O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ministro da Fazenda frisou que Brasil já tem a maior alíquota de imposto sobre consumo hoje, e que ela é maior que 28%. Haddad considera reforma tributária atual “um milagre”
Causou polêmica recentemente a notícia de que, após a reforma tributária, a carga de imposto sobre consumo no Brasil corresponderia a uma alíquota de 28%, a maior do mundo.
Mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, frisou, nesta sexta-feira (30), que o imposto sobre consumo no Brasil hoje já é o maior do mundo, com uma carga tributária superior a 28%.
"Nós estamos saindo de uma alíquota mais alta para uma num patamar menor", disse o ministro na sua apresentação durante a Expert XP, megaevento de investimentos promovido pela XP em São Paulo.
De fato, conforme mostrou levantamento recente encomendado pelo Estadão ao economista e advogado Eduardo Fleury, para muitos produtos hoje a tributação em toda a cadeia produtiva, somando as alíquotas atuais de PIS, Cofins, ISS, ICMS e IPI, supera os 30% e, em alguns casos, 40% – com bem menos transparência de cálculo do que a reforma tributária ao menos em tese será capaz de proporcionar.
Perguntado sobre qual seria a alíquota caso as condições ideais, sem qualquer exceção para produtos e segmentos econômicos, fossem atingidas, Haddad respondeu que "o IVA [imposto sobre valor agregado] ideal, sem exceção, seria em torno de 21% ou 22%" após a reforma tributária. O IVA substituirá justamente PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI após aprovada a reforma.
O patamar de 28% foi atingido justamente após a Câmara dos Deputados acomodar uma série de tributações diferenciadas, o que ainda pode ser modificado no Senado. No entanto, para Haddad, após as revisões da Casa Alta do Congresso, a alíquota cairia a, no máximo, 26,5%. "Menos que isso não vai ser", disse o ministro.
Leia Também
Para Haddad, a aprovação dessa reforma é "um milagre". "Vamos sair do pior sistema tributário do mundo para um dos melhores", disse, destacando a obrigação de manter a carga tributária constante e rever as exceções a cada ciclo.
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes
Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.
Veja os resultados da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania e Dia de Sorte neste fim de semana
Greve dos caminhoneiros e incertezas sobre o diesel dominam o noticiário, enquanto coincidência rara na Lotofácil e “prêmio de consolação” milionário no Oscar completam a lista das mais lidas da semana no SD
Escassez de cacau na Europa no início do século 19 levou um doceiro piemontês a misturar avelãs moídas com a intenção de fazer o chocolate render. O resto é história.
O BTG Pactual Prime Hospitalidade deve comprar três hotéis voltados para o público “premium”; o banco destaca a proteção inflacionária do portfólio
Na Bela Vista, bairro com o maior número de transações de compra e venda, o valor que precisa ser comprovado ultrapassa R$ 19 mil por mês; confira a lista
Conteúdo apreendido pela PF detalha reunião de Vorcaro com Anitta e empresários do setor de bets
Lula convence Fernando Haddad à candidatura do governo de São Paulo e presidente anuncia Dario Durigan como o novo ministro da Fazenda
Entidades apoiam medida do governo que endurece a fiscalização do piso mínimo do frete e cria regras mais rígidas para o pagamento aos caminhoneiros
Enquanto a Lotofácil e a Quina seguem com sorteios diários, Dupla Sena tem nesta sexta-feira (20) o último sorteio antes da Dupla de Páscoa.