🔴 É HOJE! ESTRATÉGIA QUE PODE MULTIPLICAR 14x O SEU INVESTIMENTO SERÁ REVELADA – CONFIRA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Tensões no Oriente Médio

Israel declara estado de emergência após troca de ataques com o Hezbollah; entenda por que o conflito preocupa o mundo

País respondeu a ataques do grupo terrorista na fronteira com o Líbano, que por sua vez retaliaram a morte de um de seus comandantes no mês passado

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de agosto de 2024
13:25 - atualizado às 13:55
Pedaço do mapa mundi, com destaque para países europeus e do Oriente Médio
Intensidade dos ataques deste fim de semana eleva a preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio. Imagem: Pixabay

Uma troca de ataques entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah na noite de sábado (24) – horário de Brasília – elevou a temperatura no Oriente Médio, levando os israelenses a declararem estado de emergência por 48 horas e fecharem brevemente o espaço aéreo ao redor do seu aeroporto internacional, suspendendo voos na capital, Tel Aviv.

Na noite de ontem, manhã de domingo na região, o Exército de Israel lançou uma onda de ataques aéreos no sul do Líbano com cerca de cem aeronaves, alegando se tratar de um ataque preventivo ao Hezbollah.

O exército israelense disse que atacou porque o grupo paramilitar estava planejando lançar um número expressivo de foguetes e mísseis em direção a Israel. Segundo o tenente-coronel Nadav Shoshani, um porta-voz militar israelense, os militantes pretendiam atingir alvos no norte e no centro do país.

Hezbollah diz ter atacado Israel com 320 foguetes em retaliação à morte de um dos seus comandantes

Já o Hezbollah afirmou que havia lançado centenas de foguetes e mísseis contra Israel, em retaliação à morte de um dos seus principais comandantes e fundadores, Fouad Shukur, assassinado em um ataque aéreo israelense em Beirute no mês passado. Israel vinha se preparando há semanas para uma resposta do tipo.

Segundo o grupo terrorista baseado no Líbano, seu ataque envolveu mais de 320 foguetes Katyusha direcionados a vários locais em Israel e um "grande número" de drones.

Sirenes de ataque aéreo foram relatadas no norte de Israel, e o aeroporto internacional Ben-Gurion, em Tel Aviv, fechou e desviou voos por aproximadamente uma hora, por segurança.

Leia Também

O Comando da Frente Interna de Israel aumentou o nível de alerta no norte do país e recomendou às pessoas ficarem perto de abrigos antiaéreos.

Segundo Nadav Shoshani, porém, as avaliações preliminares encontraram "poucos danos" em Israel. De toda forma, as forças militares do país permanecem em alerta máximo.

"Estamos determinados a fazer tudo para defender nosso país, devolver os moradores do norte em segurança para suas casas e continuar defendendo uma regra simples: quem nos prejudicar – nós os prejudicaremos", disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu no início da reunião semanal de seu gabinete neste domingo.

De acordo com o Hezbollah, sua operação estava mirando "um alvo militar israelense qualitativo que será anunciado mais tarde", bem como "locais e quartéis inimigos e plataformas Iron Dome (defesa de mísseis)", além de 11 bases militares.

O governo israelense disse que mais de 200 projéteis foram lançados sobre o país a partir do Líbano, e alguns deles foram interceptados. Israel acredita que a sede de sua agência de espionagem e inteligência, Mossad, ao norte de Tel Aviv, estava entre os alvos pretendidos, disse uma fonte à agência Dow Jones Newswires.

O Hezbollah anunciou o fim das operações neste domingo, classificando-as como o "primeiro estágio de ataques retaliatórios" contra Israel. Os militantes negam que a ação do exército israelense tenha impedido um ataque maior do grupo.

Ambos os lados afirmam que os ataques miraram apenas alvos militares. Pelo menos três pessoas foram mortas no sul do Líbano e outras duas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde do país.

Já o Exército de Israel informou que um soldado da Marinha foi morto e outros dois ficaram feridos, possivelmente por um interceptador de fogo inimigo ou estilhaços que se dispersaram após a interceptação de um míssil ou foguete.

Ataques aumentam temor de escalada do conflito no Oriente Médio

A onda de ataques e contra-ataques entre Israel e o Hezbollah vêm se arrastando há meses, mas a troca de mísseis deste fim de semana foi a maior desde o início do conflito, aumentando os temores de uma guerra maior e generalizada na região.

Após o ocorrido, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, atualizou o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, com quem debateu a prevenção de uma escalada regional do conflito.

Os EUA e Israel estimam que o Hezbollah tenha cerca de 150 mil foguetes e seja capaz de atingir qualquer lugar dentro de Israel.

O grupo também teria desenvolvido drones capazes de escapar das defesas do país, bem como munições guiadas de precisão.

Israel prometeu uma resposta esmagadora a qualquer grande ataque do Hezbollah, em coalizão apoiada pelos EUA. Já o Hezbollah é um aliado do Irã, que também ameaçou retaliar Israel pela morte do líder do Hamas Ismail Haniyeh em uma explosão em Teerã no mês passado.

A mídia estatal iraniana chegou a destacar neste domingo o ataque do Hezbollah a Israel, classificando-o como bem-sucedido, mas não houve comentários imediatos de autoridades persas.

*Com informações do Estadão Conteúdo e agências internacionais. Matéria atualizada às 13h55 para acrescentar informações sobre mortos e feridos israelenses.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NO ORIENTE MÉDIO

Helicóptero que levava presidente e ministros do Irã faz pouso forçado; equipes tentam acessar o local

19 de maio de 2024 - 13:23

Houve registro de chuva forte e neblina com algum vento, o que poderia ter causado uma instabilidade na aeronave

FORA DO FRONT

Uma resposta a Israel? Assembleia da ONU aprova por maioria esmagadora mais direitos aos palestinos

10 de maio de 2024 - 18:50

O projeto de resolução também apela ao Conselho de Segurança que reconsidere favoravelmente o pedido dos palestinos para a adesão plena à organização

SEM CESSAR-FOGO

Não vai parar: Netanyahu resiste à pressão dos EUA e diz que Israel lutará sozinho contra o Hamas

9 de maio de 2024 - 19:45

A sinalização vem depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que cortará o suprimento de alguns itens militares para Israel por conta da ofensiva em Rafah

EM NEGOCIAÇÃO

Fim da guerra em Gaza? Hamas concorda com cessar-fogo, mas trégua ainda não está garantida. Veja a resposta de Israel

6 de maio de 2024 - 16:05

O cessar-fogo está sendo articulado em um momento em que Netanyahu planeja a invasão por terra da na cidade de Rafah, no sul de Gaza — em uma ofensiva prometida há semanas

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Exército russo tem avanço diário sobre Ucrânia, que enfrenta soldados exaustos após mais de dois anos de guerra

28 de abril de 2024 - 13:28

Na semana passada, os Estados Unidos aprovaram um novo pacote bilionário para ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

APERTA O PLAY!

Barril de pólvora — e inflação. Como o conflito no Oriente Médio e os juros nos EUA mexem com a bolsa e o dólar

20 de abril de 2024 - 11:02

O podcast Touros e Ursos recebe João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, para comentar a escalada das tensões entre Irã e Israel e a pressão inflacionária nos EUA

ESCALANDO…

É o fim da guerra das sombras? A mensagem do revide de Israel ao Irã para o mundo — e não é o que você espera

19 de abril de 2024 - 14:15

O mais recente capítulo desse embate aconteceu na madrugada desta sexta-feira (19), quando Israel lançou um ataque limitado ao Irã

RECADO DADO

A punição de Biden: EUA não perdoam ataque a Israel e castigam o Irã — mas o verdadeiro motivo das sanções não é econômico

18 de abril de 2024 - 13:17

O Tesouro norte-americano anunciou medidas contra uma dezena de pessoas e empresas iranianas e ainda avalia restrições ao petróleo do país, mas, ao contrário do que parece, medidas também mandam uma mensagem a Netanyahu

SEM BANHO-MARIA

Fogo alto: o revide de Israel contra o Irã coloca Netanyahu em uma panela de pressão — mas há uma saída possível

16 de abril de 2024 - 14:34

O mundo se pergunta quando Israel vai revidar à ofensiva iraniana e uma autoridade do país dá uma pista do que pode acontecer daqui para frente

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

O PRATO QUE SE COME FRIO

A resposta de Israel ao Irã ainda não veio: por que você deveria estar preocupado mesmo assim

15 de abril de 2024 - 16:59

Os preços do petróleo ainda rondam patamares elevados e algumas das principais bolsas do mundo operaram em queda nesta segunda-feira (15)

TENSÕES AUMENTAM

Ataque do Irã deve fazer petróleo e dólar dispararem — mas o efeito nos juros será mais devastador para a economia

14 de abril de 2024 - 9:33

O Irã confirmou ter iniciado uma ofensiva com drones e mísseis contra Israel, em retaliação pelo ataque aéreo que destruiu o consulado iraniano em Damasco, no começo do mês

NO ORIENTE MÉDIO

Noite de terror: veja o que aconteceu nas últimas 24h entre Irã e Israel e como a escalada do conflito afeta o mundo

14 de abril de 2024 - 8:33

O contra-ataque é uma reação após um suposto ataque à embaixada iraniana em Damasco, que deixou um general e seis oficiais mortos

ACIRRAMENTO DAS TENSÕES

Irã fala em retaliação “calibrada” após ataque à embaixada na Síria e navio é capturado em estreito próximo da região 

13 de abril de 2024 - 10:24

O comando da Guarda Revolucionária, uma força paramilitar do Irã, usou um helicóptero para capturar um navio ligado a Israel perto do Estreito de Ormuz neste sábado

OS TAMBORES DA GUERRA SOAM ALTO

Ataque em 48 horas e socorro da China: o que você precisa saber sobre a vingança do Irã contra Israel que pode abalar o mundo — as bolsas já sentem

12 de abril de 2024 - 15:05

Os mercados nesta sexta-feira (12) refletem a gravidade da situação geopolítica, com o petróleo tipo Brent batendo em US$ 92 o barril. Por aqui, o Ibovespa cai e o dólar atinge o maior valor em seis meses, a R$ 5,14.

RISCO GLOBAL

Dólar bate em R$ 5,14  e atinge maior nível em seis meses — e aqui estão três motivos para a disparada da moeda norte-americana hoje 

12 de abril de 2024 - 13:25

O dólar também se valoriza ante as divisas globais; as cotações do petróleo e do ouro renovam máximas históricas

BARRIL DE PÓLVORA

Irã joga mais gasolina na fogueira da guerra e pode incendiar o Oriente Médio de vez

11 de abril de 2024 - 19:41

O risco de um conflito ampliado é tamanho que nesta quinta-feira (11), a Rússia e a Alemanha instaram os países do Médio Oriente a mostrarem moderação

NETANYAHU VAI CEDER?

Com seis meses de conflito, Israel retira tropas de cidade no sul da Faixa de Gaza em meio à pressão internacional por um cessar-fogo

7 de abril de 2024 - 12:42

Nos últimos dias, os Estados Unidos mandaram um recado claro para Netanyahu após a morte de trabalhadores da World Central Kitchen

PASSOU DO LIMITE

A paciência acabou? EUA mandam o pior recado a Israel desde o início da guerra em Gaza

4 de abril de 2024 - 19:55

Biden conversou por telefone nesta quinta-feira (4) com Netanyahu e enviou uma mensagem clara sobre o conflito a um de seus mais tradicionais aliados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar