Você pode ter uma renda semanal de até 500 dólares na sua conta; descubra como aqui

Cotações por TradingView
2023-01-07T10:01:29-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES AMERICANAS

Quatro dias, 13 votações e um presidente: Câmara dos EUA elege republicano Kevin McCarthy em semana barulhenta no Congresso

Faltou um voto para o republicano na 14ª votação, o que fez a Câmara tornar-se barulhenta e indisciplinada

7 de janeiro de 2023
11:40 - atualizado às 10:01
Kevin McCarthy é o novo presidente da Câmara dos EUA
Imagem: Montagem / Divulgação Congresso dos EUA

O republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara em uma votação histórica após a meia-noite, na madrugada deste sábado (07). O deputado superou resistências de seu próprio partido e tensões no plenário — que chegaram ao ápice após uma semana caótica que testou a capacidade da nova maioria republicana de governar.

Foram quatro dias e 13 votações exaustivas. McCarthy virou mais de uma dúzia de conservadores resistentes a se tornarem apoiadores.

Faltou um voto para o republicano na 14ª votação, o que fez a Câmara tornar-se barulhenta e indisciplinada. McCarthy caminhou para o fundo da Câmara para enfrentar resistentes. Dedos foram apontados e palavras trocadas, mas violência aparentemente evitada.

Momentos de tensão para McCarthy

Com a ordem restaurada, os republicanos alinharam-se para dar a McCarthy o cargo que tanto lutou para conquistar: o de presidente da Câmara. Com isso, ele será segundo na linha de sucessão à presidência.

A contagem foi de 216 a 212, com os democratas votando no líder Hakeem Jeffries e seis republicanos resistindo a McCarthy. Foi o fim de um amargo impasse que havia mostrado os pontos fortes e a fragilidade da democracia americana.

Após o caos

Finalmente eleito, McCarthy prestou juramento de posse e a Câmara finalmente pôde jurar os legisladores recém-eleitos que esperavam a semana toda pela abertura formal da casa e pelo início da sessão de 2023-24.

Ansioso para confrontar o presidente americano Joe Biden e o Partido Democrata, McCarthy prometeu intimações e investigações. “Agora começa o trabalho duro”, declarou o republicano. Ele deu crédito ao ex-presidente Donald Trump por apoiá-lo e por fazer ligações tardias “ajudando a obter os votos finais”.

Biden celebra McCarthy como opositor

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden destacou estar preparado para trabalhar junto ao Partido Republicano, assim como os eleitores esperam que os republicanos estejam preparados para trabalhar com ele.

“O povo americano espera que seus líderes governem de uma forma que coloque suas necessidades acima de tudo, e é isso que precisamos fazer agora. Como eu disse após as eleições de meio termo, estou preparado para trabalhar com os republicanos quando puder e os eleitores deixaram claro que esperam que os republicanos também estejam preparados para trabalhar comigo. Agora que a liderança da Câmara dos Representantes foi decidida, é hora de esse processo começar”

afirmou Biden, no comunicado.

A declaração do presidente ainda destaca ser “imperativo” seguir com o progresso econômico, proteger a Previdência Social e o programa Medicare e defender a segurança nacional. “Como mostram os últimos dois anos, podemos fazer coisas profundas pelo país quando as fazemos juntos”, diz Biden.

*Com informações do Broadcast

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

NOVIDADE BEM RECEBIDA

Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra movimenta mais de R$ 60 milhões na primeira semana de negociação

8 de fevereiro de 2023 - 11:07

O título mais negociado foi o Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2030, representando 40,12% do total (24 milhões). Quase 8 mil pessoas negociaram os títulos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies