O republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara em uma votação histórica após a meia-noite, na madrugada deste sábado (07). O deputado superou resistências de seu próprio partido e tensões no plenário — que chegaram ao ápice após uma semana caótica que testou a capacidade da nova maioria republicana de governar.
Foram quatro dias e 13 votações exaustivas. McCarthy virou mais de uma dúzia de conservadores resistentes a se tornarem apoiadores.
Faltou um voto para o republicano na 14ª votação, o que fez a Câmara tornar-se barulhenta e indisciplinada. McCarthy caminhou para o fundo da Câmara para enfrentar resistentes. Dedos foram apontados e palavras trocadas, mas violência aparentemente evitada.
Momentos de tensão para McCarthy
Com a ordem restaurada, os republicanos alinharam-se para dar a McCarthy o cargo que tanto lutou para conquistar: o de presidente da Câmara. Com isso, ele será segundo na linha de sucessão à presidência.
A contagem foi de 216 a 212, com os democratas votando no líder Hakeem Jeffries e seis republicanos resistindo a McCarthy. Foi o fim de um amargo impasse que havia mostrado os pontos fortes e a fragilidade da democracia americana.
Após o caos
Finalmente eleito, McCarthy prestou juramento de posse e a Câmara finalmente pôde jurar os legisladores recém-eleitos que esperavam a semana toda pela abertura formal da casa e pelo início da sessão de 2023-24.
Ansioso para confrontar o presidente americano Joe Biden e o Partido Democrata, McCarthy prometeu intimações e investigações. “Agora começa o trabalho duro”, declarou o republicano. Ele deu crédito ao ex-presidente Donald Trump por apoiá-lo e por fazer ligações tardias “ajudando a obter os votos finais”.
Biden celebra McCarthy como opositor
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden destacou estar preparado para trabalhar junto ao Partido Republicano, assim como os eleitores esperam que os republicanos estejam preparados para trabalhar com ele.
“O povo americano espera que seus líderes governem de uma forma que coloque suas necessidades acima de tudo, e é isso que precisamos fazer agora. Como eu disse após as eleições de meio termo, estou preparado para trabalhar com os republicanos quando puder e os eleitores deixaram claro que esperam que os republicanos também estejam preparados para trabalhar comigo. Agora que a liderança da Câmara dos Representantes foi decidida, é hora de esse processo começar”
afirmou Biden, no comunicado.
A declaração do presidente ainda destaca ser “imperativo” seguir com o progresso econômico, proteger a Previdência Social e o programa Medicare e defender a segurança nacional. “Como mostram os últimos dois anos, podemos fazer coisas profundas pelo país quando as fazemos juntos”, diz Biden.
*Com informações do Broadcast