🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
LUZ NO FIM DO TÚNEL?

Milei acertou a mão? Inflação na Argentina desacelera pelo terceiro mês seguido e abre espaço para corte de juros

A grande surpresa dos dados desta sexta-feira (12) foi o núcleo da inflação — aquele que não considera preços monitorados ou sazonais —, que subiu um dígito pela primeira vez desde outubro

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
12 de abril de 2024
18:59 - atualizado às 19:09
Javier Milei, presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina - Imagem: Montagem Seu Dinheiro / reprodução das redes sociais

Uma das figuras mais respeitadas do mercado brasileiro da atualidade, Daniel Goldberg —  gestor à frente da Lumina e sócio de Luis Stuhlberger, da Verde — deu parabéns ao presidente da Argentina, Javier Milei, durante o bate papo com o Market Makers e não foi à toa. 

“O Milei está indo super bem perto do que eu achava, parabéns para ele, ele tem uma trajetória surpreendente”, disse Goldberg. “Ele conseguiu fazer muita coisa interessante: ele mexeu nas pensões, o que é muito difícil; ele liberou tarifa de energia e transportes de um jeito que, para quem conhece a Argentina, achava praticamente impossível”, acrescenta. 

Goldberg, no entanto, chamou atenção para o dado de inflação. “Vamos ter um dado geral horrível, mas se olharmos para o core [núcleo], o dado deve ficar mais interessante”, disse ele antes da divulgação dos números. 

  • Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.

Nesta sexta-feira (12), o  Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) apresentou os novos dados de inflação março da Argentina: o índice de preços ao consumidor subiu 11% em março em relação a fevereiro. 

Na leitura mensal, a inflação no país foi puxada pelos custos com educação, de longe o maior avanço, de 52,7%. Em seguida aparecem comunicação (15,9%) e outros itens, como gastos com moradia, transportes, bebidas alcoólicas e tabaco e saúde.

O índice de preços acumula alta de 51,6% neste ano, enquanto em 12 meses é de 287,9% — para encontrar um valor anual tão elevado é necessário recuar a março de 1991.

O dado que surpreendeu na Argentina

Embora a economia argentina ainda não esteja nos trilhos, os dados de inflação de março são um farol que pode ajudar o país vizinho a encontrar seu caminho. 

Março é um mês que costuma ser marcado como pico sazonal de inflação no ano e, ainda assim, a alta de 11% ficou abaixo do esperado pelo mercado. 

Embora continue em níveis muito elevados, este é o terceiro mês consecutivo de desaceleração dos preços após a desvalorização de dezembro. 

A grande surpresa, como Goldberg havia antecipado, foi que o núcleo da inflação — aquele que não considera preços monitorados ou sazonais —, que subiu um dígito (9,4%) pela primeira vez desde outubro.

Por isso, o governo e analistas esperam que a descida do índice de preços ao consumidor na Argentina seja ainda mais pronunciada em abril. 

Inflação arrefecendo, juro caindo

O arrefecimento da inflação abre espaço para juros menores na Argentina. Ontem (11), o banco central do país anunciou um corte de 10 pontos porcentuais na principal taxa de juros, para 70%. 

Em comunicado, a autoridade monetária cita uma "pronunciada desaceleração" da inflação, apesar do forte carrego estatístico das leituras elevadas em meses anteriores.

A autoridade monetária também chamou atenção para a moderação da emissão de dinheiro, que permite uma "melhora" no balanço do BC.

O cenário abriu espaço para a resolução de desequilíbrios provenientes da monetização do déficit fiscal, de acordo com o banco central.

"Dessa maneira, avança-se em direção à meta de financiamento acumulado igual a zero para o ano de 2024, acertado em memorando de políticas econômicas e financeiras com o FMI", ressalta, em referência ao Fundo Monetário Internacional.

Para conferir todo o papo de Luis Stuhlberger e Daniel Golberg, aperte o play!

Compartilhe

ELEIÇÕES NOS EUA

Nova pesquisa eleitoral liga sinal amarelo para governo de Joe Biden: Donald Trump segue à frente do democrata

28 de abril de 2024 - 16:25

No topo da lista de prioridades do eleitorado norte-americano, estão a proteção à democracia — sendo considerada extremamente importante por 58% dos entrevistados

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Exército russo tem avanço diário sobre Ucrânia, que enfrenta soldados exaustos após mais de dois anos de guerra

28 de abril de 2024 - 13:28

Na semana passada, os Estados Unidos aprovaram um novo pacote bilionário para ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

ATENÇÃO INTERNACIONAL

O que a queda do lucro da indústria da China pode significar para o mundo neste momento? Exportação de carros elétricos preocupa EUA e Europa

27 de abril de 2024 - 11:36

No acumulado do trimestre, o lucro cresceu 4,3%, para US$ 208 bilhões, o que representa uma desaceleração em relação à recuperação após a pior fase da pandemia de covid-19

OH, LORD!

Desdobramentos da crise dos bancos regionais nos EUA: Fulton Bank assume todos os depósitos e ativos do Republic First Bank

27 de abril de 2024 - 9:12

A partir deste sábado (27), as 32 agências do Republic First em Nova Jersey, Pensilvânia e Nova York reabrirão como agências do Fulton Bank

O IMPOSTO CAIU

Obrigada, Milei? Carros na Argentina devem ficar mais baratos com nova medida

26 de abril de 2024 - 19:34

O governo ainda anunciou que será mantida a isenção de direitos de vendas ao exterior para as exportações incrementais

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar