O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Além disso, na quinta-feira será divulgado o relatório trimestral de inflação do Banco Central após autarquia elevar a Selic para 12,25%
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Estamos a menos de dez dias do Natal.
Você provavelmente já começou a comprar as coisas para ceia, sua casa está ornada com tons de vermelho e verde — e, lembrete: compre logo aquele presente que você enrolou até agora, porque no fim de semana os shoppings e comércios estarão lotados.
Além das boas preocupações, como escolher o melhor frango ou fazer um estoque de garrafas de vinho, há outras coisas que acontecem esta semana que irão dividir as atenções dos investidores e operadores em bolsa.
Isso porque outro bom velhinho dará as caras esta semana para presentear os investidores com mais um corte de juros. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) fará sua tradicional coletiva de imprensa após a decisão de política monetária da maior economia do planeta.
Não apenas isso, mas a semana estará recheada de diversos eventos no exterior. A saber: a publicação de uma bateria de índices de atividade econômica (PMIs, em inglês) e da inflação do consumo dos Estados Unidos, o PCE.
Leia Também
O caminho para a semana do feriado também será longo por aqui. Nos próximos dias, a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária é um dos grandes destaques, juntamente com o relatório trimestral de inflação.
Caso você não seja muito afeita ou afeito ao bom velhinho, ainda é possível pedir um conselho ao “padrinho” — e aqui nada tem a ver com o Poderoso Chefão.
Isso porque a virada de ano também trará um novo presidente ao Banco Central brasileiro. Roberto Campos Neto será substituído por Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária.
Como último ato de Campos Neto à frente da autarquia, os juros foram colocados no patamar de 12,25% ao ano — com o voto favorável de Galípolo, vale lembrar.
Porém, o que fará Galípolo? Afinal, o diretor de política monetária, aos 42 anos, foi indicado por Lula — e o presidente segue com suas fortes críticas ao atual patamar de juros.
Quem dá alguma pista sobre o que pensa Galípolo é Luiz Gonzaga Belluzzo, chamado de “padrinho” pelo próximo presidente do BC.
‘SURFANDO’ DÓLAR A R$ 6 Powered by BTG Pactual
DEU ATÉ ENTREVISTA
Lula tem alta hospitalar, mas ainda precisa de acompanhamento médico e vai permanecer em SP pelos próximos dias. Lula apareceu durante entrevista coletiva concedida pelos médicos e falou sobre tombo, susto e prisão de Braga Netto.
CONTRAGOLPE
As provas que levaram à prisão do general Braga Netto por obstrução de justiça. Após audiência de custódia, STF manteve a prisão preventiva do general Braga Netto por tentativa de atrapalhar investigações.
AGORA VAI?
HIG oferece prêmio de mais de 30% aos acionistas minoritários para fechar o capital da Kora Saúde (KRSA3). Oferta pública de aquisição pelas ações da Kora Saúde ocorre dias depois da conclusão de um processo de reperfilamento de dívida.
PROJETOS DA VISÃO 2030
Arábia Saudita fecha parcerias milionárias com Reino Unido e França — mas não tem nada a ver com o petróleo. Parcerias com os países europeus são voltadas para a revitalização de instituições culturais e históricas, em uma tentativa do reino árabe de se afirmar como potência cultural e turística.
INTERNACIONAL
Tentativa de autogolpe termina em abertura de processo de impeachment e presidente da Coreia do Sul é afastado. Tribunal Constitucional da Coreia do Sul tem agora 180 dias para decidir sobre o pedido de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol.
SOBE E DESCE DA BOLSA
Mesmo em semana turbulenta, algumas ações se destacam no Ibovespa: confira as maiores altas e baixas dos últimos 5 dias. Ações da Marfrig, da Braskem e da Natura caíram mais de 10% no acumulado da semana, mas alguns papéis se destacaram positivamente no Ibovespa.
DESTAQUES DA BOLSA
Giro corporativo: B3 (B3SA3) atualiza ‘guidance’, CCR (CCRO3) compra participação da Invepar no VLT Carioca e Rede D’Or (RDOR3) abre novo programa de recompra. Além de atualizar seu guidance para 2025, a B3 informou que promoverá um novo programa de recompra de ações.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo