Lula é derrotado por delegado da Lava Jato nos Tribunais e terá que pagar para encerrar processo, diz jornal
Segundo informações do Uol, Lula perdeu uma ação que movia contra um dos delegados que atuou na operação

A conflituosa relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os membros da Lava Jato segue rendendo movimentações nos tribunais brasileiros. Segundo informações do Uol, Lula perdeu um processo que movia contra um dos delegados que atuou na operação.
O presidente pedia desde 2016, de acordo com o portal, o que o delegado Filipe Hille Pace lhe pagasse uma indenização de R$ 100 mil por uma suposta perseguição política sofrida durante as investigações da Lava Jato.
No processo aberto em 2016, Cristiano Zanin Martins, ex-advogado do petista que foi indicado a ele para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, alegou que o delegado da Polícia Federal paraense havia vinculado, sem provas, Lula a uma planilha de pagamentos de propina da Odebrecht.
"Um delegado da PF não poderia usar de um documento oficial para emitir uma opinião leviana", apontou o advogado no processo ao qual o Uol teve acesso.
VEJA TAMBÉM — Nome no Serasa: sofri um golpe e agora estou negativado! O que fazer?
Mas o argumento não foi aceito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que negou o pedido de indenização e condenou o presidente a pagar os honorários dos advogados de Pace, cujo valor estimado é de R$ 16 mil.
O TJ-SP entendeu que o delegado estava apenas cumprindo seus deveres e atribuições e que os advogados de Lula não comprovaram que a investigação foi contaminada por opiniões políticas. A decisão segue o entendimento da primeira instância, mas o presidente ainda pode recorrer.
Leia Também
Vale relembrar que o Lula tem um histórico de sucesso com os tribunais superiores brasileiros: ele foi condenado em dois processos na Lava Jato e chegou a passar mais de um ano e meio preso, mas as decisões foram anuladas pelo STF em 2021.
ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados com 50% dos votos válidos em nova pesquisa Datafolha
22 de outubro de 2026 - 19:46EMPATE TÉCNICO
O medo mudou de lado? O detalhe da pesquisa Quaest que pode azedar as apostas do mercado em Flávio Bolsonaro
21 de outubro de 2026 - 13:00ELEIÇÕES 2026
Seu local de votação mudou? TSE altera mais de 4 mil seções para o 2º turno; veja como consultar
18 de outubro de 2026 - 9:23ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Ipespe: Lula ganha terreno e diferença para Flávio Bolsonaro cai três pontos em uma semana
17 de outubro de 2026 - 12:52ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na pesquisa CNT/MDA; confira os números
16 de outubro de 2026 - 11:57ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro cai para 51% dos votos válidos e Lula sobe para 49% em nova pesquisa Datafolha
15 de outubro de 2026 - 19:02E AS CONTAS PÚBLICAS?
Tarifa zero no fim de semana: Lula anuncia PEC para passe livre e sugere custeio via emendas parlamentares
15 de outubro de 2026 - 18:44UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA