Incerteza nos céus da França: o dia seguinte da vitória da esquerda e a primeira decisão de Macron
Coligação de centro-esquerda obtém a maior bancada na Assembleia Nacional da França, mas não forma maioria para governar sozinha; Macron rejeita renúncia de primeiro-ministro

Atribui-se ao ex-governador mineiro Magalhães Pinto a afirmação de que a política muda como as nuvens. “Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, teria afirmado. Hoje a França confirma essa constatação.
Há apenas um mês, o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu antecipar as eleições legislativas. O motivo foi a vitória da extrema-direita francesa nas eleições para o Parlamento Europeu.
Vista desde o início como uma aposta de alto risco, uma vez que Macron não era obrigado a antecipar as eleições, a decisão do presidente centrista provou-se como tal.
A intenção, nas palavras de Macron, era dar mais “clareza” à sociedade francesa em relação ao atual cenário político do país diante do avanço da extrema-direita por meio do voto.
No entanto, a única certeza entre os franceses é a de instabilidade política no horizonte.
Isso porque o céu mudou rápido na França.
No domingo (7), apenas uma semana depois da vitória da extrema-direita no primeiro turno das eleições legislativas, uma frente de esquerda venceu o segundo turno e obteve a maior bancada na Assembleia Nacional da França.
Leia Também
De acordo com o resultado final da votação, a Nova Frente Popular (NFP) amealhou 182 cadeiras.
A coalizão centrista de Emmanuel Macron perdeu a maioria parlamentar, mas recuperou-se em relação ao primeiro turno e terminou com 168 assentos.
Já a extrema-direita, representada pela Reunião Nacional e aliados, elegeu 143 deputados.
- EM BREVE: Vamos liberar nossa nova edição do guia “Onde Investir no 2º semestre”; cadastre-se aqui para receber em primeira mão.
Esquerda e centro se uniram contra a extrema-direita na França
O resultado derivou de um acordo de última hora entre a esquerda e o centro depois de a extrema-direita ter vencido o primeiro turno.
A NFP e a coalizão de Macron retiraram seus candidatos que terminaram em terceiro lugar nas mais de 300 votações distritais que foram para segundo turno no formato triangular.
A estratégia funcionou, ao menos à primeira vista.
Certeza de incertezas na França
Mesmo terminando em terceiro lugar, a extrema-direita cresceu tanto em número de votos quanto de deputados em relação à legislatura eleita em 2022.
Por sua vez, embora tenha recuperado protagonismo, a NFP não conseguiu o mínimo de 289 cadeiras para controlar o Parlamento.
Macron rejeita renúncia de primeiro-ministro
Por ter feito a maior bancada, a coligação de esquerda considera-se no direito de indicar o primeiro-ministro.
Os líderes da NFP têm a expectativa de serem chamados a formar um governo de minoria.
Mas isso pode se transformar em um problema para Emmanuel Macron.
Isso porque a coligação vencedora apresentou como principais bandeiras de campanha a revogação da contestada reforma da previdência promovida pelo atual presidente e a implementação de uma política migratória mais tolerante na França.
Macron tenta ganhar tempo até que retorne da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos Estados Unidos, para onde embarcará amanhã.
Hoje, ele deu menos clareza ao cenário político ao rejeitar a renúncia do aliado Gabriel Attal e decidir que ele continuará chefiando o governo “por enquanto”.
Como ainda tem três anos de governo pela frente, Macron agora tenta mitigar o risco de paralisia política.
No entanto, por mais que sua aliança não tenha ido tão mal quanto se temia, Macron sai enfraquecido da eleição antecipada.
Já o líder da NFP, Jean-Luc Mélenchon, e a líder da Reunião Nacional, Marine Le Pen, olharão incessantemente para as nuvens da política francesa até as eleições presidenciais de 2027.
MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER
O ‘insuportável’ William Shockley, Prêmio Nobel que perdeu seus principais pesquisadores e criou o Vale do Silício por acidente
7 de setembro de 2026 - 7:14Conteúdo BTG Pactual
Dólar ou Selic: mesmo com juros em dois dígitos, títulos atrelados ao CDI ‘apanharam’ dos investimentos ‘gringos’; entenda
5 de setembro de 2026 - 11:00NOVA ROTA, MESMO DESTINO
A nova ameaça de Trump após o dado de emprego para forçar a queda de juros nos EUA
4 de setembro de 2026 - 12:26VALE FICAR DE OLHO
O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa
2 de setembro de 2026 - 18:01CÂMBIO
O trade mais manjado e lucrativo da década está mudando de endereço — e o investidor brasileiro leva vantagem sem fazer esforço
2 de setembro de 2026 - 14:01BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
A receita de um dos maiores economistas do mundo para investir com juros altos, guerras e intervenções
31 de agosto de 2026 - 13:50O FIM DO SPOILER
De Wyoming para o seu bolso: o que Kevin Warsh disse no evento mais exclusivo do mundo que mudou os rumos do dólar e da bolsa
28 de agosto de 2026 - 13:04BARRADO DO BAILE
Nem os US$ 250 bilhões de Jeff Bezos garantem ao dono da Amazon um lugar no ‘clube dos bilionários’
27 de agosto de 2026 - 16:32DESFECHO
Bilionário na cadeia: como o colapso da Evergrande fez o ex-homem mais rico da China ser condenado à prisão perpétua
20 de agosto de 2026 - 8:28SEM GABARITO
Super Quarta com os dias contados? Nova proposta do presidente do Fed pode deixar investidor ainda mais no escuro
19 de agosto de 2026 - 16:38OPORTUNIDADE OU CILADA
Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?
19 de agosto de 2026 - 15:33TOUROS E URSOS #283
O gringo está de saída do Ibovespa (de novo): confira o que afasta o estrangeiro do Brasil
14 de agosto de 2026 - 14:40BRASÍLIA X TIO SAM
A lei de reciprocidade vai incendiar a bolsa? Spoiler: o risco Brasil dá mais medo
14 de agosto de 2026 - 13:31ENTREVISTA EXCLUSIVA
Só lembra da Europa nas férias? Este economista alemão diz por que o seu patrimônio também deveria viajar para lá
14 de agosto de 2026 - 6:10POLÊMICA
Por dentro do superiate de US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg, que teria violado a mais preciosa lei do mar
13 de agosto de 2026 - 18:36UMA CIDADE, DUAS VIDAS
Essa cidade já foi considerada a mais bonita do mundo e hoje cumpre a ‘profecia’ de se tornar uma das maiores metrópoles do planeta
13 de agosto de 2026 - 16:16SEM PREVISÃO
Primeiro a Venezuela, depois a Colômbia: por que não conseguimos saber quando um terremoto vai acontecer?
10 de agosto de 2026 - 17:34ENCRUZILHADA
O freio e o acelerador da IA: como não errar a mão na hora de investir
9 de agosto de 2026 - 17:01NOVO VÍRUS