Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A LISTA DE TRUMP

Casa Branca divulga tabela (de novo) com tarifas recíprocas; Brasil aparece com taxa de 10%

O republicano assinou na quarta-feira (30) um decreto que confirma uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, com centenas de exceções

Donald Trump segura uma tabela atrás de um púlpito com o símbolo da Casa Branca. Ele veste terno escuro e gravata vermelha. Atrás dele, a bandeira dos EUA.
O presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Reprodução Youtube

Quando Donald Trump surgiu em frente a um púlpito no jardim das rosas segurando uma grande placa com as tarifas comerciais sobre diversos países, virou motivo de piada. Desta vez, o republicano resolveu não dar mais munição para os críticos e publicou apenas no site da Casa Branca uma tabela com as taxas que entram em vigor a partir desta sexta-feira (1). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os mais de 60 países listados, o Brasil aparece com uma tarifa recíproca de 10% — a mesma anunciada em 2 de abril, no dia da Libertação. Mas o que chamou mais atenção foi o fato de que o País aparece entre os que acertaram ou estão prestes a celebrar um acordo comercial com os EUA, classificados no Anexo I do documento. 

“Certos parceiros comerciais estrangeiros identificados no Anexo I desta ordem concordaram ou estão prestes a celebrar acordos comerciais e de segurança significativos com os EUA. Os produtos desses parceiros comerciais permanecerão sujeitos aos impostos ad valorem adicionais previstos no Anexo I desta ordem até que esses acordos sejam concluídos, e eu emitirei ordens subsequentes que registrarão os termos desses acordos”, diz Trump do documento.

Na quarta-feira (30) o republicano assinou um decreto que confirma uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros — que contempla os 10% da taxação inicial.

O decreto trouxe centenas de exceções e adiou o início da cobrança para o dia 6 de agosto. O Seu Dinheiro detalhou o documento e você pode conferir aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lista de Trump

Diferente do Brasil, alguns países aparecem com uma taxação diferente daquela anunciada no dia 2 de abril, a exemplo do Vietnã, cuja tarifa passou de 46% para 20% depois que o governo firmou um acordo comercial com os EUA.

Leia Também

GUERRA

Guarda Revolucionária do Irã fecha Estreito de Ormuz e alega quebra de acordo dos EUA

SÁBADOU

Copa do Mundo: Confira horários e onde assistir jogos deste sábado (20)

Da mesma forma, a taxa inicial de Taiwan foi fixada em 32% e agora aparece na lista em 20%. 

A maior tarifa da lista é a da Síria, com 41%. Se a taxação de 50% ao Brasil entrar em vigor, o País terá a maior cobrança entre os parceiros comerciais dos EUA. 

Os países que não estão listados enfrentarão uma tarifa adicional de 10%, segundo o documento, que também diz que as taxas modificadas entrarão em vigor para mercadorias "entradas para consumo a partir das 00h01 (horário dos EUA), sete dias após a data do decreto", com algumas exceções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a lista de países e as respectivas tarifas publicadas pela Casa Branca na noite desta quinta-feira (30):

Países e territóriosTarifa recíproca ajustada 
Afeganistão15%
África do Sul30%
Angola15%
Argélia30%
Bangladesh20%
Birmânia (Mianmar)40%
Bolívia15%
Bósnia e Herzegovina30%
Botsuana15%
Brasil10%
Brunei25%
Camarões15%
Camboja19%
Cazaquistão25%
Chade15%
Congo15%
Coreia do Sul15%
Costa do Marfim15%
Costa Rica15%
Equador15%
Fiji15%
Filipinas19%
Gana15%
Guiana15%
Guiné Equatorial15%
Ilhas Malvinas10%
Ilhas Maurício15%
Índia25%
Indonésia19%
Iraque35%
Islândia15%
Israel15%
Japão15%
Jordânia15%
Laos40%
Lesoto15%
Líbia30%
Liechtenstein15%
Macedônia do Norte15%
Madagascar15%
Malásia15%
Malaui15%
Moçambique15%
Moldávia25%
Namíbia15%
Nauru15%
Nicarágua18%
Nigéria15%
Noruega15%
Nova Zelândia15%
Papua Nova Guiné15%
Paquistão19%
Reino Unido10%
Sérvia35%
Síria41%
Sri Lanka20%
Suíça39%
Tailândia19%
Taiwan20%
Trinidad e Tobago15%
Tunísia25%
Uganda15%
União Europeia 15%
Vanuatu15%
Venezuela15%
Vietnã20%
Zãmbia15%
Zimbabue15%
Fonte: Casa Branca
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Na imagem, ícones de três aplicativos de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity. 13 de junho de 2026 - 9:34
Torcedor do brasil assitindo ao jogo de futebol. 13 de junho de 2026 - 6:10
Foto de jogador de futebol da seleção dos Estados Unidos em campo. 12 de junho de 2026 - 6:00
cachorro caramelo vira lata 11 de junho de 2026 - 14:57
Pessoas torcendo para o Brasil na Copa do Mundo no sofá de casa 11 de junho de 2026 - 5:57
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 10 de junho de 2026 - 15:05

FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES

Tudo parece bem no S&P 500. O Bank of America discorda e tem 7 motivos para isso 

10 de junho de 2026 - 15:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar