Amor, amor, negócios à parte: busca por proteção de bens faz contratos de namoro baterem recorde; saiba como funciona
O documento tem como objetivo reconhecer e formalizar um relacionamento afetivo e também serve para esclarecer que não existe uma união estável entre o casal
Que tal levar a amada ou o amado para o cartório neste dia dos namorados e celebrar um contrato de namoro? Pode não soar muito romântico, mas esse tipo de formalização jurídica vem se popularizando nos últimos anos e gerando debates.
Embora tenha começado a ser firmado nos anos 1990, o contrato de namoro caiu mesmo no gosto dos casais a partir de 2016. De lá para cá, o Brasil já registrou 608 contratos de namoro.
Só no ano passado foram celebrados 126 acordos desse tipo em cartórios no País — o que representa um aumento de 35% em relação a 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). De janeiro a maio deste ano, 44 documentos foram contabilizados pela CNB.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera relatórios de investimentos gratuitos com recomendações de ações, FIIs e BDRs
O que é um contrato de namoro
O contrato de namoro é firmado pelo casal com o objetivo de reconhecer e formalizar um relacionamento afetivo.
O documento também é usado para esclarecer que não existe uma união estável entre o casal.
Dessa forma, o contrato serve para explicitar que não há obrigação financeira ou de divisão de bens entre as partes, já que a união é reconhecida apenas como um namoro.
Leia Também
Por que fazer um contrato
Imagine um casal de namorados que, depois de um tempo, resolve terminar a relação. Pouco depois, um dos dois decide entrar com uma ação de dissolução de união estável.
Se for comprovado que houve uma união estável, o ex-parceiro terá que dividir seus bens adquiridos durante o tempo em que estiveram juntos. É aí que entra o contrato de namoro.
A vantagem, nestes casos, é evitar dores de cabeça no futuro. No documento, o casal pode deixar claro que, caso aquela relação se torne uma união estável, ficará estabelecido o regime de bens escolhido: separação total, comunhão total ou comunhão parcial de bens.
O que é uma união estável?
Além do casamento civil, a união estável é outra forma de constituição de família por meio da comunhão de duas pessoas reconhecida pela lei brasileira.
Esse tipo de união é caracterizada como um relacionamento público, contínuo e duradouro entre duas pessoas com o intuito de constituir uma família.
Atualmente, a legislação brasileira não exige que o casal tenha filhos ou more na mesma casa para caracterizar uma união estável. Também não existe tempo mínimo para que seja reconhecida.
Contudo, a união estável também vai repercutir nas questões patrimoniais do casal. Então, se você deseja formalizar uma declaração com esse tipo de união, saiba que ela tem como padrão o regime de comunhão parcial de bens.
Mas, assim como no casamento civil, o casal pode mudar esse regime para separação ou comunhão total de bens.
Diferenças entre união estável e namoro
Segundo Caroline Pomjé, advogada da área de Direito de Família e Sucessões do Silveiro Advogados, diferentemente da união estável, no namoro, mesmo que o casal adquira seu patrimônio, os bens não são comunicáveis ao término da relação.
No caso da união estável, o relacionamento passa a ter a incidência de um regime de bens que, consequentemente, traz a necessidade ou não de partilha.
"Justamente por esse motivo o contrato de namoro tem sido bastante utilizado. Ele serve para deixar explícito que aquele casal, naquele momento, vive apenas um namoro", afirma a advogada. "Consequentemente, esse relacionamento não gera impactos patrimoniais."
Com isso, cada vez mais casais que não pretendem dividir bens entre si e preferem não assumir um compromisso mais profundo passaram a buscar meios jurídicos de evitar o reconhecimento de uma possível união estável.
Para a advogada, as diferenças entre o namoro e união estável são pequenas: “Muitas vezes, o desejo de constituir família pode ser um sentimento íntimo. Por isso, por meio do contrato de namoro, as partes podem firmar, no documento, que elas não possuem o intuito de constituir família, que seria um dos requisitos para formalização de união estável”, afirma.
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
Quando o contrato de namoro perde a validade?
Embora não exista um prazo legal estabelecido, Samir Choaib, advogado tributarista da Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, recomenda que o contrato de namoro seja renovado de seis em seis meses, por exemplo.
“Isso é para ficar claro que aquele casal continua namorando, porque para virar uma união estável é fácil. Eu posso ir namorando e daqui a seis meses já ter virado uma união estável,“ diz Choaib.
No entanto, ele ressalta que o contrato perde a validade caso o casal já esteja vivendo uma união estável.
“Não adianta estar vivendo em uma união estável com uma pessoa e fazer um contrato de namoro, pois é facilmente comprovável depois que não era um namoro”, disse.
Além disso, o contrato também deixa de ser válido caso a relação avance para um casamento.
Como fazer um contrato de namoro
O contrato de namoro pode ser feito em escritura pública, em Tabelionato de Notas, com possibilidade de registro no cartório de Registro de Títulos e Documentos. Também pode ser realizado de forma particular, com a assinatura de testemunhas e reconhecimento de firma. O casal precisa ser maior de 18 anos.
Além de cláusulas relacionadas ao patrimônio, o contrato de namoro pode incluir questões relacionadas ao dia a dia do casal, como regras sobre presentes durante o relacionamento e até a guarda de animais de estimação.
O contrato também pode estabelecer multa ou penalidade desde que não viole algum direito fundamental das partes.
Embora o documento traga segurança jurídica e resguarde o patrimônio e os direitos de cada um dos envolvidos, o contrato de namoro deve ser visto como uma tranquilidade para o casal, segundo Caroline Pomjé.
Se o casal ainda não quiser fazer, tudo bem. Não existe nenhuma obrigação em relação a isso. No entanto, se um casal quiser deixar mais explícito qual é a vontade daquele momento, se tem alguma obrigação ou algum direito também, o contrato de namoro surge como uma possibilidade, segundo a advogada.
"O contato é justamente exercitar o desejo da parte. Então é um aliado, ele não vem como uma obrigação. Traz uma maior clareza, uma maior tranquilidade em alguma medida”, diz.
LEIA TAMBÉM:
Chapolin: como funciona o golpe no qual bandidos usam controle de portão para roubar carros — e os donos só percebem quando é tarde demais
Golpe conhecido como “Chapolin” impede o travamento das portas e transforma distração em furto silencioso
IPVA 2026 no Distrito Federal: veja quando pagar, quais são os descontos e como parcelar
Distrito Federal mantém alíquotas do IPVA e concede desconto de 10% para quem paga o imposto à vista, com vencimentos a partir de fevereiro
IPVA 2026 no Rio Grande do Sul: veja quando pagar, como parcelar e quais descontos estão disponíveis
Rio Grande do Sul abre cobrança do IPVA 2026 em dezembro de 2025, com descontos cumulativos e parcelamento em até seis vezes sem juros
IPVA 2026 em Minas Gerais: veja quando pagar, quais são as alíquotas e como garantir desconto
Governo de Minas Gerais manteve o desconto para pagamento à vista e o parcelamento do IPVA 2026 em até três vezes, com vencimentos por final de placa
Calendário do IPVA 2026 no Ceará: confira as datas de pagamento e descontos
Secretaria da Fazenda do Ceará manteve as alíquotas do IPVA e oferece desconto para pagamento à vista, com benefício extra para participantes do programa Sua Nota Tem Valor
Calendário do IPVA 2026 no Paraná: confira as datas de pagamento e descontos
Secretaria da Fazenda do Paraná manteve desconto para pagamento à vista e parcelamento em até cinco vezes, com vencimentos definidos pelo final da placa
Preço para comprar imóvel disparou 16% em uma capital do Nordeste — no país, valorização de 2025 é a segunda maior em 11 anos
Valorização no preço dos imóveis ficou bastante acima da inflação, com metro quadrado chegando a R$ 14 mil na capital mais cara
Calendário do IPVA 2026 em Goiás: confira as datas de pagamento e descontos
Governo de Goiás manteve as regras do IPVA para 2026, com desconto de 8% no pagamento à vista e cronograma unificado para todas as placas
Calendário Saque-Aniversário do FGTS: como funciona e passo a passo para sacar
Modalidade permite retirar parte do FGTS todo ano no mês do aniversário, mas muda em caso de demissão
Calendário do IPVA 2026 em Santa Catarina: confira as datas de pagamento e descontos
Secretaria da Fazenda de Santa Catarina manteve alíquotas entre as menores do país e ampliou a isenção do IPVA para veículos mais antigos a partir de 2026
Alupar, B3 e mais: as 10 ações ESG recomendadas pela XP para janeiro
Portfólio da XP mantém as mesmas dez ações em janeiro, com foco em companhias bem posicionadas na agenda ESG e no longo prazo
Calendário do IPVA 2026 em Mato Grosso do Sul: confira as datas de pagamento e descontos
Imposto pode ser pago à vista com desconto em janeiro ou parcelado; prazos variam conforme o final da placa no Rio de Janeiro
Ganhadores da Mega da Virada de 2025 ainda não sacaram prêmio — e correm o risco de perder muito mais do que os rendimentos
Dos 32 ganhadores da Mega da Virada de 2025, a maioria já resgatou o dinheiro, mas dois estão dormindo no ponto. Eles têm até o fim de março para irem atrás de suas respectivas fortunas. Se não…
Calendário do IPVA 2026 no Rio de Janeiro: confira datas de pagamento e descontos
Imposto pode ser pago à vista com desconto em janeiro ou parcelado; prazos variam conforme o final da placa no Rio de Janeiro
Calendário do IPVA 2026 em São Paulo: confira datas de pagamento e descontos
Imposto terá desconto para pagamento à vista em janeiro; valores, isenções e prazos variam conforme o tipo de veículo e o final da placa
Novas regras do INSS em 2026: o que muda para quem está perto de se aposentar
Regras de transição da Reforma da Previdência avançam mais um degrau e exigem mais idade e pontos no próximo ano
Calendário IPTU 2026: veja as datas de pagamento, como conseguir desconto e quais as novas regras em São Paulo
Prefeitura de São Paulo divulga datas de pagamento do IPTU 2026, com desconto para quitação à vista, novas regras no parcelamento e alerta contra golpes
Vai se aposentar? Regras de transição para aposentadoria do INSS mudaram na virada de 2025 para 2026; veja como ficaram
Estabelecidas pela Reforma da Previdência de 2019, regras de transição da aposentadoria são atualizadas a cada ano
As Inteligências Artificiais fizeram um novo milionário? Veja o desempenho da IA na Mega da Virada de 2025
ChatGPT, DeepSeek, Llama e Gemini até tentaram, mas a Mega da Virada de 2025 tratou de lembrar que loteria não conversa com algoritmo
Mega da Virada 2025: quanto rende o maior prêmio da história da loteria se cada ganhador aplicar na renda fixa
Com seis apostas vencedoras, cada sortudo levou quase R$ 182 milhões — valor que, com juros a 15% ao ano, garante renda milionária sem mexer no principal
