu uma mensagem no X de apenas uma linha: "O Hezbollah cruzou a linha vermelha".
A publicação confirma que a ofensiva foi uma retaliação pela investida atribuída ao grupo militante na Colinas de Golã, durante o final de semana.
Segundo a CNN, os EUA foram avisados pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu antes da resposta bélica. Washington não acredita que haverá uma escalada para um conflito regional, ainda segundo a emissora de notícias.
Leia Também
O saldo do ataque
O ataque, segundo Israel, tinha como alvo o comandante do Hezbollah, responsável pelo disparo de foguetes contra o território israelense ocorrido no último fim de semana e que matou 12 crianças e adolescentes.
Hoje, novos disparos vindos do Líbano em direção ao norte de Israel provocaram a morte de mais um civil.
De acordo com a imprensa internacional, o ataque com foguetes de Israel a Beirute atingiu um prédio residencial localizado ao lado de um hospital, e fez com que metade da estrutura desabasse e atingisse o hospital.
Paramédicos foram vistos carregando várias pessoas feridas para fora dos edifícios danificados, e até o momento foi confirmada uma morte e 68 feridos.
As Forças de Defesa de Israel confirmaram, horas depois, que mataram o principal comandante militar do Hezbollah, Fouad Shukar, na operação. Vários veículos de imprensa já haviam antecipado a informação, mas relatos de que Shukar poderia estar vivo também chegaram a circular.
Em publicação nas redes sociais, a Defesa israelense disse que Shukar, também conhecido como Al-Hajj Mohsen, era braço direito do secretário-geral do grupo militar extremista, Hassan Nasrallah.
Mohsen teria liderado os esforços contra Israel desde 8 outubro e foi responsável pelo assassinato de cidadãos israelenses, segundo a nota.
- “O dólar perfeito nunca vai existir”, diz analista Enzo Pacheco. Veja por que você não deve esperar a moeda cair para buscar lucros
Israel: preparado para qualquer cenário de guerra
O porta-voz das Forças Armadas de Israel, Daniel Hagari, disse que o país está preparado para lidar com "qualquer cenário de guerra".
Ele afirmou ainda que Israel prefere resolver suas questões com o Hezbollah sem levar a uma escalada na região, mas que o grupo militar tem criado riscos ao Oriente Médio diante de perseguições a israelenses.
Hagari destacou que, desde o início do ataque do Hamas, em 7 de outubro do ano passado, 60 mil israelenses já tiveram que se deslocar de suas casas por atos de grupos inimigos.
*Com informações da Associated Press e da CNBC
RESULTADO TRIMESTRAL
Amazon (AMZO34): AWS acelera crescimento, mas resultado misto no 3T26 divide investidores
30 de outubro de 2026 - 12:07RESULTADOS DO 3T26
Intel (INTC) cai 25%, puxa Nasdaq para baixo e estimula ‘sell-off’ de tecnologia após apontar desaceleração dos negócios no balanço
30 de outubro de 2026 - 9:00SETOR DE TECNOLOGIA SOB PRESSÃO
Quem tem medo da IA? Ações de Amazon e Intel derretem após balanços do 3T26; entenda o que decepcionou
29 de outubro de 2026 - 19:12FED EM TRANSFORMAÇÃO
Adeus, Super Quarta? Warsh muda calendário do Fed e prepara mais novidades para 2027
29 de outubro de 2026 - 15:15DECEPCIONOU
Alphabet (GOGL34): dona do Google reduz investimentos, mas balanço decepciona e ações despencam mais de 10%
29 de outubro de 2026 - 11:22BALANÇOS
Foguete decola, streaming trava: SpaceX sobe e Netflix cai após resultados trimestrais; entenda os números
20 de outubro de 2026 - 20:09DE PARIS A MARSELHA
Ruas em chamas na França, mercados pegam fogo na Europa — e isso mexe com os investimentos
19 de outubro de 2026 - 14:29A ELEIÇÃO E O SEU BOLSO
EUA entre a espada e a espada: como guerras, inflação e eleições de meio de mandato pressionam Trump e mexem com a sua carteira
19 de outubro de 2026 - 7:14MAIS PERTO DO QUE PARECE?
De Marte para a sua carteira: o que muda se Elon Musk juntar Tesla e SpaceX
15 de outubro de 2026 - 19:45PERFIL
Avó piloto, formado pela Ferrari e agora na Fórmula 1: quem é Rafael Câmara, anunciado pela Haas para 2027
15 de outubro de 2026 - 13:39QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE
Como a Apple deixou a desconfiança para trás e alcançou (de novo) a marca de US$ 5 trilhões em valor de mercado
14 de outubro de 2026 - 17:16PENALIDADE BILIONÁRIA
US$ 1,2 bilhão na conta: multa vira dor de cabeça no balanço deste gigante dos EUA; ações sentem o baque
14 de outubro de 2026 - 14:06RETORNO INCERTO?
Cassino da inteligência artificial? O alerta do presidente da Broadcom que fez tremer as ações de chips
13 de outubro de 2026 - 17:32HUB PARA CASA
E agora, Elon Musk? O lançamento da Apple que faz a ação subir para a terceira maior alta em Nova York
13 de outubro de 2026 - 13:31EM XEQUE
iPhone com os dias contados? Como a Starlink de Elon Musk pode acabar com o império da Apple
12 de outubro de 2026 - 18:45VENCEDORES DA TEMPORADA
Empresas do S&P 500 devem lucrar 31% mais no 3T26 — e esses dois setores devem largar na frente
12 de outubro de 2026 - 16:31BIBLIOTECA BÁSICA
A regra milenar de ‘A Arte da Guerra’ que Warren Buffett usa para evitar derrotas na bolsa
12 de outubro de 2026 - 11:57UM RISCO NEM TÃO ADMINISTRADO ASSIM
O Nobel de Economia que alertou para o risco e viu seu fundo perder 44% em um mês
10 de outubro de 2026 - 7:48A ÚLTIMA PERNADA
S&P 500 pode dar um sprint final até dezembro — mas investidor não deve ignorar uma pedra no caminho
9 de outubro de 2026 - 18:31PEGADINHA NORUEGUESA?