Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Free Flow

Free flow na Anchieta-Imigrantes ganha cronograma e mudança nos valores do pedágio

Tarifa, atualmente cobrada em um único sentido, será dividida no sentido Litoral e São Paulo, com valor de R$ 19,35.

free flow
(Imagem: Arquivo/Agência Brasil) -

As rodovias Anchieta e Imigrantes já tem data para dar adeus às conhecidas cabines de pedágio, com substituição pelo sistema de free flow, que permite que a cobrança ocorra de forma automática a partir da passagem dos veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terá início no próximo sábado (7) a instalação do pórtico eletrônico no Km 33 da Via Anchieta, ainda inativo, pela concessionária Ecovias Imigrantes. A praça física de pedágio, hoje no km 31 da rodovia, será substituída pelo sistema eletrônico Siga Fácil.

Já na Rodovia dos Imigrantes, até o final do mês ocorrerá a instalação do pórtico no Km 29, em substituição à atual praça do km 32.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), no primeiro momento haverá apenas o posicionamento da estrutura, mas sem cobrança. Com isso, o pagamento do pedágio continua sendo realizado apenas na praça existente. A previsão é que o Siga Fácil comece a operar em julho.

A operação irá implicar em uma mudança de valores. Hoje, o pedágio do Sistema Anchieta-Imigrante é de R$ 38,70, cobrado em apenas um sentido. No entanto, o valor será dividido igualmente, com cobrança de R$ 19,35 na descida (sentido Litoral) e na subida (sentido São Paulo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O usuário pagará apenas no sentido em que utilizar a rodovia. Motociclistas permanecem isentos da cobrança, conforme as regras vigentes. O modelo vai eliminar as longas filas que se formam nas atuais praças de pedágio, especialmente em grandes feriados", diz a Artesp.

Leia Também

GUIA DO CRÉDITO

Cartão, consignado ou financiamento? Descubra qual tipo de crédito faz mais sentido para cada objetivo

Conteúdo PAN

Dívidas: esse erro faz muitos brasileiros pagarem mais juros; veja como reorganizar sua vida financeira

O que muda com o free flow

Hoje, a cobrança do pedágio ocorre pelas praças físicas, que demanda dos veículos uma parada para o pagamento. Mesmo no caso dos motoristas que utilizam tags que permitem a passagem sem parar, a chegada até a praça costuma ampliar as pistas, exige trocas de faixa e redução expressiva de velocidade.

O free flow dispensa as cabines manuais por meio de equipamentos que controlam a entrada e saída de veículos nas rodovias. Os pórticos com câmeras identificam as placas ou o sinal das tags (como as já utilizadas hoje para cobrança sem parar).

No caso dos veículos com tag válida, a cobrança segue sendo feita normalmente. Já no caso dos que não tem, em 30 dias o pagamento deve ser feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, o sistema Siga Fácil é o que substitui as atuais praças de pedágio com cancelas por um modelo eletrônico.

As mudanças na Anchieta-Imigrantes levam em conta se tratar de um dos corredores logísticos mais importantes do país, por onde circulam, em média, 120 mil veículos por dia, com picos significativamente maiores em feriados e na alta temporada.

Dessa maneira, a ideia é acabar com as filas de carros no pedágio e deixar o fluxo mais fluido, especialmente em períodos de férias, festas e feriados.

Operação Comboio

Mesmo quando o Siga Fácil entrar em funcionamento, a Astesp prevê um período de transição, tendo em vista a necessidade de manter temporariamente as estruturas físicas das praças de pedágio para que a Operação Comboio ocorra em situações de neblina intensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando há situação de neblina, a Polícia Militar Rodoviária puxa comboios em velocidade controlada a partir do pedágio, a fim de promover segurança. Essa dinâmica, no entanto, conta justamente com a parada dos veículos, que será extinta.

"A Artesp analisa uma nova solução técnica, que dispensa a parada obrigatória dos veículos. É um conceito inédito em rodovias no Brasil, com a utilização de novas tecnologias que priorizam a segurança dos motoristas. O novo modelo conta com painéis eletrônicos inteligentes que identificam automaticamente os níveis de neblina e ajustam a sinalização em tempo real", diz a agência.

A remoção das praças de pedágio só ocorrerá quando houver homologação e implantação do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pix automático 27 de maio de 2026 - 14:17

PROBLEMAS DE PAGAMENTO

Pix fora do ar: clientes de 8 bancos relatam instabilidade

27 de maio de 2026 - 14:17
Governo antecipa décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS. 27 de maio de 2026 - 12:00
Cartão 27 de maio de 2026 - 7:00
Ilustração de uma conta bloqueada 21 de maio de 2026 - 12:30
Rafaela Cavalcanti, CEO da CloQ 20 de maio de 2026 - 13:30
Aplicativo do INSS consignado 19 de maio de 2026 - 12:21
Bolsa Família 2025 19 de maio de 2026 - 11:27
Pix 14 de maio de 2026 - 13:33
itaú bradesco santander nubank desenrola brasil 13 de maio de 2026 - 13:54
imposto de renda receita federal 5 de maio de 2026 - 18:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar