POR QUE A AMERICANAS PODE SE SAFAR DOS CREDORES COM A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EU NÃO? VEJA A RESPOSTA

Cotações por TradingView
2023-03-01T18:01:13-03:00
Carolina Gama
FECHANDO O CERCO

Putin sem saída? Parlamento da Finlândia aprova entrada do país na Otan; saiba o que isso significa para a Rússia

O presidente russo se sentiu encurralado quando a Ucrânia manifestou intenção de se tornar membro permanente da aliança, o que resultou na invasão. Agora, ele volta a enfrentar um novo pesadelo.

Carolina Gama
1 de março de 2023
18:01
O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Reprodução/Flickr

Vários foram os motivos para o presidente russo, Vladimir Putin, invadir a Ucrânia, mas o gatilho para a guerra foi o desejo de Kiev de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como membro permanente. 

Se isso acontecesse, o chefe do Kremlin se veria cercado por uma aliança formada por países do Ocidente da qual os EUA fazem parte e cujo lema é “mexeu com um, mexeu com todos”. 

Sentindo-se desafiado, Putin resolveu não esperar para ver e, depois de vários alertas sobre a movimentação da Otan nos países que fazem fronteira com a Rússia, invadiu a Ucrânia com a ideia de dominar um território no qual já estava de olho há muito tempo. 

O argumento do presidente russo para o que chama de operação militar especial foi a libertação dos ucranianos e a desnazificação de Kiev. 

Pouco mais de um ano depois da invasão, Putin se vê novamente cercado pela Otan — dessa vez não pela Ucrânia, mas pela Finlândia.

Por que a Finlândia é uma ameaça para Putin?

Se a Finlândia entrar na Otan como membro permanente, Putin estará ainda mais cercado — restando uma saída mais ao norte apenas pela Suécia. 

E hoje mais um passo foi dado na direção de fechar esse cerco. O parlamento finlandês aprovou por maioria esmagadora a legislação que permite que o país se junte à Otan, aumentando as chances de se tornar um membro da aliança antes da vizinha nórdica Suécia.

No ano passado, ambos os países abandonaram décadas de não-alinhamento militar em uma mudança política histórica desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, apresentando simultaneamente pedidos de adesão à Otan e prometendo concluir o processo “de mãos dadas”.

Os parlamentares finlandeses votaram 184 a favor da aceitação dos tratados da Otan, com sete contra e uma abstenção, depois de pressionar para que a legislação seja aprovada antes das eleições gerais planejadas para o início do próximo mês, a fim de evitar um vácuo político.

A votação ocorreu quando uma movimentação já começou em uma cerca ao longo de partes da fronteira de 1.340 km da Finlândia com a Rússia, com o objetivo de aumentar a segurança e combater qualquer tentativa de Moscou de armar a migração em massa após a invasão da Ucrânia.

Turquia, o fiel da balança

Os novos participantes da Otan devem ser aprovados por todos os 30 membros existentes e, embora tanto o pedido da Finlândia como o da Suécia ainda aguardem a aprovação da Hungria e da Turquia, os suecos enfrentam objeções de Ancara por abrigar o que considera membros de grupos terroristas.

A Turquia anunciou na segunda-feira (28) que as negociações com a Finlândia e a Suécia seriam retomadas em 9 de março, depois que as negociações com a Suécia foram abandonadas devido a uma disputa sobre os protestos realizados em Estocolmo, incluindo a queima do Alcorão em frente à embaixada da Turquia.

Já o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse na semana passada que mais conversas eram necessárias antes que os deputados votassem sobre as propostas de adesão e acusou os dois países de espalhar "mentiras descaradas" sobre o estado da democracia e o estado de direito na Hungria.

Uma delegação do parlamento da Hungria visitará a Finlândia em 9 de março para discutir seu pedido de adesão à Otan, disse o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, na terça-feira.

Além disso, a aprovação parlamentar não significa que a Finlândia se juntará automaticamente à Otan assim que a Turquia e a Hungria ratificarem seu pedido, mas o projeto de lei deve ser sancionado pelo presidente dentro de três meses, estabelecendo um prazo de quanto tempo pode esperar pela Suécia.

*Com informações do The Guardian

Compartilhe

DIRETO DE ESTOCOLMO

Nem um dos países mais felizes do mundo escapa da inflação: Suécia tem alta de preços de 12%, a mais alta em quase 40 anos

25 de março de 2023 - 13:51

Esse é o maior índice desde o final de 1980, de acordo com dados do Investing.com e não é incomum encontrar na história sueca momentos de deflação ao longo desse período

CONCORRÊNCIA DESLEAL?

Shein será taxada? Governo tem ‘cabo de guerra’ com empresas nacionais e invasão do varejo online — e Lula levará pauta à China

25 de março de 2023 - 11:40

“Vocês não estão nem doidos de mexer com as taxações da Shein”, comentou uma usuária na página do ministro no Instagram

O CLIMA PESOU

Biden tira líder chinês do sério e leva uma dura que pode levar a graves consequências

24 de março de 2023 - 20:02

Uma manobra norte-americana realizada duas vezes desafiou as regras de três países, incluindo Taiwan e Vietnã, e pode trazer dor de cabeça para os EUA

ESPIRAL DA MORTE

Depois do Credit Suisse, ações do alemão Deutsche Bank despencam 15% com disparada de seguro contra calote

24 de março de 2023 - 11:01

Os problemas com o setor bancário na Europa e nos Estados Unidos continuam a pressionar os mercados internacionais

A ESCALADA DA GUERRA

Se cuida, Putin! Ucrânia vai se vingar com mega ofensiva por território roubado

23 de março de 2023 - 17:30

Nas últimas semanas, a imprensa internacional relata que as forças russas parecem estar sucumbindo em Donetsk e Kiev que aproveitar a “oportunidade” retomar a região

FECHAMENTO DO DIA

O tombo de Wall Street: a declaração de Powell que fez o S&P 500, o Dow Jones e o Nasdaq tremerem

22 de março de 2023 - 17:12

Na máxima da sessão, o Dow Jones subiu mais de 200 pontos e o Nasdaq chegou a avançar acima de 1% — mas acabaram devolvendo tudo com uma declaração do chefão do Fed; saiba o que ele disse

A RESPOSTA VEIO AÍ

Entre a cruz e a espada, Fed sobe juros apesar da crise bancária — entenda uma das decisões mais importantes do BC dos EUA

22 de março de 2023 - 15:03

O dot plot, como é conhecido o famoso gráfico de pontos com as projeções do Fomc sobre os juros, mostra mais uma elevação ainda este ano

SEM ALMOÇO GRÁTIS

Putin entrega os anéis e fica com os dedos: o preço da ajuda da China à Rússia na guerra

21 de março de 2023 - 17:43

Não é segredo que o presidente russo gostaria que a China a ajudasse Moscou enquanto se debate em um pântano econômico e militar causado pela invasão da Ucrânia, que já dura mais de um ano

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies