🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
NINGUÉM SEGURA

Efeito Godzilla: por que as tarifas não vão conseguir parar os carros elétricos made in China?

O presidente dos EUA, Joe Biden, introduziu no mês passado impostos elevados sobre os carros elétricos da China, efetivamente duplicando o preço de tabela — mas há quem diga que nem assim será possível freá-los

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
16 de junho de 2024
14:16 - atualizado às 8:42
elon musk china bitcoin
Imagem: Adobe Stock/Shutterstock - Montagem: Giovanna Figueredo

No início da década de 1980, a indústria automobilística da China mal existia. Hoje o país tem capacidade para fabricar cerca de 40 milhões de veículos anualmente — o suficiente para abastecer metade do mundo.

No ano passado, no entanto, apenas 25 milhões de carros foram vendidos na China, de acordo com a Dunne Insights, empresa que acompanha o mercado automobilístico dos países asiáticos. 

Para descarregar o excesso, Pequim procura cada vez mais exportar: enviou carros para mais de 100 países em 2023, de acordo com a Dunne.

A empresa e outros especialistas dizem que é apenas uma questão de tempo até que os carros made in China cheguem aos EUA — algumas marcas, como a Volvo e subsidiária Polestar, já são propriedade de uma empresa chinesa, Geely, embora as marcas estejam sediadas na Suécia. 

“Eu chamo de o grande Godzilla”, disse Michael Dunne, CEO da Dunne Insights à CNBC. “O mundo nunca viu uma indústria automobilística deste tamanho e escala”, acrescentou.

  • Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.

EUA tentam frear os elétricos da China

As pesquisas indicam que uma grande parte dos compradores norte-americanos, especialmente os mais jovens, ficaria feliz em comprar um carro chinês, apesar das preocupações comuns com a privacidade.

Só que nem todo mundo compartilha desse entusiasmo. O presidente dos EUA, Joe Biden, introduziu no mês passado tarifas rígidas sobre os carros elétricos da China, efetivamente duplicando o preço de tabela, que de outra forma pode ser tão barato quanto US$ 11,5 mil (R$ 61,6 mil). 

O governo Biden afirma que as empresas chinesas se beneficiaram de apoio estatal injusto e que as importações chinesas de carros elétricos ameaçam os grandes investimentos da gestão democrata. 

Ninguém para os chineses

O CEO da Tesla, Elon Musk, criticou as tarifas, mas disse no início de 2024 que sem barreiras comerciais a maioria das fabricantes ocidentais seria demolida pela concorrência vinda da China.

Acontece que alguns membros da indústria automobilística estão céticos quanto à possibilidade de as tarifas conseguirem retardar as importações chinesas por muito tempo — alguns dizem que podem até causar mais danos do que benefícios.

Bill Russo, ex-executivo da Chrysler que dirige uma consultoria chamada Automobility com sede em Xangai, disse que a história recente mostra as limitações das tarifas.

Segundo ele, a guerra comercial iniciada por Donald Trump pode ter sido dirigida a Pequim, mas prejudicou as montadoras norte-americanas ao aumentar o custo das peças. 

“No final, também pode ter acelerado a globalização das empresas chinesas, forçando-as a investir em outros países que as ajudariam a evitar as tarifas”, acrescentou. 

*Com informações da CNBC

Compartilhe

MELHORES MOMENTOS GIRO DO MERCADO

Trump mais vivo do que nunca: os impactos no dólar, cripto e juros — e os principais riscos da provável vitória do republicano 

19 de julho de 2024 - 18:14

Donald Trump saiu do atentado do último sábado mais vivo do que nunca. Agora, se já não era antes, o republicano é o nome mais forte na corrida e provavelmente voltará a ocupar a Casa Branca — e os mercados já estão tentando prever os impactos disso.  A percepção de que o ex-presidente saiu ganhando […]

ELEIÇÕES NOS EUA

Pseudoconciliação e promessa de deportação em massa: o que você precisa saber sobre o último discurso de Trump

19 de julho de 2024 - 11:10

Donald Trump discursou no fim da noite de quinta-feira ao aceitar a indicação do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA em novembro

UNINDO FORÇAS

O “quarteto mortal”: os países que vão tirar o sono dos EUA e da Europa e podem levar a uma nova guerra global

18 de julho de 2024 - 19:58

Especialistas destacam o poder econômico do Ocidente, mas reconhecem que a missão de conter o avanço do grupo de quatro países não é fácil

MAIS POLÊMICA

CEO de empresa ligada à rede social de Trump é alvo de investigação por fraude nos Estados Unidos

18 de julho de 2024 - 14:00

Patrick Orlando é acusado pela SEC americana de mentir sobre os planos de sua “companhia do cheque em branco” de se fundir com a startup por trás da Truth Social

Restrição monetária

Lagarde mantém juros restritivos na Europa e diz o que é preciso para as taxas baixarem

18 de julho de 2024 - 13:07

Banco Central Europeu procura trazer a inflação da zona do euro para a meta de 2%

ELEIÇÕES NOS EUA

Biden revela o que o faria desistir de disputar presidência contra Trump em entrevista divulgada horas após diagnóstico de covid

18 de julho de 2024 - 10:59

Biden recebeu diagnóstico de infecção por covid-19 na quarta-feira e precisou interromper sua campanha à reeleição

MILES GUO

Ex-magnata chinês aliado de Steve Bannon é condenado por fraude bilionária nos EUA

17 de julho de 2024 - 15:00

Miles Guo vivia exilado nos Estados Unidos e é crítico do Partido Comunista chinês

CABO DE GUERRA

A disputa pelo fundo do mar: a próxima fronteira da briga tecnológica entre EUA e China

16 de julho de 2024 - 20:00

Projetados para transportar conexões de dados e telecomunicações entre continentes, os cabos submarinos se tornaram uma nova fonte para conflitos geopolíticos

ELEIÇÕES NOS EUA

Lula sobre Trump: “Vai tentar tirar proveito”. A declaração do petista sobre a campanha nos EUA após o tiro em comício

16 de julho de 2024 - 19:57

Nas primeiras entrevistas após o atentado, o agora candidato republicano à presidência disse que foi salvo “por sorte ou por Deus”

Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar