🔴 ÚLTIMA SEMANA PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2025: VEJA COMO ACERTAR AS CONTAS COM O LEÃO – BAIXE O GUIA DO IR

Micaela Santos

Micaela Santos

É repórter do Seu Dinheiro. Formada pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), já passou pela Época Negócios e Canal Meio.

DIA DOS NAMORADOS NO CARTÓRIO

Amor, amor, negócios à parte: busca por proteção de bens faz contratos de namoro baterem recorde; saiba como funciona

O documento tem como objetivo reconhecer e formalizar um relacionamento afetivo e também serve para esclarecer que não existe uma união estável entre o casal

Micaela Santos
Micaela Santos
12 de junho de 2024
6:28 - atualizado às 2:05
Relacionamento, amor
Imagem: Pixabay

Que tal levar a amada ou o amado para o cartório neste dia dos namorados e celebrar um contrato de namoro? Pode não soar muito romântico, mas esse tipo de formalização jurídica vem se popularizando nos últimos anos e gerando debates.

Embora tenha começado a ser firmado nos anos 1990, o contrato de namoro caiu mesmo no gosto dos casais a partir de 2016. De lá para cá, o Brasil já registrou 608 contratos de namoro.

Só no ano passado foram celebrados 126 acordos desse tipo em cartórios no País — o que representa um aumento de 35% em relação a 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). De janeiro a maio deste ano, 44 documentos foram contabilizados pela CNB.

O que é um contrato de namoro

O contrato de namoro é firmado pelo casal com o objetivo de reconhecer e formalizar um relacionamento afetivo

O documento também é usado para esclarecer que não existe uma união estável entre o casal. 

Dessa forma, o contrato serve para explicitar que não há obrigação financeira ou de divisão de bens entre as partes, já que a união é reconhecida apenas como um namoro. 

Leia Também

Por que fazer um contrato 

Imagine um casal de namorados que, depois de um tempo, resolve terminar a relação. Pouco depois, um dos dois decide entrar com uma ação de dissolução de união estável. 

Se for comprovado que houve uma união estável, o ex-parceiro terá que dividir seus bens adquiridos durante o tempo em que estiveram juntos. É aí que entra o contrato de namoro. 

A vantagem, nestes casos, é evitar dores de cabeça no futuro. No documento, o casal pode deixar claro que, caso aquela relação se torne uma união estável, ficará estabelecido o regime de bens escolhido: separação total, comunhão total ou comunhão parcial de bens

O que é uma união estável?

Além do casamento civil, a união estável é outra forma de constituição de família por meio da comunhão de duas pessoas reconhecida pela lei brasileira. 

Esse tipo de união é caracterizada como um relacionamento público, contínuo e duradouro entre duas pessoas com o intuito de constituir uma família. 

Atualmente, a legislação brasileira não exige que o casal tenha filhos ou more na mesma casa para caracterizar uma união estável. Também não existe tempo mínimo para que seja reconhecida. 

Contudo, a união estável também vai repercutir nas questões patrimoniais do casal. Então, se você deseja formalizar uma declaração com esse tipo de união, saiba que ela tem como padrão o regime de comunhão parcial de bens

Mas, assim como no casamento civil, o casal pode mudar esse regime para separação ou comunhão total de bens. 

Diferenças entre união estável e namoro

Segundo Caroline Pomjé, advogada da área de Direito de Família e Sucessões do Silveiro Advogados, diferentemente da união estável, no namoro, mesmo que o casal adquira seu patrimônio, os bens não são comunicáveis ao término da relação. 

No caso da união estável, o relacionamento passa a ter a incidência de um regime de bens que, consequentemente, traz a necessidade ou não de partilha.

"Justamente por esse motivo o contrato de namoro tem sido bastante utilizado. Ele serve para deixar explícito que aquele casal, naquele momento, vive apenas um namoro", afirma a advogada. "Consequentemente, esse relacionamento não gera impactos patrimoniais."

Com isso, cada vez mais casais que não pretendem dividir bens entre si e preferem não assumir um compromisso mais profundo passaram a buscar meios jurídicos de evitar o reconhecimento de uma possível união estável. 

Para a advogada, as diferenças entre o namoro e união estável são pequenas: “Muitas vezes, o desejo de constituir família pode ser um sentimento íntimo. Por isso, por meio do contrato de namoro, as partes podem firmar, no documento, que elas não possuem o intuito de constituir família, que seria um dos requisitos para formalização de união estável”, afirma. 

Quando o contrato de namoro perde a validade?

Embora não exista um prazo legal estabelecido, Samir Choaib, advogado tributarista da Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, recomenda que o contrato de namoro seja renovado de seis em seis meses, por exemplo. 

“Isso é para ficar claro que aquele casal continua namorando, porque para virar uma união estável é fácil. Eu posso ir namorando e daqui a seis meses já ter virado uma união estável,“ diz Choaib. 

No entanto, ele ressalta que o contrato perde a validade caso o casal já esteja vivendo uma união estável.

“Não adianta estar vivendo em uma união estável com uma pessoa e fazer um contrato de namoro, pois é facilmente comprovável depois que não era um namoro”, disse. 

Além disso, o contrato também deixa de ser válido caso a relação avance para um casamento. 

Como fazer um contrato de namoro

O contrato de namoro pode ser feito em escritura pública, em Tabelionato de Notas, com possibilidade de registro no cartório de Registro de Títulos e Documentos. Também pode ser realizado de forma particular, com a assinatura de testemunhas e reconhecimento de firma. O casal precisa ser maior de 18 anos. 

Além de cláusulas relacionadas ao patrimônio, o contrato de namoro pode incluir questões relacionadas ao dia a dia do casal, como regras sobre presentes durante o relacionamento e até a guarda de animais de estimação. 

O contrato também pode estabelecer multa ou penalidade desde que não viole algum direito fundamental das partes. 

Embora o documento traga segurança jurídica e resguarde o patrimônio e os direitos de cada um dos envolvidos, o contrato de namoro deve ser visto como uma tranquilidade para o casal, segundo Caroline Pomjé. 

Se o casal ainda não quiser fazer, tudo bem. Não existe nenhuma obrigação em relação a isso. No entanto, se um casal quiser deixar mais explícito qual é a vontade daquele momento, se tem alguma obrigação ou algum direito também, o contrato de namoro surge como uma possibilidade, segundo a advogada. 

"O contato é justamente exercitar o desejo da parte. Então é um aliado, ele não vem como uma obrigação. Traz uma maior clareza, uma maior tranquilidade em alguma medida”, diz.

LEIA TAMBÉM:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MANDE SUA PERGUNTA!

Sempre soube que meu marido bancava uma amante, mas descobri que também lhe doou bens; tem como tirar dela estes ‘presentes’?

13 de outubro de 2024 - 8:00

Leitora aceitava caso extraconjugal do marido, mas se incomodou quando soube que ele deu casa e carro para a amante; veja o que ela pode fazer

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Choque geracional: 5 desafios na transmissão de herança para as gerações mais jovens, segundo especialistas em planejamento sucessório

11 de outubro de 2024 - 6:56

Planejamento sucessório não é feito só de decisões financeiras; questões emocionais e familiares relacionadas às diferenças geracionais também entram na equação

Mande sua dúvida!

Minha mãe tem uma casa de R$ 1 milhão e é divorciada do meu pai; quando ele morrer, meus meios-irmãos podem herdar o imóvel?

28 de setembro de 2024 - 8:00

Leitora quer saber se, após partilha de divórcio, enteados de sua mãe podem ter direito à parte dos bens que ficou com ela

Mande a sua pergunta!

Usucapião: quando é possível obter, como impedir e como retirar invasores de um imóvel

7 de setembro de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde às suas principais dúvidas sobre invasão de imóveis e usucapião, incluindo de bens herdados por mais de uma pessoa

Mais rápido e barato

Divórcio e inventário extrajudicial: novas regras tornam partilha em cartório mais acessível; veja quem pode optar e quais as vantagens

26 de agosto de 2024 - 6:36

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou opção pela via extrajudicial, geralmente mais barata e rápida, mesmo quando há testamento e menores de idade ou incapazes envolvidos

Planejamento sucessório

Herança: cônjuge tem direito? Posso excluir um filho? É possível herdar dívidas? O guia com o básico que você precisa saber

10 de agosto de 2024 - 8:00

Herança é tema campeão de dúvidas para a Dinheirista; a seguir compilamos um guia básico do que você precisa saber sobre o assunto

Mande sua pergunta!

Minha mãe criou meus primos e agora está muito doente; se ela falecer, terei que dividir a herança com eles?

3 de agosto de 2024 - 8:00

Mulher tem a guarda legal dos sobrinhos desde a morte dos pais deles; será que eles têm direito à herança dela, neste caso?

DE OLHO NAS REDES

Herança: filho adotivo tem o mesmo direito que um biológico? 

1 de agosto de 2024 - 18:15

Desde o começo do quadro A Dinheirista em meados de 2023, já deu para perder as contas do número de casos envolvendo herança que nossa especialista em perrengues financeiros resolveu e mesmo assim nossa equipe ainda fica surpresa com a variedade de dúvidas sobre o assunto.  Dessa vez o caso é trágico. Veja a situação: […]

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

6 de julho de 2024 - 8:00

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

A DINHEIRISTA RESPONDE SUA DÚVIDA!

Sou MEI e não sabia que precisava declarar Imposto de Renda. Estou há 5 anos nisso, e agora?  

2 de março de 2024 - 12:08

A temporada do Imposto de Renda 2024 vai começar já já e você provavelmente já deve estar de saco cheio por antecipação ao ter que fazer isso. Nós sabemos.  Sei também que mil dúvidas já devem estar brotando na sua mente e você não sabe nem por onde começar para resolvê-las.  Coisas como: “sou MEI […]

PGBL e VGBL

Previdência privada não entra em inventário, mas existe um caso em que esta regra não se aplica; entenda

15 de fevereiro de 2024 - 6:05

Entendimento do STJ no ano passado abriu a porta para que previdência privada pudesse eventualmente integrar inventário

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

EM EL SALVADOR

Presidente bitcoin, ditador “mais cool” do mundo e contestação de direitos humanos: conheça Nayib Bukele, que deve ser reeleito com 80% dos votos

4 de fevereiro de 2024 - 16:02

Apesar de ter seus 42 anos, o presidente Bukele é considerado um político de nova geração, ficando atrás apenas de Gabriel Boric, de 37 anos, no Chile

DECISÃO DO STF

Separação de bens nem tão obrigatória: maiores de 70 anos poderão escolher regime de bens em casamento ou união estável, decide STF

1 de fevereiro de 2024 - 19:27

Separação obrigatória de bens para maiores de 70 anos visa a prevenir o popular “golpe do baú”, mas foi considerada discriminatória aos mais velhos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar