🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
EFEITO PAYROLL

O pior está por vir para a bolsa? Por que Biden está comemorando o dado de emprego, mas você não deveria

A economia norte-americano criou 353 mil vagas em janeiro, muito acima da previsão de 185 mil, enquanto o desemprego caiu e o salário aumentou — números que podem atrapalhar o caminho de quem investe em ações; entenda por quê

Carolina Gama
2 de fevereiro de 2024
16:04 - atualizado às 18:23
Joe Biden investe em produto de empresa anti-hacker
(Imagem: Dreamstime/Montagem: Julia Shikota) -

"É uma excelente notícia para as famílias trabalhadoras que os salários, a riqueza e as vagas sejam maiores agora do que antes da pandemia", comemorou o presidente norte-americano, Joe Biden, após a divulgação do relatório de emprego de janeiro nos EUA. Mas quem investe na bolsa não tem tantos motivos para comemorar. 

O chamado payroll mostrou que os empregadores criaram 353 mil vagas em janeiro nos EUA, enquanto a taxa de desemprego se manteve em 3,7%. 

A agência Dow Jones esperava que o número de postos de trabalho aumentasse em 185.000 no período e que a taxa de desemprego subisse para 3,8%.

O ganho médio por hora aumentou 0,6% em janeiro e 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, ambos acima das respectivas estimativas de 0,3% e 4,1%. 

Um dado positivo para a Casa Branca e péssimo para a bolsa

Se o payroll mostrou para Biden que a economia dos EUA “é a mais forte do mundo”, para quem investe na bolsa, o dado pode ser uma pá de cal. 

Desde o fim do ano passado, os investidores colocaram na mesa o corte da taxa de juros nos EUA em março de 2024 — o primeiro desde que o Federal Reserve (Fed) iniciou o ciclo de aperto monetário, em 2022. 

Só que o dado de emprego muito mais forte do que o esperado pode não só retirar essa possibilidade da jogada como também adiar futuras diminuições dos juros por lá. 

Isso porque o relatório de hoje mostrou que as pressões inflacionistas, apesar de terem diminuído em outras regiões, ainda prevalecem no mercado de trabalho norte-americano. 

“O relatório explosivo de emprego de janeiro —  aumento de vagas, dos salários e a queda do desemprego — significa que o Fed não terá pressa em cortar os juros”, diz o economista-chefe internacional do ING, James Knightley. 

O susto do Fed deu nas bolsas

Na quarta-feira (1), o Federal Reserve deu um susto nas bolsas em Nova York. O banco central norte-americano manteve os juros inalterados na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas surpreendeu ao sinalizar no comunicado que o momento do afrouxamento monetário não havia chegado. 

Na coletiva de imprensa após a decisão, o presidente do Fed, Jerome Powell, chegou a descartar a possibilidade de corte de juros em março, embora tenha ressaltado que as decisões seriam todas reunião por reunião. 

Segundo economista sênior e diretor da TD Economics, Thomas Feltmate, embora o mercado de trabalho continue aquecido, a produtividade — medida como produção por trabalhador — continuou a se firmar durante o quarto trimestre do ano passado, ajudando a conter o impulso inflacionário decorrente de um aumento salarial mais elevado e representando uma ameaça menor para as perspectivas de inflação nos EUA. 

“Isto sugere que o Fed poderia argumentar que um corte nos juros em maio ainda é justificado, apesar da contínua força do mercado de trabalho”, afirma Feltmate.

ONDE INVESTIR EM FEVEREIRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS, BDRS E CRIPTOMOEDAS - MELHORES INVESTIMENTOS

As bolsas lá fora e aqui

A reação das bolsas ao payroll em Nova York e aqui foram diferentes. Enquanto o Ibovespa opera em queda, pressionado pelo relatório de emprego nos EUA, em Wall Street a história é outra. Acompanhe nossa cobertura ao vivo dos mercados.

O S&P 500 e o Nasdaq operam em forte alta, mas tem uma explicação. A alta de mais de 20% das ações da Meta e de quase 10% dos papéis da Amazon, ofuscam o efeito negativo do payroll sobre os dois índices. 

O Dow Jones, por sua vez, opera em queda, sentindo o distanciamento da chance de os juros caírem no mês que vem nos EUA. 

Os yields (rendimento) dos títulos de dívida do governo norte-americano — o chamado Treasury — também reflete um payroll mais forte. Os juros projetados pelos papéis de dez anos, usados como referência no mercado, passaram de 4% hoje.

Compartilhe

OH, LORD!

Desdobramentos da crise dos bancos regionais nos EUA: Fulton Bank assume todos os depósitos e ativos do Republic First Bank

27 de abril de 2024 - 9:12

A partir deste sábado (27), as 32 agências do Republic First em Nova Jersey, Pensilvânia e Nova York reabrirão como agências do Fulton Bank

O IMPOSTO CAIU

Obrigada, Milei? Carros na Argentina devem ficar mais baratos com nova medida

26 de abril de 2024 - 19:34

O governo ainda anunciou que será mantida a isenção de direitos de vendas ao exterior para as exportações incrementais

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

A GUERRA DA TECNOLOGIA

Xô, Estados Unidos! China manda Apple retirar aplicativos de mensagens de circulação no país — mas Biden já tem uma ‘carta na manga’

21 de abril de 2024 - 9:47

WhatsApp, Threads, Signal e Telegram não estão mais disponíveis na loja de aplicativos no território chinês; deputados dos EUA aprovam projeto para banir TikTok

DE OLHO NAS REDES

Por que a China deve colocar “panos quentes” para impedir que as coisas piorem (ainda mais) no Oriente Médio? 

19 de abril de 2024 - 18:29

Enquanto as coisas parecem ficar cada vez mais delicadas no Oriente Médio, com os ataques do Irã a Israel no último final de semana, os mercados lá fora não parecem estar muito alarmados com a possibilidade de uma escalada no conflito — o que poderia ser desastroso para a economia global.  E uma das explicações […]

ESCALANDO…

É o fim da guerra das sombras? A mensagem do revide de Israel ao Irã para o mundo — e não é o que você espera

19 de abril de 2024 - 14:15

O mais recente capítulo desse embate aconteceu na madrugada desta sexta-feira (19), quando Israel lançou um ataque limitado ao Irã

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar