O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Disparada das ações do Méliuz, alteração do FGTS, autonomia do Banco Central e contas do governo Lula também ditam o tom do Ibovespa hoje; confira
O Ibovespa começa a sessão de hoje abaixo dos 120 mil pontos pela primeira vez em 2024. A queda de 1,4% registrada ontem levou a bolsa brasileira a seu nível de fechamento mais baixo no ano.
Enquanto o mundo inteiro olhava para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), os investidores locais reagiam à barulheira fiscal vinda de Brasília.
Eles atentaram a comentários públicos da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicando que o governo pretende seguir em busca do ajuste das contas públicas confiando quase exclusivamente no aumento das receitas.
Analistas têm mencionado com cada vez mais frequência a percepção de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estaria lutando quase sozinho dentro do governo pela regra fiscal. A própria Simone Tebet comentou ontem que “cravar a meta [de déficit] zero é impossível” neste momento.
De qualquer modo, a fúria dos investidores com tanto ruído acaba amplificada pelos juros altos nos Estados Unidos. Ontem, o Fed manteve os juros nos níveis mais altos desde 2001, o que fez a taxa básica norte-americana completar um ano na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Os juros altos por lá acabam drenando a liquidez dos mercados financeiros internacionais, principalmente os de países emergentes como o Brasil. E em casa que falta pão, todos brigam, cada um com sua razão.
Leia Também
Enquanto isso, os diretores do banco central dos EUA projetam a possibilidade de um modesto corte de 0,25 ponto porcentual nos juros até o fim do ano.
O presidente do Fed, Jerome Powell, até disse que a autoridade monetária está pronta para começar a cortar os juros, mas isso vai depender de uma queda acelerada da inflação.
Nesse sentido, o índice de preços ao produtor norte-americano (PPI) proporcionará hoje mais uma peça no quebra-cabeças dos juros.
EXCLUSIVO
Controladores da Méliuz (CASH3) montam posição em opções com ações da empresa, que quer apertar “pílula de veneno”. As ações da Méliuz (CASH3) dispararam mais de 15% após a empresa divulgar que pessoas ligadas ao controle “venderam opções de venda” de ações da companhia.
MINISTROS DIVIDIDOS
A remuneração do FGTS vai mudar: confira a decisão do STF sobre o cálculo que pode afetar o setor imobiliário. Atualmente, os valores depositados no fundo remuneram a Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano, além do eventual lucro no período, mas o cálculo vai mudar.
PRÊMIO BANCO CENTRAL DO ANO
Recado para Lula e Haddad? A declaração de Campos Neto sobre a autonomia do BC e as decisões de juros para conter a inflação. Presidente da autoridade monetária recebeu o prêmio “Banco Central do Ano”, conferido pelo portal de notícias Central Banking, em Londres, e aproveitou para falar sobre sua gestão.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
O que o TCU viu de certo — e também de errado — nas contas do governo Lula em 2023? A auditoria da prestação de contas de Lula no ano passado verificou cerca de R$ 109 bilhões em irregularidades e distorções de valor no balanço da União.
MELHORES DO ANO
Enquanto EUA celebram primeiros ETFs de criptomoeda, Brasil tem 11 fundos do tipo — que tiveram o melhor desempenho de 2024 até agora. Só em 2024, o bitcoin avançou cerca de 60%, enquanto os ETFs brasileiros também têm variações positivas, na casa dos dois dígitos — vão de 14% e chegam a 69%.
Uma boa quinta-feira para você!
Depois que o dinheiro gringo invadiu o Ibovespa, as small caps ficaram para trás. Mas a vez das empresas de menor capitalização ainda vai chegar; veja que ações acompanhar agora
Confira as leituras mais importantes no mundo da economia e das finanças para se manter informado nesta segunda-feira de Carnaval
Nem tanto cigarra, nem tanto formiga. Morrer com dinheiro demais na conta pode querer dizer que você poderia ter trabalhado menos ou gastado mais
Miami é o novo destino dos bilionários americanos? Pois é, quando o assunto são tendências, a única certeza é: não há certezas
Veja a empresa que pode entregar retornos consistentes e o que esperar das bolsas hoje
Felizmente, vez ou outra o tal do mercado nos dá ótimas oportunidades de comprar papéis por preços bem interessantes, exatamente o que aconteceu com Eneva nesta semana
O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas
Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta
Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado
Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo
A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia
Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje