O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Josué Gomes afirmou que RCN “pediu para ser criticado” ao demonstrar apoio a um dos concorrentes ao votar nas eleições de 2022
O presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes, não acreditá que o Banco Central vá perder a autonomia. Mas, se isso eventualmente vier a acontecer um dia, Gomes diz que haverá apenas um culpado: Roberto Campos Neto, o atual presidente da instituição.
A afirmação foi feita nesta terça-feira (30), no dia que se inicia mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é que RCN e outros diretores do BC optem pela manutenção da taxa básica de juros brasileira, a Selic, no patamar atual, em 10,5% ao ano.
Durante café da manhã que a Fiesp oferece a jornalistas nesta manhã, o Gomes disse que foi o próprio Campos Neto que pediu para ser criticado quando foi votar com a camisa da cor que representava a campanha política de um dos concorrentes no pleito de 2022.
"Ele politiza quando aceita ser homenageado por adversários do governo estando ainda no cargo de presidente do BC", disparou o executivo.
Ainda, de acordo com o presidente da Fiesp, Roberto Campos Neto politiza quando vai a um evento no exterior e sinaliza que vai aumentar a taxa de juros.
Na visão do executivo, a atitude do presidente do BC relegou o "forward guidance" — como é chamada a orientação futura sobre os rumos política monetária nos comunicados do Copom — sem combinar com seus diretores, ao ponto de assustar um deles com que estava ao seu lado.
Leia Também
Josué também disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva politiza a questão quando faz críticas públicas ao banqueiro central.
Mas diz entender a iniciativa de Lula criticar a política monetária já que não tem ao seu lado alguém como o ex-vice-presidente da República José Alencar, que assumia o papel de debater o juro no Brasil.
Por falar nos juros brasileiros, o presidente da Fiesp colocou as taxas elevadas, a carga tributária salgada e o baixo crescimento econômico como os principais fatores por trás da retração da indústria nos últimos 30 anos.
Mas admitiu que o setor também falhou ao se acomodar com o tamanho do mercado interno e ter deixado de buscar mercados externos, como fez agronegócio.
Ele ponderou sobre o fato de o Brasil ter uma economia fechada e da necessidade de se ter em mente que a corrente de comércio brasileiro era menos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) há algumas décadas.
Entre as exceções Josué citou a indústria de alimentos, que sempre foi grande exportadora e que continua crescendo. "Mas a indústria como um todo meio que se acomodou com o tamanho do mercado interno brasileiro, participou menos dos grandes mercados internacionais", disse.
Outro nome que não se acomodou e um grande exemplo, inclusive a ser seguido e "aplaudido por todos nós como brasileiros", de acordo com o presidente da Fiesp, é a Embraer.
"É uma empresa que atua num segmento altamente estratégico, de alta tecnologia e que, até para poder existir, tinha que partir para o mercado internacional. O mercado doméstico era insuficiente para sustentar uma empresa de aviação competitiva no mundo. Deu certo por várias razões, mas também por uma gestão muito eficiente de uma verdadeira corporation", disse.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa, que estarão em recesso na terça-feira (21)
Amanhã, terça-feira (21), será feriado no Brasil. O país para para marcar o Dia de Tiradentes. Diante disso, muitos investidores podem estar se questionando como será o funcionamento da Bolsa de Valores, do Ibovespa, dos bancos e do Pix nesta segunda-feira (20). Pensando em auxiliar os leitores, a equipe do Seu Dinheiro confirmou com a […]
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X