Super semana tem decisão de juros no Brasil, Estados Unidos, Japão e mais; veja quem publica balanço nos próximos dias
Temporada de resultados terá nomes como Klabin, Gerdau, Ambev, entre outros

É um prazer estar de volta acompanhando vocês pelas manhãs de segunda-feira. A satisfação é dobrada porque, além de estarmos em ritmo olímpico, a semana que se inicia está recheada de eventos importantes.
Na manhã desta segunda-feira, os índices futuros de Nova York sinalizam a continuidade dos ganhos observados na sexta-feira, o que tende a beneficiar o nosso Ibovespa por aqui — que já acumula alta de 2,9% neste mês.
O tom positivo das primeiras horas da manhã nos mercados da Europa também pode dar aquele gás necessário para a nossa bolsa. Na Ásia, o pregão fechou misto.
Entre os principais eventos da semana está, sem dúvidas, a “Super Quarta”, que recebe esse título por contar com a divulgação das decisões de política monetária aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos.
Tanto aqui quanto lá, a expectativa é de manutenção nas respectivas taxas de juros. Ainda nesta semana, também ocorrem as divulgações sobre juros no Japão e na Inglaterra.
Porém, as atenções se voltam para os comunicados após as decisões, que devem dar os sinais necessários para que os investidores respondam a pergunta: quando os juros devem voltar a cair?
Leia Também
Sexta-feira, 13: Israel ataca Irã e, no Brasil, mercado digere o pacote do governo federal
Labubu x Vale (VALE3): quem sai de moda primeiro?
Até lá, os participantes do mercado financeiro terão que se contentar com as divulgações de dados macroeconômicos aqui e lá fora.
Além disso, a temporada de balanços ganha tração no Brasil, com a divulgação dos resultados trimestrais de Klabin, Gerdau, Ambev entre outros. Lá fora, as publicações de Microsoft, AMD e Meta (ex-Facebook) mexem com os próximos dias.
O que você precisa saber hoje
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Aura Minerals (AURA33) quer ir às compras e anunciar aquisição até fim de 2025, afirma CEO — mas sem deixar dividendos de lado. Em entrevista ao Seu Dinheiro, Rodrigo Barbosa revelou quais são os principais alvos para potenciais fusões e aquisições — e o que esperar do ouro daqui para frente.
COM A PALAVRA, O PRESIDENTE
‘Não abrirei mão da responsabilidade fiscal’: o recado dado por Lula ao mercado em rede nacional. Em mensagem para celebrar um ano e meio de governo, o presidente contou que uma das lições que aprendeu com sua mãe, Dona Lindu, foi não gastar mais do que ganha.
ALERTA PARA A EMPRESA
Light (LIGT3) vai perder uma importante fonte de renda? Ministro diz que concessão pode não ser renovada após apagões no Rio. A companhia lida com constantes quedas de luz na Ilha do Governador, zona norte do Rio, e também na Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara.
O PLEITO PAULISTANO
Eleições 2024: Datena oficializa candidatura, escolhe vice e frustra planos de Tabata Amaral — que também confirma que vai concorrer, mas ainda sem companheiro de chapa. As convenções do PSDB e do PSB ocorreram no mesmo dia e a confirmação de Datena na disputa frustrou os planos de Tabata.
IMPASSE
A conta não fecha na Venezuela: Maduro declara vitória — e a oposição também. Demora na divulgação dos resultados na Venezuela foi atribuída pelo CNE a um ataque cibernético ao sistema de transmissão dos votos.
Um forte abraço e boa semana!
Construtoras avançam com nova faixa do Minha Casa, e guerra comercial entre China e EUA esfria
Seu Dinheiro entrevistou o CEO da Direcional (DIRR3), que falou sobre os planos da empresa; e mercados globais aguardam detalhes do acordo entre as duas maiores potências
Pesou o clima: medidas que substituem alta do IOF serão apresentadas a Lula nesta terça (10); mercados repercutem IPCA e negociação EUA-China
Entre as propostas do governo figuram o fim da isenção de IR dos investimentos incentivados, a unificação das alíquotas de tributação de aplicações financeiras e a elevação do imposto sobre JCP
Felipe Miranda: Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve
O anúncio do pacote alternativo ao IOF é mais um reforço à máxima de que somos o país que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Insistimos num ajuste fiscal centrado na receita, sem anúncios de corte de gastos.
Celebrando a colheita do milho nas festas juninas e na SLC Agrícola, e o que esperar dos mercados hoje
No cenário global, investidores aguardam as negociações entre EUA e China; por aqui, estão de olho no pacote alternativo ao aumento do IOF
Azul (AZUL4) no vermelho: por que o negócio da aérea não deu samba?
A Azul executou seu plano com excelência. Alcançou 150 destinos no Brasil e opera sozinha em 80% das rotas. Conseguiu entrar em Congonhas. Chegou até a cair nas graças da Faria Lima por um tempo. Mesmo assim, não escapou da crise financeira.
A seleção com Ancelotti, e uma empresa em baixa para ficar de olho na bolsa; veja também o que esperar para os mercados hoje
Assim como a seleção brasileira, a Gerdau não passa pela sua melhor fase, mas sua ação pode trazer um bom retorno, destaca o colunista Ruy Hungria
A ação que disparou e deixa claro que mesmo empresas em mau momento podem ser ótimos investimentos
Às vezes o valuation fica tão barato que vale a pena comprar a ação mesmo que a empresa não esteja em seus melhores dias — mas é preciso critério
Apesar da Selic, Tenda celebra MCMV, e FII do mês é de tijolo. E mais: mercado aguarda juros na Europa e comentários do Fed nos EUA
Nas reportagens desta quinta, mostramos que, apesar dos juros nas alturas, construtoras disparam na bolsa, e tem fundo imobiliário de galpões como sugestão para junho
Rodolfo Amstalden: Aprofundando os casos de anomalia polimórfica
Na janela de cinco anos podemos dizer que existe uma proporcionalidade razoável entre o IFIX e o Ibovespa. Para todas as outras, o retorno ajustado ao risco oferecido pelo IFIX se mostra vantajoso
Vanessa Rangel e Frank Sinatra embalam a ação do mês; veja também o que embala os mercados hoje
Guerra comercial de Trump, dados dos EUA e expectativa em relação ao IOF no Brasil estão na mira dos investidores nesta quarta-feira
O Brasil precisa seguir as ‘recomendações médicas’: o diagnóstico da Moody’s e o que esperar dos mercados hoje
Tarifas de Trump seguem no radar internacional; no cenário local, mercado aguarda negociações de Haddad com líderes do Congresso sobre alternativas ao IOF
Crônica de uma ruína anunciada: a Moody’s apenas confirmou o que já era evidente
Três reformas estruturais se impõem como inevitáveis — e cada dia de atraso só agrava o diagnóstico
Tony Volpon: O “Taco Trade” salva o mercado
A percepção, de que a reação de Trump a qualquer mexida no mercado o leva a recuar, é uma das principais razões pelas quais estamos basicamente no zero a zero no S&P 500 neste ano, com uma pequena alta no Nasdaq
O copo meio… cheio: a visão da Bradesco Asset para a bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje
Com feriado na China e fala de Powell nos EUA, mercados reagem a tarifas de Trump (de novo!) e ofensiva russa contra Ucrânia
Você já ouviu falar em boreout? Quando o trabalho é pouco demais: o outro lado do burnout
O boreout pode ser traiçoeiro justamente por não parecer um problema “grave”, mas há uma armadilha emocional em estar confortável demais
De hoje não passa: Ibovespa tenta recuperação em dia de PIB no Brasil e índice favorito do Fed nos EUA
Resultado do PIB brasileiro no primeiro trimestre será conhecido hoje; Wall Street reage ao PCE (inflação de gastos com consumo)
A Petrobras (PETR4) está bem mais próxima de perfurar a Margem Equatorial. Mas o que isso significa?
Estimativas apontam para uma reserva de 30 bilhões de barris, o que é comparável ao campo de Búzios, o maior do mundo em águas ultraprofundas — não à toa a região é chamada de o “novo pré-sal”
Prevenir é melhor que remediar: Ibovespa repercute decisão judicial contra tarifaço, PIB dos EUA e desemprego no Brasil
Um tribunal norte-americano suspendeu o tarifaço de Donald Trump contra o resto do mundo; decisão anima as bolsas
Rodolfo Amstalden: A parábola dos talentos financeiros é uma anomalia de volatilidade
As anomalias de volatilidade não são necessariamente comuns e nem eternas, pois o mercado é (quase) eficiente; mas existem em janelas temporais relevantes, e podem fazer você ganhar uma boa grana
Época de provas na bolsa: Ibovespa tenta renovar máximas em dia de Caged, ata do Fed e recuperação judicial da Azul
No noticiário corporativo, o BTG Pactual anunciou a compra de R$ 1,5 bilhão em ativos de Daniel Vorcaro; dinheiro será usado para capitalizar o Banco Master