Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
REVANCHE

Oriente Médio em chamas: o saldo do ataque de Israel a Beirute e as promessas de vingança

A ofensiva teve como alvo o comandante do Hezbollah, responsável pelo disparo de foguetes contra o território israelense ocorrido no último fim de semana e que matou 12 crianças e adolescentes

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. - Imagem: Alexandros Michailidis/Shutterstock

O ataque de Israel a Beirute, a capital do Líbano, aumentou os receios dos investidores com a possibilidade de escalada de conflitos no Oriente Médio e enviou uma onda de aversão ao risco nos mercados financeiros internacionais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As taxas dos títulos do Tesouro norte-americano chegaram a renovar mínimas na sessão desta terça-feira (30). Os principais índices de Nova York também perderam fôlego, enquanto o petróleo terminou o dia em queda, de olho na escalada do conflito e também na China. 

Por aqui, a reação à notícia do ataque de Israel foi mais observada no Ibovespa, que aprofundou a queda e ameaçou perder a marca dos 126 mil pontos.

  • Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.

Israel: o Hezbollah cruzou a linha vermelha

Minutos depois de o exército de Israel confirmar o ataque no subúrbio da capital do Líbano, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, escreveu uma mensagem no X de apenas uma linha: "O Hezbollah cruzou a linha vermelha". 

https://twitter.com/yoavgallant/status/1818337146731737419

A publicação confirma que a ofensiva foi uma retaliação pela investida atribuída ao grupo militante na Colinas de Golã, durante o final de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a CNN, os EUA foram avisados pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu antes da resposta bélica. Washington não acredita que haverá uma escalada para um conflito regional, ainda segundo a emissora de notícias.

Leia Também

MOSQUITOS DO BEM

Por que o Google quer liberar 32 milhões de mosquitos nos EUA?

CÂMBIO

Vai viajar para a Argentina? Saiba o que esperar do dólar e do peso daqui para frente

O saldo do ataque

O ataque, segundo Israel, tinha como alvo o comandante do Hezbollah, responsável pelo disparo de foguetes contra o território israelense ocorrido no último fim de semana e que matou 12 crianças e adolescentes.

Hoje, novos disparos vindos do Líbano em direção ao norte de Israel provocaram a morte de mais um civil. 

De acordo com a imprensa internacional, o ataque com foguetes de Israel a Beirute atingiu um prédio residencial localizado ao lado de um hospital, e fez com que metade da estrutura desabasse e atingisse o hospital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paramédicos foram vistos carregando várias pessoas feridas para fora dos edifícios danificados, e até o momento foi confirmada uma morte e 68 feridos.

As Forças de Defesa de Israel confirmaram, horas depois, que mataram o principal comandante militar do Hezbollah, Fouad Shukar, na operação. Vários veículos de imprensa já haviam antecipado a informação, mas relatos de que Shukar poderia estar vivo também chegaram a circular.

Em publicação nas redes sociais, a Defesa israelense disse que Shukar, também conhecido como Al-Hajj Mohsen, era braço direito do secretário-geral do grupo militar extremista, Hassan Nasrallah. 

Mohsen teria liderado os esforços contra Israel desde 8 outubro e foi responsável pelo assassinato de cidadãos israelenses, segundo a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel: preparado para qualquer cenário de guerra

O porta-voz das Forças Armadas de Israel, Daniel Hagari, disse que o país está preparado para lidar com "qualquer cenário de guerra".

Ele afirmou ainda que Israel prefere resolver suas questões com o Hezbollah sem levar a uma escalada na região, mas que o grupo militar tem criado riscos ao Oriente Médio diante de perseguições a israelenses.

Hagari destacou que, desde o início do ataque do Hamas, em 7 de outubro do ano passado, 60 mil israelenses já tiveram que se deslocar de suas casas por atos de grupos inimigos.

*Com informações da Associated Press e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 de junho de 2026 - 16:57
Ouro 2 de junho de 2026 - 19:51
2 de junho de 2026 - 14:28
Vladimir Putin, presidente da Rússia. 30 de maio de 2026 - 10:30
Ebola 26 de maio de 2026 - 12:20

ALERTA GLOBAL

Ebola: por que esse surto é diferente dos outros

26 de maio de 2026 - 12:20
25 de maio de 2026 - 17:19
arroz 25 de maio de 2026 - 15:52
Casa Branca 24 de maio de 2026 - 9:28

ATENTADO NOS EUA

O que se sabe sobre o tiroteio na Casa Branca

24 de maio de 2026 - 9:28
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 20 de maio de 2026 - 18:56
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 15 de maio de 2026 - 14:15
14 de maio de 2026 - 17:00
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar