Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
REGULAÇÃO DO AGRO

Vem Fiagro multimercado: CVM enfim publica novas regras para fundos de investimento no agronegócio; confira o que vai mudar 

Segundo a autarquia, a norma para os Fiagros entrará em vigor em 3 de março de 2025 e o Seu Dinheiro havia antecipado a notícia para você

fiagros fiis fundos imobiliários agronegócio ações
Imagem: Canva Pro / Montagem: Bruna Martins

Enquanto muitos se preparam para virar a página do calendário, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) conseguiu cumprir uma última promessa antes de setembro chegar ao fim: lançar a nova regulação dos Fiagros — fundos que investem na cadeia do agronegócio — ainda neste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi antecipada pelo Seu Dinheiro na última sexta-feira (27), em entrevista com o presidente da autarquia, João Pedro Nascimento.

As novas regras integram o Anexo VI da Resolução CVM 175, o Marco Regulatório dos Fundos de Investimento, que entrou em vigor em outubro do ano passado. 

Os Fiagros eram a única categoria de fundos de investimento cuja regulação ainda estava faltando no conjunto de normas.

“Editamos uma norma dinâmica, com foco na transparência e em padrões de conduta, reforçando o compromisso da CVM em tornar o Mercado de Capitais cada vez mais propício para ofertantes e investidores do Agronegócio, em reconhecimento à relevância deste segmento para o nosso país. Lugar do Agronegócio é, definitivamente, no Mercado de Capitais”, escreveu Nascimento, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova norma para os Fiagros entrará em vigor em 3 de março de 2025. Os fundos que já se encontram em funcionamento terão até 30 de setembro do ano que vem para se adaptar à nova regulamentação — mesmo prazo de conclusão da adaptação dos demais fundos à Resolução CVM 175. 

Leia Também

O QUE MEXEU COM O IBOVESPA NA SEMANA

As ações que roubaram a cena no Ibovespa: MBRF (MBRF3) dispara, enquanto Usiminas (USIM5) fica na lanterna

BALANÇO DO MÊS

Ações pagam mais que o dobro da renda fixa em julho, mas outro investimento sai à frente dos dois

O que muda com a nova regulação dos Fiagros

Hoje, os Fiagros podem investir tanto em imóveis rurais, como fazendas e usinas, quanto em títulos de dívida atrelados ao agronegócio, como Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) ou direitos creditórios, no caso dos Fiagros-FIDCs.

Assim como os fundos imobiliários, os Fiagros distribuem rendimentos regularmente, e estes são isentos de imposto de renda para a pessoa física, desde que tenham ao menos 100 cotistas.

A nova regulação amplia a gama de ativos nas quais os Fiagros podem investir, além de permitir a criação de Fiagros multimercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso significa que os fundos passam a poder investir em diferentes classes de ativos e estratégias (por exemplo, ações de empresas abertas ou não, imóveis e dívida numa mesma carteira), sem o compromisso de concentração de investimentos em um fator em específico.

Segundo a CVM, nada impede que os Fiagros concentrem as carteiras em “ativos típicos de outras categorias de fundos”, por exemplo — desde que as políticas de investimento sejam voltadas ao agronegócio. 

Outro grande destaque da nova regulação é a ampliação das possibilidades dos Fiagros dentro da cadeia de sustentabilidade e dos investimentos verdes.

Os fundos poderão passar a investir, por exemplo, em títulos lastreados em créditos de carbono — um incentivo para que os produtores rurais passem a gerar esse tipo de ativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, considerando que a produção de etanol é uma atividade do agronegócio, também será permitido aos Fiagros adquirirem créditos de descarbonização, o CBIO. 

No entanto, a autarquia destaca que, até o momento, esse mercado no Brasil ainda possui riscos “extramercado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
B3 (B3SA3), operadora da bolsa brasileira, ações, mercados, Ibovespa, renda variável 31 de julho de 2026 - 10:25
ID da foto:1422301200 30 de julho de 2026 - 11:03
research ideas; btg pactual; trader 30 de julho de 2026 - 10:00
28 de julho de 2026 - 15:27
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 27 de julho de 2026 - 19:30
27 de julho de 2026 - 6:02
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 26 de julho de 2026 - 17:55
ID da foto:2170926072 24 de julho de 2026 - 19:24
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar