🔴 AGORA O SEU DINHEIRO ESTÁ NO WHATSAPP! CLIQUE AQUI E RECEBA CONTEÚDOS DIRETO POR LÁ. 

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DEMANDA INÉDITA

Te cuida, Globo? PT agora quer canal de TV e pede autorização ao governo Lula

O pleito do partido é inédito — nenhuma outra legenda detém concessão pública para operar um canal de televisão no Brasil

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de junho de 2023
17:35 - atualizado às 16:26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Cuba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Cuba - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

A Globo pode, em breve, ter um novo concorrente. É que o PT fez um pedido ao Ministério das Comunicações para ter os próprios canais de TV e rádio abertos. Caberá ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva a outorga.

O documento foi assinado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e pelo secretário nacional de comunicação da sigla, Jilmar Tatto (PT-SP) e entregue ao chefe da pasta, Juscelino Filho.

Para justificar o pedido ao governo Lula, Tatto, que também é deputado federal e secretário de Comunicação da Câmara, afirmou que "o PT é grandioso, é o maior partido político de esquerda da América Latina, com mais 2,5 milhões de filiados e filiadas, está organizado em todas as capitais e na grande maioria dos municípios brasileiros" e que a concessão vai ajudar a "difundir as nossas ideias e propostas da militância".

  • Quer ter a chance de multiplicar o seu patrimônio em até 5x nos próximos 36 meses? Conheça o plano criado pelo CEO da Empiricus Research para buscar esse feito investindo nas ações com maior potencial rentável da bolsa. [TENHA ACESSO À ESTRATÉGIA AQUI]

Mais argumentos para Lula

Em um trecho do ofício revelado pelo próprio partido, o PT argumenta que "um canal de comunicação próprio possibilitaria o cumprimento de um dever constitucional, legal e estatutário, oportunizando uma participação política para além do simples ato de votar, adotando-se uma verdadeira pedagogia de participação político-partidária".

O documento ainda diz que o PT precisa ampliar a prestação de contas à população e potencializar formação e incentivo à participação política da população. 

O partido reconhece que o pleito é inédito. Nenhuma outra legenda detém concessão pública para operar um canal de TV. Um levantamento do próprio PT aponta que há 49 canais vagos pelo País e com possibilidade de concessão do Ministério das Comunicações.

Com a palavra, o PT

Para Gleisi, a decisão permitirá ao partido ampliar as suas redes e levar "informações com credibilidade, incentivo à participação e formação política". 

"Cumprimos todas as exigências determinadas pela Constituição para concessão pública de meios de comunicação", disse.

O ministro das Comunicações, que avaliará o pedido, mais uma vez está na berlinda. Na segunda-feira (5), Fernando Fialho, sogro de Juscelino, recebeu empresários no Ministério das Comunicações quando o genro estava fora da capital federal — um comportamento irregular, já que o sogro não está nomeado na pasta.

Além disso, no gabinete, representantes de empresas são recebidos pelo sogro e por João Bezerra Magalhães Neto, um aliado político do ministro, que, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um aposentado por invalidez, mas, no ministério, atua ao lado de Juscelino.

  • VEJA TAMBÉM: Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

*Com informações do Estadão Conteúdo

Compartilhe

ADEUS, DÍVIDAS

Desenrola Brasil: bancos já renegociam R$ 14,3 bilhões em dívidas após pouco mais de dois meses de programa

25 de setembro de 2023 - 16:00

A terceira fase do Desenrola vai renegociar dívidas de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estão inscritos no Cadastro Único

POLÍTICA ECONÔMICA

O Brasil corre risco de ter reforma tributária de “exceções”, para vice-governador de São Paulo

24 de setembro de 2023 - 16:48

Para o político, o principal problema na reforma tributária é a grande quantidade de leis complementares que estão previstas

MAIORIA NO STF

Dilma Rousseff elegível? STF mantém direitos políticos da ex-presidente após impeachment

23 de setembro de 2023 - 16:57

Dilma foi candidata ao Senado em 2018, mas não se elegeu, e hoje é presidente do Novo Banco do Desenvolvimento

8 DE JANEIRO

Consultores de golpe? Bolsonaro discutiu possibilidade de intervenção militar com Forças Armadas após vitória de Lula, diz Cid, em delação

21 de setembro de 2023 - 14:00

Na delação, Cid disse que foi testemunha das duas reuniões, quando Bolsonaro recebeu o documento do assessor e também quando levou-o aos militares

VIAGEM AO EXTERIOR

‘Green bonds’: veja o que já sabemos sobre os títulos sustentáveis propostos aos investidores internacionais por Haddad 

18 de setembro de 2023 - 8:47

Autoridades do governo já realizaram 36 reuniões, das quais participaram cerca de 60 investidores internacionais, incluindo nomes dos EUA e da Europa

NÃO PERCA NADA

Lula e Haddad chegam em Nova York: veja agenda completa do que presidente e ministro farão nesta semana 

17 de setembro de 2023 - 15:40

Lula será acompanhado por uma grande comitiva de ministros que, segundo fontes, pode ser a maior já vista para acompanhar um presidente brasileiro

EM HAVANA

Em Cuba, Lula defende ordem mundial justa e critica embargo ao país antes de viajar para encontro da ONU

16 de setembro de 2023 - 16:25

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprova todos os anos um texto denunciando os efeitos negativos da política americana e pedindo o fim do embargo

RENEGOCIAÇÃO

Desenrola Brasil: Banco do Brasil ultrapassa volume de R$ 10 bilhões em renegociação de dívidas

16 de setembro de 2023 - 15:15

O programa Desenrola foi lançado há cerca de dois meses em conjunto pelo governo federal e os bancos brasileiros

MINHAS BLUSINHAS!

Remessa Conforme: depois da Shein, Amazon e Shopee aderem ao programa do governo — mas já está funcionando? Veja

16 de setembro de 2023 - 12:30

A isenção não se estende ao ICMS cobrado pelos Estados, que tem alíquota uniforme de 17%, conforme definição do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)

VIAGEM PRESIDENCIAL

Lula em Cuba deve trazer de volta Mais Médicos? Presidente vai ao país para fechar acordos sobre medicamentos e vacinas

16 de setembro de 2023 - 10:15

Lula desembarcou na última sexta-feira (15) em Havana, capital cubana, onde irá participar da cúpula do G77+China, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento além da China

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies