🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
ETF de renda fixa

Melhor que o Tesouro Direto? Este investimento desconhecido tende a bater o CDI, protege da inflação e ainda paga menos imposto de renda

ETFs de renda fixa são mais eficientes, do ponto de vista tributário, que a compra direta de títulos públicos; e este ainda oferece boa proteção contra a inflação

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
28 de junho de 2023
6:20 - atualizado às 19:05
Imagem ilustrativa mostra guarda-chuva protegendo uma pilha de moedas, representando a inflação
Imagem: Shutterstock

Uma estratégia muito utilizada por investidores pessoas físicas para se proteger da inflação é a compra de títulos públicos Tesouro IPCA+ (NTN-B) no Tesouro Direto. Com remuneração indexada ao IPCA, esses papéis garantem, no vencimento, um retorno real, isto é, acima da inflação oficial.

Mas existe outra maneira de se proteger da inflação e potencialmente vencer o CDI pagando, em certos casos, menos imposto de renda do que no Tesouro Direto: expondo-se ao IMA-B 5, índice de renda fixa que replica o desempenho de uma cesta de títulos Tesouro IPCA+ de curto prazo, isto é, com vencimentos de até cinco anos.

Esse indicador acompanha a variação dos preços desses títulos públicos no mercado, com as suas eventuais valorizações e desvalorizações de acordo com a perspectiva para os juros e a inflação.

A volatilidade dos papéis curtos, no entanto, costuma ser menor que a dos títulos públicos de prazo mais longo, cujo desempenho está menos atrelado à inflação e aos juros de curto prazo e mais ligado ao risco-país.

A maneira mais eficiente de obter um retorno similar ao do IMA-B 5, sob o ponto de vista dos custos, é por meio da compra de cotas de um ETF que reproduza o desempenho deste indicador.

ETFs são fundos de índice, isto é, fundos de investimento fechados que seguem a variação de algum índice de mercado e cujas cotas são negociadas em bolsa, como se fossem ações.

Atualmente, existem dez ETFs de renda fixa na bolsa brasileira, sendo que oito deles replicam o desempenho de índices de títulos públicos. Mas apenas um é atrelado especificamente ao IMA-B 5: o B5P211, do Itaú, um fundo pouco conhecido, com apenas 4.500 cotistas e patrimônio de R$ 361,6 milhões.

IMA-B 5 venceu o CDI e a inflação pelo IPCA nos últimos dez anos

Note que comprar um ETF para se expor ao IMA-B 5 é uma estratégia diferente de comprar um Tesouro IPCA+ de prazo curto e ficar com ele até o vencimento.

Em ambos os casos, o investidor fica exposto à flutuação dos preços de mercado dos títulos, que pode ser para cima ou para baixo.

Mas no caso do Tesouro IPCA+, o investidor pode, em última análise, carregá-lo ao vencimento e embolsar exatamente o retorno contratado na hora da compra. Eventuais lucros ou prejuízos com a variação de preços só ocorrem caso o papel seja vendido antes do vencimento.

Já no caso do ETF atrelado ao IMA-B 5, não há essa opção de levar ao vencimento. Os títulos da carteira vão vencendo e dando lugar a outros papéis com prazos inferiores a cinco anos, de forma perpétua. Na hora da venda das cotas para reaver o dinheiro, o investidor pode ter tido ganhos ou perdas, a depender do momento de mercado.

Mas um estudo recente da Itaú Asset, administradora de vários outros ETFs além do próprio B5P211, mostra que o IMA-B 5 tem sido capaz de superar o IPCA e o CDI na maior parte do tempo, sobretudo em prazos maiores.

Foram analisadas diferentes janelas de tempo – de seis, 12, 24 e 36 meses – em um período de dez anos, de 1o de março de 2013 a 28 de fevereiro de 2023, totalizando 2.512 observações para cada horizonte.

Elas mostram que o desempenho do IMA-B 5 foi quase sempre positivo e também melhor que o CDI na maioria das vezes, principalmente nos prazos de mais de dois ou três anos. Veja:

PeríodoPercentual das observações em que o desempenho foi positivoPercentual das observações em que o desempenho superou o CDI
Janela 6 meses98%66%
Janela 12 meses100%78%
Janela 24 meses100%89%
Janela 36 meses100%96%
Fontes: Anbima e Bloomberg
Elaboração: Itaú Asset Management

Observe também que, nas quatro janelas de tempo, o IMA-B 5 (linha azul) venceu o IPCA (linha pontilhada) na maior parte do tempo, sobretudo nas janelas maiores:

Desempenho do IMA-B em janelas de 6 meses vs. CDI, IPCA e IPCA + 5%
Desempenho do IMA-B em janelas de 12 meses vs. CDI, IPCA e IPCA + 5%
Desempenho do IMA-B em janelas de 24 meses vs. CDI, IPCA e IPCA + 5%
Desempenho do IMA-B em janelas de 36 meses vs. CDI, IPCA e IPCA + 5%

O B5P211, especificamente, foi lançado em novembro de 2020 e desde então apresenta um rendimento ligeiramente inferior ao CDI (24,39% vs. 24,98% da taxa de juros, já descontada a taxa de administração, mas sem descontar o IR). Já a inflação, de novembro de 2020 a maio de 2023, foi de 22,57%.

Vantagens dos ETFs em relação à compra de títulos públicos via Tesouro Direto

Mas por que investir num ETF de títulos públicos pode ser mais eficiente do que comprar os papéis diretamente no Tesouro Direto? Porque, nos ETFs, o investidor paga menos imposto de renda em algumas situações.

Como outros fundos de investimento, os ETFs também cobram taxa de administração. Mas, no caso dos ETFs que seguem índices de títulos públicos, a preferência tem sido por cobrar não mais que 0,20% ao ano, que é o mesmo valor da taxa de custódia obrigatória do Tesouro Direto – então ficam meio que elas por elas.

A tributação, porém, é bem diferente. ETFs de renda fixa são tributados apenas em 15% independentemente do prazo, enquanto no Tesouro Direto, a tributação se dá conforme a tabela regressiva do imposto de renda, cujas alíquotas variam de 22,5% a 15%, a depender do prazo:

Prazo do investimentoAlíquota
Até 180 dias (Até 6 meses)22,5%
De 181 a 360 dias (De 6 meses a 1 ano)20,0%
De 361 a 720 dias (De 1 a 2 anos)17,5%
Acima de 720 dias (2 anos)15,0%

Investimentos que buscam proteção contra a inflação são tipicamente de médio/longo prazo, mas caso você precise, porventura, resgatar seu dinheiro antes de dois anos, pagará mais IR no Tesouro Direto do que num ETF. Fora que, no Tesouro Direto, também há incidência de IOF para aplicações de prazos inferiores a 30 dias.

Além disso, caso o investidor não esteja visando uma geração de renda, compensa mais investir em ETF do que em Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).

Nos ETFs, o reinvestimento dos juros pagos – os chamados cupons – é automático. Logo, você não paga IR sobre eles, pois os valores não chegam a cair na sua conta.

Já no Tesouro Direto, mesmo que você queira reinvestir os cupons, precisará pagar IR ao recebê-los, e as alíquotas também seguirão a tabela regressiva acima, de acordo com o prazo da aplicação.

Finalmente, os ETFs não sofrem a incidência de come-cotas, tributação semestral dos fundos abertos, aqueles oferecidos nas plataformas de investimento. Isso é uma vantagem, por exemplo, em relação aos fundos de renda fixa comuns indexados ao IMA-B 5, pois o come-cotas realmente sacrifica a rentabilidade do cotista.

Vale lembrar que essas características de tributação não são exclusivas do B5P211, sendo comuns a todos os ETFs de renda fixa negociados na B3.

Tesouro IPCA+ ou B5P211?

Por outro lado, a compra de títulos públicos pelo Tesouro Direto conta com a vantagem de o investidor poder levar o papel ao vencimento, evitando, assim, eventuais retornos negativos, como descrito anteriormente nesta matéria.

Assim, a compra direta de Tesouro IPCA+ pelo Tesouro Direto e o investimento em ETFs atrelados ao IMA-B, como o B5P211, são mais complementares do que excludentes.

Com a compra direta do título, o investidor perde em diversificação e eficiência tributária, além de precisar monitorar por conta própria os prazos, vencimentos e eventuais pagamentos de cupons, até para reinvestir os valores, se for o caso.

Porém, ganha em controle da carteira e liberdade para escolher entre vender antecipadamente ou levar ao vencimento.

Já com o ETF, além de pagar menos imposto de renda nas situações já indicadas, esse monitoramento fica integralmente por conta do gestor, o que pode ser mais interessante para quem quer praticidade e proteção contra a inflação de uma forma estrutural na carteira, de olho no longo prazo.

Importante ressaltar que, em matéria de acessibilidade e liquidez, as duas alternativas são similares. Tanto ETFs quanto o Tesouro Direto têm baixo valor de investimento inicial e alta liquidez.

Os títulos públicos têm garantia de recompra diária pelo próprio Tesouro Nacional, caso o investidor queira sair do investimento antes do fim do prazo; já os ETFs, mesmo os pequenos, como o B5P211, contam com formadores de mercado para absorver as demandas de venda das cotas.

VEJA TAMBÉM - VIVARA (VIVA3) DISPARANDO 40%: "É SÓ O COMEÇO" — HORA DE COMPRAR

Cuidados ao investir em ETF

Para finalizar, convém ressaltar apenas alguns pontos de atenção que o investidor deve ter ao investir em ETFs de maneira geral.

ETFs não são oferecidos na “prateleira” das corretoras, como os fundos de investimento abertos e mais conhecidos das pessoas físicas. Para adquiri-los, é preciso ter acesso ao home broker da sua corretora e comprar as cotas na bolsa.

Ao fazer a compra, o investidor pode estar sujeito a taxas de corretagem e custódia (muitas das principais corretoras zeram esses custos hoje em dia), além de precisar pagar os emolumentos à B3.

Caso queira sair do investimento ou recuperar parte do valor investido, o cotista não consegue fazer um resgate. Ele precisa vender suas cotas na bolsa para outro investidor, pelo preço de mercado do dia da venda, o que também deve ser feito via home broker.

No caso de ETFs de renda fixa, a tributação é feita na fonte na hora da venda das cotas, então o investidor não precisa se preocupar em calcular o IR devido e recolhê-lo, como ocorre com os ETFs de renda variável e outros investimentos de bolsa, como ações.

Mesmo assim, o investidor precisa manter um controle de quantas cotas comprou a cada aquisição e por qual preço, além de calcular o custo médio de aquisição dessas cotas, para poder declará-las corretamente no imposto de renda.

Diferentemente do que ocorre com os fundos de investimento abertos, as movimentações e os valores referentes a ETFs a serem informados na declaração de IR não constam em informe de rendimentos. Você encontra mais informações sobre como os ETFs são tributados e declarados nesta outra matéria.

Compartilhe

Renda fixa incentivada

Órfão das LCI e LCA? Banco indica 9 títulos isentos de imposto de renda que rendem mais que o CDI e o Tesouro IPCA+

24 de abril de 2024 - 17:15

Itaú BBA recomenda nove títulos de renda fixa, entre debêntures, CRIs e CRAs, acessíveis para investidores em geral e isentos de IR

Em busca da liquidez perdida

Ficou mais difícil investir em LCI e LCA após mudanças nas regras? Veja que outras opções você encontra no mercado

22 de abril de 2024 - 6:45

Prazo de carência de LCIs e LCAs aumentou de três para 12 ou nove meses, respectivamente; além disso, emissões caíram e taxas baixaram. Para onde correr?

ALTERNATIVA AO PRO SOLUTO

Meu CRI, Minha Vida: em operação inédita, Opea capta R$ 125 milhões para financiar imóvel popular de clientes da MRV

16 de abril de 2024 - 17:27

A Opea Securitizadora e a fintech EmCash acabam de anunciar a emissão do primeiro CRI voltado ao financiamento de unidades lançadas pela MRV dentro do programa habitacional do governo federal

Para onde ir?

Onde investir na renda fixa após tantas mudanças de regras e expectativas? Veja as recomendações das corretoras e bancos

16 de abril de 2024 - 13:03

Mercado agora espera que corte de juro seja menos intenso, e mudanças nos títulos isentos ocasionou alta da demanda por debêntures incentivadas, com queda nas taxas; para onde a renda fixa deve ir, então?

Mordida do Leão

O risco do Tesouro Direto que não te contaram (spoiler: tem a ver com inflação e imposto de renda)

15 de abril de 2024 - 6:04

Mordida do Leão sobre o Tesouro IPCA+ ocorre não só sobre o retorno real do título, mas também sobre a variação da inflação; e isso tem implicações para o investidor

O BRILHO DAS ISENTAS DE IR

A vez da renda fixa: Debêntures impulsionam mercado de capitais no 1T24 após “fim da farra” das LCIs e LCAs 

11 de abril de 2024 - 18:46

A captação do mercado de capitais chegou ao recorde de R$ 130,9 bilhões entre janeiro e março deste ano, impulsionada pelas ofertas de renda fixa

Mudança nas regras

Está faltando papel? Emissões de LCIs e LCAs caíram pela metade depois de aumento do prazo de carência

5 de abril de 2024 - 14:35

Levantamento do JP Morgan mostra queda anual de 40% nas novas emissões de LCIs e LCAs e baixas de 50% a 60% desde aprovação das novas regras; estudo da XP também mostra impacto das medidas na emissão de CRIs e CRAs

Em busca da isenção perdida

Debêntures incentivadas viraram o porto seguro da isenção de IR, mas ainda valem a pena?

4 de abril de 2024 - 6:36

Títulos de dívida emitidos por empresas estão entre os melhores investimentos do ano, com alta de mais de 3,50%; em 12 meses, ganhos ultrapassam 18,50%. Mas depois de toda essa valorização, taxas continuam atrativas?

Oportunidade

Mesmo com a Selic em queda, taxas do Tesouro Direto subiram e voltaram aos níveis de outubro de 2023; vale a pena investir agora?

21 de março de 2024 - 6:00

Títulos públicos mais longos acumulam queda neste início de ano; no caso do Tesouro IPCA+ remuneração voltou a se aproximar dos 6% ao ano mais inflação

Rumo a um dígito

Quanto rendem R$ 100 mil na poupança, no Tesouro Direto e em CDB com a Selic em 10,75%?

20 de março de 2024 - 19:30

Banco Central cortou a taxa básica em mais 0,50 ponto percentual nesta quarta; veja como a rentabilidade dos investimentos conservadores deve reagir

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar