O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Após assembleia ontem, o Sindimotoristas bateu o martelo sobre a paralisação — que deve ter início à meia-noite de sexta-feira em todas as garagens do sistema paulista
Se você tiver algum compromisso marcado para a próxima sexta-feira, sugiro que se programe antecipadamente com opções de itinerário: os motoristas e cobradores de ônibus anunciaram ontem uma greve geral em São Paulo, prevista para acontecer no dia 07 de junho.
Após assembleia ontem, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindimotoristas) bateu o martelo sobre a greve de 24 horas — que deve ter início à meia-noite de sexta-feira em todas as garagens do sistema de transporte público de ônibus da cidade.
De acordo com o sindicato, a suspensão das atividades na próxima sexta é reflexo do “impasse estabelecido pelo setor patronal” nas negociações sobre reajustes salariais.
“Estamos faz 45 dias tentando o caminho do diálogo para resolver esta questão, e tudo o que os patrões ofereceram foram pautas sem impacto econômico. Reajuste e outros benefícios importantes sequer foram discutidos”, disse o presidente do sindicato, Edivaldo Santiago.
Os motoristas de ônibus de São Paulo pedem um reajuste acima do proposto pelos patrões.
A direção do sindicato propôs a revisão de 3,69% pela inflação, medida pelo IPCA, acrescida de 5% de aumento real e reposição das perdas salariais na pandemia na ordem de 2,46%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Leia Também
Por sua vez, as empresas concordaram com um reajuste de apenas 2,77% e composição da diferença pelo Salariômetro (índice medido pela tabela Fipe) em setembro, que já foi rejeitada em assembleia pelos motoristas.
Os motoristas ainda fizeram outras reivindicações, mas essas não tiveram contraproposta por parte do setor patronal. Entre elas, estão:
“A direção do SMTTRUSP aguardará um posicionamento efetivo do setor patronal para uma vez mais reabrir as negociações e chegar a um acordo para a categoria, que faz mais de 04 anos que sofre com perdas em seus benefícios”, escreveu o sindicato, em nota.
Procurada pelo Seu Dinheiro, a prefeitura de São Paulo afirmou que “defende o direito à livre manifestação democrática desde que a legislação seja rigorosamente cumprida”, com aviso prévio de 72 horas antes da paralisação e manutenção de uma frota mínima em horários de pico para reduzir o impacto para a população — que soma 7 milhões de passageiros no município.
“Em relação às motivações dos trabalhadores, cabe à Prefeitura apenas acompanhar a negociação entre as partes”, escreveu a secretaria de comunicação da prefeitura. “A administração municipal espera que os representantes da categoria e dos empresários encontrem um ponto em comum na campanha salarial sem prejuízo aos passageiros.”
Por sua vez, o sindicato das empresas de transporte coletivo urbano de passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) afirmou que as negociações entre as companhias e os operadores ainda não foram encerradas.
“Assim, é totalmente inoportuna qualquer decisão sobre paralisação da operação do transporte de passageiros, um serviço essencial e estratégico, que pode causar sérios prejuízos à mobilidade dos paulistanos”, disse o sindicato, em nota ao Seu Dinheiro.
Já a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SPTrans) não retornou com posicionamento sobre a greve até a publicação desta matéria.
Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.
Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também
Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais
Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado
No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%
Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate
Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais