🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

DINHEIRO, ESCÂNDALOS E PRISÃO

Bunga-bunga: as vitórias e derrotas do controverso Silvio Berlusconi nos campos de futebol, da política e dos negócios

Como Silvio Berlusconi se tornou o político que por mais tempo ocupou o cargo de primeiro-ministro da Itália no pós-Segunda Guerra Mundial e ainda acumulou uma fortuna de US$ 6,9 bilhões

Ricardo Gozzi
12 de junho de 2023
14:58 - atualizado às 15:00
Silvio Berlusconi
Berlusconi morreu aos 86 anos de idade. - Imagem: Ricardo Stuckert/PR, Agência Brasil

Silvio Berlusconi, morto nesta segunda-feira aos 86 anos, saiu de uma família milanesa de classe média para transformar-se no homem mais poderoso da Itália na passagem do século 20 para o 21.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para seus admiradores, Berlusconi foi um exemplar bem talhado de self-made man. Para os detratores, o empresário convertido em político nunca passou de um espertalhão que amealhou riqueza e poder colocando sistematicamente os interesses pessoais à frente do público.

Há também quem prefira se limitar ao lado folclórico de um bilionário bonachão e carismático envolvido em escândalos sexuais, financeiros e políticos.

O que ninguém pode negar é a habilidade de Berlusconi para moldar a opinião pública em seu favor em meio a uma profusão de polêmicas.

Berlusconi e a mídia

Antes de se transformar em fenômeno político, Silvio Berlusconi ganhou notoriedade como o primeiro grande magnata da mídia italiana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formado em direito pela Universidade de Milão em 1961, a veia midiática já podia ser percebida em seu TCC, uma tese sobre os aspectos legais da publicidade na Itália.

Leia Também

O mesmo se pode dizer sobre o carisma e o gosto de Berlusconi pelos holofotes. Quando estudante, ganhou uns trocados como contrabaixista e crooner de bandas que se apresentavam em boates e navios de cruzeiro.

  • O bull market da bolsa brasileira vem aí? Para o estrategista-chefe da Empiricus Research, sim – e é possível lucrar até R$ 500 mil nos próximos 36 meses se as ações certas forem compradas AGORA. [SAIBA QUAIS AQUI]

O início da vida empresarial

Embora a atuação no setor de mídia o tenha transformado em magnata, Berlusconi lançou a pedra fundamental de sua fortuna no ramo da construção civil.

Era o fim dos anos 1960 e a Itália vivia uma forte expansão econômica na esteira do Plano Marshall, programa que financiou a reconstrução das nações da Europa Ocidental devastadas durante a Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À frente da construtora Edilnord, Berlusconi desenvolveu um moderno projeto urbanístico com 4 mil apartamentos residenciais em Segrate, nas proximidades de Milão.

Conhecido como Milano Due, o empreendimento imobiliário gerou os proventos que permitiram a Berlusconi fundar sua própria agência de publicidade.

Paralelamente, ele lançou a TeleMilano, um serviço de televisão a cabo que atendia aos moradores de Segrate.

A TeleMilano foi o embrião do Canale 5, que nos anos 1980 se transformaria na primeira emissora privada de alcance nacional, após a quebra do monopólio da RAI no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes disso, com a expansão do braço midiático, Berlusconi fundou em 1978 a Fininvest. A movimentação de dinheiro foi tamanha nos primeiros cinco anos de existência do conglomerado de mídia que chamou a atenção das autoridades italianas.

No entanto, a engenharia financeira da Fininvest era tão complexa que os investigadores jamais conseguiram confirmar se houve ou não alguma atividade ilegal naquele momento, apesar das suspeitas.

De qualquer modo, os problemas de Berlusconi com a justiça estavam apenas começando.

A compra do Milan

A ascensão empresarial de Berlusconi rendeu a ele o título de “Cavaliere del Lavoro”, ou cavaleiro do trabalho, honraria concedida pela Presidência da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O título deu origem ao apelido de “Il Cavaliere” na mídia local.

Mas Berlusconi queria mais. No início dos anos 1980, o futebol italiano tentava se recuperar do Totonero, um escândalo de manipulação de resultados que levou à suspensão de jogadores do naipe do artilheiro Paolo Rossi e ao rebaixamento de clubes como Milan e Lazio.

Entre uma série de ações para recuperar a credibilidade e a força do futebol italiano, a federação do país passou a autorizar a contratação de jogadores estrangeiros.

Berlusconi foi um interessado de primeira hora pelo movimento. Ele via no futebol um veículo eficiente para a publicidade de suas ações empresariais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora tenha ficado famoso como dono do Milan, o empresário primeiro tentou comprar a Internazionale, seu clube de coração.

O negócio esteve perto de ser fechado no início de 1981, uma minuta de contrato chegou a ser redigida, mas a diretoria da Beneamata desistiu no último instante.

Cinco anos depois, uma nova oportunidade surgiu, mas no maior rival da Inter, o Milan. Giuseppe Farina colocou o clube à venda e Berlusconi até hesitou, mas não desperdiçou a chance.

Sob comando do empresário durante mais de 30 anos, o Milan viveu sua era de maior glória nos campos de futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dezenas de títulos nacionais e internacionais depois, Il Cavaliere vendeu sua participação no Milan para um consórcio chinês em 2017.

Berlusconi na política

Berlusconi era um político conservador. Como empresário, porém, seu capital não tinha ideologia.

Sua relação com Bettino Craxi é um exemplo. Líder do Partido Socialista Italiano, Craxi foi padrinho do segundo casamento de Berlusconi, em 1990.

E beneficiou Berlusconi diretamente durante seu mandato como primeiro-ministro. Em 1984, a justiça italiana reconheceu a validade do monopólio da RAI para transmissões nacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À época, o conglomerado privado de Berlusconi era o único capaz de transmitir sua programação para todo o território italiano. Além da RAI, claro.

Logo depois da decisão contrária ao empresário, Craxi assinou o decreto emergencial que legalizou as transmissões em rede nacional pelas emissoras de Berlusconi.

Em 1992, Craxi cairia em desgraça em meio à Operação Mãos Limpas.

Operação Mãos Limpas abre caminho para Berlusconi

A Operação Mãos Limpas investigou um escândalo de corrupção de proporções inéditas na Itália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Centenas de empresários e políticos e milhares de funcionários públicos foram pegos em um esquema de pagamento de propinas para direcionar o resultado de licitações.

O momento mais dramático da operação foi a explosão, em maio de 1992, de um carro-bomba que ceifou a vida do juiz Giovanni Falcone, de sua esposa e de três agentes de segurança. O atentado foi atribuído ao grupo mafioso siciliano Cosa Nostra.

Vista inicialmente como um bem-vindo expurgo, os efeitos da Operação Mãos Limpas passaram a dividir opiniões com o passar dos anos.

Um dos motivos foi o fato de as ações anticorrupção terem levado à extinção de alguns dos mais populares partidos políticos da Itália no pós-guerra, abrindo ainda mais espaço para os oportunistas de plantão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação é considerada, inclusive, um fator determinante para a entrada de Berlusconi para a política.

Alguns de seus negócios não iam tão bem das pernas e havia temores de que as investigações mais cedo ou mais tarde chegariam às entranhas de seu império.

Berlusconi no governo

Em 1994, Berlusconi lançou o Forza Italia, partido de centro-direita cuja plataforma original concentrava-se na intenção de “derrotar os comunistas”.

Na campanha para as eleições daquele ano, Berlusconi fez uso irrestrito de seus canais de televisão para veicular propaganda partidária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu partido conseguiu uma vitória consistente e Berlusconi ganhou o direito de formar um governo. Ele levou para a coalizão as legendas mais conservadoras do espectro político italiano, inclusive a Liga Norte, de extrema-direita.

Entretanto, Berlusconi teve vida curta no governo. Seu primeiro mandato, iniciado em maio de 1994, durou pouco mais de oito meses.

Nem muito mais nem muito menos que as dezenas de chefes de governo que o sucederam nas décadas seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A política italiana era tão instável que a média de duração de um governo mal superava um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve quem atribuísse o fracasso do primeiro governo de Berlusconi à inexperiência política e à impressão de que seus únicos interesses eram privilegiar seu conglomerado empresarial e evitar que a justiça ficasse em seu encalço.

De qualquer modo, Berlusconi não teve muito tempo para promover interesses pessoais no primeiro mandato. Ao mesmo tempo, ainda estava distante da morte política.

Berlusconi voltou ao cargo em 2001. O segundo mandato ficou marcado pela rejeição em referendo, em 2005, para uma reforma constitucional. No ano seguinte, sua coalizão de centro-direita foi derrotada nas urnas pela centro-esquerda e ele deixou o governo.

Entretanto, mais dois anos se passaram e Berlusconi voltou ao poder em 2008. Na ocasião, o político já acumulava uma série de condenações na justiça italiana, mas tirava proveito de brechas na lei para escapar da prisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renúncia e fim da carreira política

Em meio a acusações de corrupção, fraude, escândalos sexuais — das orgias conhecidas como bunga-bunga a sexo com menores de idade — e à crise da dívida da Itália, Berlusconi renunciou no fim de 2011, algumas semanas depois de o Parlamento ter rejeitado sua proposta de orçamento para o ano seguinte.

Ao longo de seus mandatos, atuou deliberadamente para reverter pelo menos duas condenações e também para beneficiar suas empresas.

Ainda assim, somados seus três mandatos, ele foi o político que por mais tempo chefiou o governo italiano depois da Segunda Guerra Mundial.

A carreira política de Berlusconi parecia ter chegado ao fim em 2013, quando foi condenado a quatro anos de prisão por fraude tributária, mas teve a pena comutada em serviços comunitários por causa da idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sentença também proibiu Berlusconi de concorrer a cargos públicos até 2019. Nem bem a punição se encerrou e ele se candidatou a uma cadeira no Parlamento Europeu. Venceu, mas pouco compareceu às sessões depois de contrair covid-19.

Berlusconismo

Berlusconi ainda não havia estreado oficialmente na política quando a mídia italiana cunhou o termo berlusconismo.

Inicialmente, o termo era positivo. Referia-se a uma espécie de “empreendedorismo otimista” por quem não se deixava abalar por dificuldades.

Mas a entrada de Berlusconi para a política ressignificou o termo. Para os simpatizantes, o berlusconismo se compararia com o peronismo argentino ou o gaullismo francês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os detratores enxergam no berlusconismo um populismo demagógico que flerta com o fascismo.

A presença constante da Liga Norte em suas coalizões de governo e elogios feitos por ele ao longo dos anos ao regime de Benito Mussolini respaldam mais os detratores do que os simpatizantes.

Nos últimos anos, Berlusconi lutou contra um câncer na próstata e uma leucemia. Ao morrer, deixou cinco filhos de dois casamentos e uma fortuna pessoal estimada pela revista Forbes em bungabunguianos US$ 6,9 bilhões (R$ 33,6 bilhões, no câmbio atual).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AO INFINITO E ALÉM

Tudo o que se sabe sobre a Artemis 2, a primeira missão tripulada da Nasa à Lua em mais de meio século

3 de fevereiro de 2026 - 9:10

Será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion em um voo de cerca de dez 10 dias ao redor da lua

A VIDA IMITA A ARTE?

Kinea compara Trump ao Capitão América em Guerra Civil: o erro está em ignorar que o campo de batalha mudou

2 de fevereiro de 2026 - 19:14

Para a gestora, presidente dos EUA rompe com as instituições tradicionais para agir de forma mais rápida, porém menos previsível

EM EXTINÇÃO

Esse animal parece um bicho de pelúcia e dificilmente é avistado, mas talvez isso nunca mais aconteça

2 de fevereiro de 2026 - 11:34

Mamífero minúsculo que vive nas montanhas da China, o pika-de-Ili sofre com mudanças climáticas, perda de habitat e isolamento da população

Tecnologia

A estranha relação entre Warren Buffet, uma escada rolante, o ‘profeta’ da crise de 2008 e a bolha de inteligência artificial

2 de fevereiro de 2026 - 10:47

O ‘profeta’ da crise de 2008, Michael Burry, faz alerta sobre a bolha da inteligência artificial (IA) e justifica com história de Buffett

UM OLHO NO PEIXE, OUTRO NO GATO

Corinthians x Arsenal: onde assistir à final de Mundial de Clubes feminino que vai dividir a atenção dos torcedores alvinegros

1 de fevereiro de 2026 - 13:52

Corinthians enfrenta o Arsenal neste domingo (1º), às 15h (de Brasília), no Emirates Stadium, pela final do primeiro Mundial de Clubes feminino promovido pela Fifa

DESTA VEZ DEVE SER BREVE

Acordo no Senado não chega a tempo e governo dos EUA enfrenta paralisação parcial

1 de fevereiro de 2026 - 13:01

Impasse na Câmara mantém shutdown temporário nos Estados Unidos, apesar de acordo entre Trump e democratas e da aprovação, pelo Senado, do financiamento da maior parte do Orçamento até setembro

PROTESTOS

Como a quebra do “Banco Master do Irã” ajudou a desencadear uma onda de protestos no país: por trás do rombo de 5 quatrilhões de riais

30 de janeiro de 2026 - 16:29

Uma combinação de colapso bancário, inflação fora de controle e isolamento internacional ajuda a explicar a onda de protestos no Irã

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A escolha de Trump que mexe com o seu bolso: quem é Kevin Warsh e como a troca no comando do Fed afeta os seus investimentos

30 de janeiro de 2026 - 16:25

O Senado norte-americano ainda precisa validar a indicação, e o mercado dá os primeiros sinais sobre o futuro da credibilidade do banco central nos EUA; entenda o que pode acontecer com a bolsa, o dólar, o ouro e a renda fixa agora

CORRIDA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Chrome lança versão turbinada com IA para fazer as tarefas chatas do dia a dia, mas tem um problema

29 de janeiro de 2026 - 17:55

O Google anunciou a assistente de inteligência artificial que ficará integrada ao navegador Chrome. Ela é capaz de marcar médicos, enviar e-mails e até mesmo comprar coisas

SAÚDE PÚBLICA

Vírus Nipah aciona alarme em aeroportos de vizinhos da Índia para evitar disseminação de doença que mata até 75% dos pacientes

29 de janeiro de 2026 - 11:15

Surto de Nipah no leste da Índia leva países asiáticos a retomarem protocolos de triagem, quarentena e alerta sanitário

CULTURA SOB PRESSÃO

Do silêncio de Jennifer Lawrence ao boicote no Kennedy Center: artistas entram em rota de colisão com Trump

29 de janeiro de 2026 - 10:00

Enquanto Jennifer Lawrence defende o silêncio diante da polarização, artistas cancelam apresentações, protestam contra o ICE e entram em choque com a gestão cultural de Donald Trump

MENOS DRAMÁTICO, MAS AINDA TENSO

O Fed seguiu o roteiro e manteve os juros nos EUA. Para onde olhar agora para proteger seus investimentos? 

29 de janeiro de 2026 - 7:05

A decisão de política monetária desta quarta-feira (28) está longe de ser o clímax da temporada, que tem pela frente a substituição de Powell no comando do BC norte-americano

MANTEVE!

Juros param de cair nos EUA como esperado; confira os detalhes da primeira decisão do Fed de 2026

28 de janeiro de 2026 - 16:15

Mais uma vez, a decisão de não mexer na taxa não foi um consenso entre os membros do Fomc; Stephen Miran e Christopher Waller defenderam um corte de 25 pontos

O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

Relógio do Juízo Final avança para 85 segundos da meia-noite: o que isso significa e por que o risco global aumentou

28 de janeiro de 2026 - 14:35

Indicador simbólico criado por cientistas aponta que riscos como guerra nuclear, mudanças climáticas e avanço da inteligência artificial levaram o mundo ao ponto mais crítico desde 1947

TODO CUIDADO É POUCO

Enxurrada de dólares esconde gargalos no Brasil e na América Latina. Fitch diz para onde o investidor deve olhar em ano de eleição 

28 de janeiro de 2026 - 14:31

As bolsas dos principais países da região acumulam ganhos de pelo menos 10% em janeiro, mas nem tudo que reluz é ouro e a agência de classificação de risco aponta prós e contras que podem determinar o futuro dos seus investimentos

TOUROS E URSOS #257

O primeiro ano do governo Trump foi surpreendente ou caótico? Veja o que esperar do ano dois

28 de janeiro de 2026 - 13:28

Matheus Spiess, analista da Empiricus, fala no podcast Touros e Ursos desta semana sobre a ruptura de Trump com o ambiente econômico e geopolítico das últimas décadas

PROJETO TRILIONÁRIO

Arábia Saudita cansou de queimar dinheiro com a Neom? Megacidade que seria do tamanho da Bélgica vai encolher

28 de janeiro de 2026 - 12:49

Pressionada por custos elevados, petróleo barato e déficit fiscal, Arábia Saudita redesenha o megaprojeto urbano lançado em 2017

EM BUSCA DO MUNDO

Corinthians x Gotham FC: onde assistir à semifinal do Mundial de Clubes feminino

28 de janeiro de 2026 - 6:57

Corinthians x Gotham FC nesta quarta-feira (28), às 9h30, pela semifinal do Mundial de Clubes feminino da Fifa

EM ALTA

Brasília puxa alta nas buscas por voos da China ao Brasil após isenção de visto

27 de janeiro de 2026 - 16:13

Pesquisas por voos para o Brasil cresceram de forma abrupta logo após a notícia; Pequim, Xangai, Guangzhou, Chengdu, Xiamen e Shenzhen estão entre as cidades de partida mais procuradas

SAÚDE PÚBLICA

Alta letalidade, zero vacina: por que o vírus Nipah volta a preocupar autoridades de saúde

27 de janeiro de 2026 - 12:47

Cinco casos confirmados e cerca de 100 pessoas em quarentena na Índia; especialistas reforçam que a doença é rara e altamente letal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar