O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Tarifa, atualmente cobrada em um único sentido, será dividida no sentido Litoral e São Paulo, com valor de R$ 19,35.

As rodovias Anchieta e Imigrantes já tem data para dar adeus às conhecidas cabines de pedágio, com substituição pelo sistema de free flow, que permite que a cobrança ocorra de forma automática a partir da passagem dos veículos.
Terá início no próximo sábado (7) a instalação do pórtico eletrônico no Km 33 da Via Anchieta, ainda inativo, pela concessionária Ecovias Imigrantes. A praça física de pedágio, hoje no km 31 da rodovia, será substituída pelo sistema eletrônico Siga Fácil.
Já na Rodovia dos Imigrantes, até o final do mês ocorrerá a instalação do pórtico no Km 29, em substituição à atual praça do km 32.
Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), no primeiro momento haverá apenas o posicionamento da estrutura, mas sem cobrança. Com isso, o pagamento do pedágio continua sendo realizado apenas na praça existente. A previsão é que o Siga Fácil comece a operar em julho.
A operação irá implicar em uma mudança de valores. Hoje, o pedágio do Sistema Anchieta-Imigrante é de R$ 38,70, cobrado em apenas um sentido. No entanto, o valor será dividido igualmente, com cobrança de R$ 19,35 na descida (sentido Litoral) e na subida (sentido São Paulo).
"O usuário pagará apenas no sentido em que utilizar a rodovia. Motociclistas permanecem isentos da cobrança, conforme as regras vigentes. O modelo vai eliminar as longas filas que se formam nas atuais praças de pedágio, especialmente em grandes feriados", diz a Artesp.
Leia Também
Hoje, a cobrança do pedágio ocorre pelas praças físicas, que demanda dos veículos uma parada para o pagamento. Mesmo no caso dos motoristas que utilizam tags que permitem a passagem sem parar, a chegada até a praça costuma ampliar as pistas, exige trocas de faixa e redução expressiva de velocidade.
O free flow dispensa as cabines manuais por meio de equipamentos que controlam a entrada e saída de veículos nas rodovias. Os pórticos com câmeras identificam as placas ou o sinal das tags (como as já utilizadas hoje para cobrança sem parar).
No caso dos veículos com tag válida, a cobrança segue sendo feita normalmente. Já no caso dos que não tem, em 30 dias o pagamento deve ser feito.
Em São Paulo, o sistema Siga Fácil é o que substitui as atuais praças de pedágio com cancelas por um modelo eletrônico.
As mudanças na Anchieta-Imigrantes levam em conta se tratar de um dos corredores logísticos mais importantes do país, por onde circulam, em média, 120 mil veículos por dia, com picos significativamente maiores em feriados e na alta temporada.
Dessa maneira, a ideia é acabar com as filas de carros no pedágio e deixar o fluxo mais fluido, especialmente em períodos de férias, festas e feriados.
Mesmo quando o Siga Fácil entrar em funcionamento, a Astesp prevê um período de transição, tendo em vista a necessidade de manter temporariamente as estruturas físicas das praças de pedágio para que a Operação Comboio ocorra em situações de neblina intensa.
Quando há situação de neblina, a Polícia Militar Rodoviária puxa comboios em velocidade controlada a partir do pedágio, a fim de promover segurança. Essa dinâmica, no entanto, conta justamente com a parada dos veículos, que será extinta.
"A Artesp analisa uma nova solução técnica, que dispensa a parada obrigatória dos veículos. É um conceito inédito em rodovias no Brasil, com a utilização de novas tecnologias que priorizam a segurança dos motoristas. O novo modelo conta com painéis eletrônicos inteligentes que identificam automaticamente os níveis de neblina e ajustam a sinalização em tempo real", diz a agência.
A remoção das praças de pedágio só ocorrerá quando houver homologação e implantação do projeto.
IR 2026
Mais dinheiro na conta
PROBLEMAS DE PAGAMENTO
DINHEIRO NA CONTA
Crédito ou débito?
VIVER NO EXTERIOR
IR 2026
EM BUSCA DE EFICIÊNCIA
DINHEIRO DE VOLTA
DINHEIRO NA CONTA
BLOQUEIO DE CONTAS
SAINDO DO VERMELHO
VIDA FINANCEIRA
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
BOLSA FAMÍLIA
IR 2026
NOVO DESENROLA BRASIL
IR 2026
CRÉDITO
IR 2026