🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

O que divide o brasileiro de verdade: Ibovespa reage a decisão de juros do BCE e dados dos EUA em dia de agenda fraca por aqui

Expectativa com o PIB da China e novas medidas contra crise imobiliária na segunda maior economia do mundo também mexem com mercados

17 de outubro de 2024
8:22
Estrada duas opções divisão
Imagem: Shutterstock

Os processos eleitorais mais recentes tiveram como marca registrada a polarização. Esse processo de radicalização é menos claro nas eleições municipais deste ano, pelo menos na aparência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o brasileiro talvez tenha temas muito mais divisivos do que a política para discutir. Arroz com ou sem uvas passas nas ceias de Natal e Ano-Novo? Panetone ou chocotone? Passar os próximos meses com ou sem horário de verão?

Um levantamento do Datafolha realizado no início de outubro expõe a divisão na sociedade em relação ao horário de verão: 47% são a favor e 47% são contra. Os 6% restantes declararam-se indiferentes.

Agora o martelo está batido. O governo federal decidiu não adotar o horário de verão em 2024. Prometeu revisitar o tema no ano que vem.

Até lá, 47% dos brasileiros ficarão insatisfeitos. Exatamente como ocorreria se o horário de verão fosse adotado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro tema que tem provocado polarização no Brasil e no mundo é o rumo das taxas de juros. Aumentar, cortar ou manter como está?

Leia Também

Quem vai se manifestar sobre isso hoje é o Banco Central Europeu (BCE). A expectativa dos analistas é de um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros na zona do euro.

Tão importante quanto a decisão é a entrevista coletiva que será concedida pela presidente do BCE, Christine Lagarde, pouco depois da decisão.

Na ausência de indicadores relevantes por aqui, os participantes do mercado também estarão de olho em dados do varejo e da indústria dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, os investidores avaliam o impacto das mais recentes medidas adotadas pela China contra a crise imobiliária.

Mas as atenções estão voltadas mesmo para o que vai vir à noite: os números do PIB do terceiro trimestre da segunda maior economia do mundo.

Já na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro, a repórter Larissa Vitória revela quais construtoras listadas na B3 divulgaram as melhores prévias trimestrais até agora.

O que você precisa saber hoje

ELEIÇÕES AMERICANAS E INVESTIMENTOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, às 18h, junte-se ao evento gratuito e online ‘Eleições Americanas: o futuro em jogo’. Descubra como as disputas entre Kamala Harris e Donald Trump podem afetar seu bolso, com insights sobre ações globais, cenários econômicos e geopolíticos. Não perca a oportunidade de entender melhor o que esperar para o dólar, ações e outros investimentos americanos.

FOLLOW-ON
Caixa Econômica autoriza oferta subsequente de ações da Caixa Seguridade (CXSE3).
Objetivo é atingir o percentual mínimo de ações da seguradora em circulação de acordo com as regras do Novo Mercado da B3.

LUZ VERDE
Mais um passo para a ação da CVC (CVCB3) decolar? Acordo para alongar vencimentos e reduzir juros de debêntures é aprovado.
Entendimento com debenturistas para o reperfilamento de dívidas havia sido alcançado há pouco mais de um mês; confira os detalhes.

OFERTA DE AÇÕES VEM AÍ?
Banco da Amazônia (BAZA3) contrata bancos para possível reabertura de capital na bolsa; saiba mais sobre o potencial re-IPO.
Bank of America, Citigroup, XP, Caixa Econômica Federal e UBS farão, em conjunto, estudos para preparar e analisar a viabilidade de uma oferta pública de distribuição primária de ações do Basa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A XERIFE ESTÁ DE OLHO
Caso Silverado: CVM multa gestora e fundador em quase R$ 500 milhões após fraude multimilionária com FIDCs.
Após anos de investigação, a autarquia julgou na noite passada as condenações da fraude com fundos da gestora fundada por Manoel Carvalho Neto.

ELEIÇÕES AMERICANAS
‘Putin prefere [a eleição de] Trump’ nos Estados Unidos, diz economista Roberto Dumas Damas.
Especialista vê Donald Trump menos propenso a ajudar na defesa da Ucrânia e de Taiwan; em contrapartida, republicano pode “se meter” no confronto no Oriente Médio.

SENTIU? SENTIU
Guerra de chips entre EUA e China começa a prejudicar empresas: parceira holandesa da Nvidia dá os primeiros sinais de ‘crise’.
ASML, uma das empresas mais valiosas da Europa, reduz guidance para vendas no país asiático em 2025 – entenda como isso pode ser uma ‘prévia’ pro mercado de semicondutores.

ARRUMANDO A CASA
Em recuperação judicial, AgroGalaxy (AGXY3) anuncia plano de reestruturação com fechamento de lojas e redução do quadro de funcionários.
Segundo o grupo varejista de insumos agrícolas, a mudança visa garantir a sustentabilidade de suas operações em meio a adversidades enfrentadas pelo agronegócio brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ELEIÇÕES MUNICIPAIS
O apagão em São Paulo pesou? Primeira pesquisa Quaest do segundo turno dá 45% para Nunes e 33% para Boulos.
As entrevistas foram realizadas entre 13 e 15 de outubro, período em que a capital paulista enfrentou as consequências de uma forte chuva que deixou boa parte da cidade no escuro por dias.

DESTAQUES DA BOLSA
Maior alta do Ibovespa em 2024, Embraer (EMBR3) continua a ganhar altura na B3 e sobe 5%. O que está por trás da alta das ações?
Uma tríade de fatores impulsiona a fabricante de aeronaves: maior otimismo do mercado, novos investimentos para expansão no exterior e o financiamento da Eve com o BNDES.

MAIS UM PASSO
Chapter 15: Light (LIGT3) pede reconhecimento de processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.
Objetivo é ingressar na lei de falências americana para aplicar nos Estados Unidos as medidas de reestruturação de dívidas aprovadas no Brasil.

POLÍTICA MONETÁRIA
Os modelos estão errados? FMI lança alerta para que bancos centrais aprimorem mecanismos de combate à inflação.
Estudo integra o relatório de perspectiva econômica mundial do FMI, que será publicado na próxima semana como parte das reuniões anuais do organismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Uma economia global de opostos

22 de dezembro de 2025 - 19:41

De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esquenta dos mercados: Investidores ajustam posições antes do Natal; saiba o que esperar da semana na bolsa

22 de dezembro de 2025 - 8:44

A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje

19 de dezembro de 2025 - 8:31

O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora

SEXTOU COM O RUY

A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década

19 de dezembro de 2025 - 6:08

Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

18 de dezembro de 2025 - 8:55

Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…

17 de dezembro de 2025 - 20:00

Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar