🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Lucia Camargo Nunes

TENDÊNCIA AUTOMOTIVA

Os SUVs continuam em alta no Brasil e aposentando outros modelos do mercado — e até a Ferrari se rendeu à moda

Enquanto as vendas de hatches, sedãs e outros modelos leves têm caído, os SUVs estão cada vez mais populares — e novos lançamentos vêm aí

Lucia Camargo Nunes
28 de maio de 2023
8:06 - atualizado às 15:41
Honda ZR-V, novo modelo da família de SUVs da montadora japonesa que deve desembarcar no Brasil em breve
Honda ZR-V, novo modelo da família de SUVs da montadora japonesa que deve desembarcar no Brasil em breve - Imagem: Honda

Os SUVs são hoje a categoria de veículos mais vendida no Brasil, com quase metade do mercado (47%). Embora ainda considerados como segmento único pela Fenabrave, que divulga o número de licenciamentos, os utilitários esportivos poderiam ser divididos em compactos, médios e grandes — como são considerados hatches, sedãs e picapes.

E, na esteira do sucesso dos SUVs, as marcas só aumentam as opções e volumes produzidos desse tipo de veículo. Mas essa decisão traz seus efeitos colaterais: a "canibalização" de outros segmentos, roubando mercado de outros modelos.

Na década passada, os SUVs já dominaram a fatia de mercado que era ocupada pelas station wagons (peruas) e minivans; agora, começam a sepultar os hatches. Os sedãs ainda resistem, mas até quando?

Confira no gráfico, o market share do SUVs dos últimos 5 anos no Brasil diante de hatches e sedãs.

Fonte: Fenabrave / Ano de 2023: acumulado de janeiro a abril

O mercado brasileiro em números

Enquanto os hatches pequenos (Onix, HB20, Argo, Polo, Yaris, C3, 208 e City) ainda sobrevivem, muito em função de seu custo/benefício e sua adoção em larga escala por motoristas de aplicativo, as opções de médio porte somem — como os extintos Golf e Focus —, restando apenas o Cruze.  

Para se ter ideia de volume: em 2019, foram vendidos 745 mil hatches pequenos. Ano passado, o segmento somou 350,6 mil. Dos hatches médios, o acumulado de 2019 foi de 8.700 e em 2022, 2.300 unidades.

Leia Também

Dos sedãs médios, a Toyota tem a liderança isolada com o Corolla após o Civic deixar de ser produzido no Brasil (voltou como híbrido importado, bem mais caro), o que ajudou o Cruze a se manter em segundo e com um pequeno ganho de participação de mercado. A Nissan aproveitou a brecha para retomar a importação do Sentra desde março.

Em volume, o segmento de sedãs médios, que acumulou 131 mil unidades em 2019, fechou 2022 com 57,3 mil. Os sedãs compactos (Onix Plus, Virtus, Yaris Sedan, Versa e City) ficaram mais estáveis e foram os menos afetados pela onda dos SUVs: de 133,6 mil emplacamentos, caíram para 124,5 mil de 2019 a 2022.

Ao analisar os utilitários esportivos, o crescimento nem foi tão grande em volume: de 600 mil unidades emplacadas em 2019, a categoria “da moda” saltou para 691 mil unidades em 2022 (avanço de 15%).

O fenômeno não ocorre tanto em quantidade de licenciamentos, até porque o mercado retraiu, mas em uma clara migração de segmentos. Antigos donos de hatches e sedãs buscam SUVs, ao mesmo tempo que as montadoras antecipam essa tendência, tirando de linha modelos em baixa nas vendas.

Leia também

Os que deixaram de ser produzidos

Desde 2020, o mercado se despediu de diversos modelos compactos e médios. Começou pelo Fiat Palio Weekend, em janeiro daquele ano; fabricada no Brasil desde 1997, teve 530 unidades produzidas em Betim (MG).

A Nissan, em 2020, aposentou o March para expandir a produção das SUVs Kicks. Fabricado em Resende (RJ), o hatch foi montado por nove anos e acumulou 116 mil unidades.

O Fox, originário da linha de São José dos Pinhais (PR), também foi encerrado pela Volkswagen após 18 anos, no fim de 2021; o modelo acumulou cerca de 200 mil unidades junto com a variante CrossFox. A justificativa? Ceder espaço para ampliar a produção das SUVs T-Cross.

Também foi em 2021 que a Fiat encerrou a produção do Doblò, após 20 anos de mercado, outro carro de porte familiar que deixou de ser atraente e perdeu espaço para os SUVs.

A Renault, após 14 anos de produção em São José dos Pinhais, encerrou em 2022 o Sandero e manteve apenas o Stepway em linha, que era a versão “aventureira” do hatch, e tornou-se uma família independente desde sua reestilização, em 2017.

E não foram só eles

Entre os sedãs compactos também afetados pelo fenômeno SUVs, foram vítimas o Chevrolet Cobalt (encerrado em 2020) e o Caoa Chery Arrizo 5 (parou de ser feito em 2021 e continuou nos estoques até 2022).

Ainda em linha, mas em baixos volumes, o Honda Civic, que em 2021 encerrou o ano com 19 mil unidades emplacadas e 24,5% de participação de mercado, cansou de brigar com o Corolla e deixou de ser produzido. Sua 11ª geração chegou híbrida, importada, cara e vendendo menos de 100 unidades por mês.

A Volks enxugou a oferta do mexicano Jetta em 2022, hoje restrito apenas à versão esportiva GLi de 231 cv e sumido do mercado. Em todo ano passado, a marca emplacou apenas 548 unidades do sedã.

Até a importadora Volvo tirou de linha os sedãs S60 e S90, e 100% de suas ofertas hoje são só de SUVs.

Dois últimos Fiat Palio Weekend produzidos no Brasil. Foto: Stellantis

SUVs que chegaram ou foram modernizados

Não à toa, novos utilitários esportivos ganharam mercado. Só da Volks, nos últimos 5 anos, foram três: T-Cross, Nivus e Taos — esse último produzido na Argentina. A Fiat investiu no Pulse e Fastback. A Jeep acrescentou o Commander ao seu portfólio e a Toyota, o Corolla Cross. A Caoa Chery passou a focar nos SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.

E quem não criou, modernizou: caso da Hyundai, com o Creta; da Chevrolet, com o Tracker; e da Honda, com a nova geração do HR-V.

As marcas chinesas eletrificadas vieram com tudo na oferta de SUVs: a BYD já vende três elétricos e da GWM são três utilitários híbridos.

Carros marcados para morrer serão substituídos por SUVs

A substituição de modelos compactos e médios ainda está em curso, mesmo após tantos outros mais antigos terem saído de linha.

Restam ainda alguns sobreviventes, que rastejam no mercado. Caso do Chevrolet Cruze Sport6, hatch médio que deve ser mantido em produção só até o fim deste ano — mesmo destino do sedã médio Cruze. Fabricados em Santa Fé, na Argentina, darão lugar à ampliação da oferta dos SUVs Tracker.

Esperados para o fim deste ano, os inéditos SUVs compactos da Renault com motor 1.0 turbo também vão aposentar o Stepway e, provavelmente, o Logan. Com dificuldade de emplacar no mercado, o Captur é outro que será engolido pelo novo SUV nacional.

A Toyota já anunciou um novo SUV compacto, derivado do Yaris, que deve ser chamado de Yaris Cross. Ao que tudo indica, a montadora vai tirar o hatch de linha para focar na produção dos novos SUVs abaixo do Corolla Cross em 2024.

Toyota Yaris Cross, em exibição numa feira na Indonésia. Foto: Toyota

Nova safra de SUVs à vista

A Citroën apresentou recentemente o C3 Aircross, SUV derivado da mesma plataforma do hatch, com a possibilidade de oferecer 7 lugares.

A Honda vai acrescentar ao seu portfólio mais dois SUVs: a nova geração híbrida do CR-V e o inédito ZR-V, que compartilha plataforma com o novo Civic. Desta forma, o SUV mexicano vai brigar com Compass e Corolla Cross.

Da Hyundai, por meio do Grupo Caoa, estão chegando às lojas: o importado Kona (crossover em opção híbrida e elétrica) e o nacional New Tucson.

A Volvo anunciou a chegada de dois novos SUVs elétricos: o EX90, variação do XC90, para início de 2024; e o EX30, novo modelo de entrada, para meados do próximo ano.

E até a Ferrari se rendeu aos utilitários esportivos: a importadora oficial da marca já encomendou para o segundo semestre algumas unidades do Purosangue, primeiro SUV da fabricante de Maranello, com motor V12 a gasolina de 725 cv. O preço ainda não foi revelado, mas deve bater a casa do R$ 7 milhões.

Ferrari Purosangue, SUV da tradicional montadora italiana que deve chegar ao Brasil em 2024. Foto: Ferrari

Quem deixou e quem vai chegar ao mercado brasileiro

Compactos e médios que saíram de linha entre 2019 e 2022

  • Fiat Palio Weekend
  • Fiat Doblò
  • Nissan March
  • Renault Sandero
  • Volkswagen Fox e CrossFox
  • Chevrolet Cobalt
  • Caoa Chery Arrizo 5

Compactos e médios marcados para morrer

  • Chevrolet Cruze Sport6
  • Chevrolet Cruze
  • Renault Stepway
  • Renault Logan
  • Renault Captur
  • Toyota Yaris

SUVs que chegam em breve

  • Novo Renault (ainda sem nome revelado)
  • Citroën C3 Aircross
  • Honda CR-V
  • Honda ZR-V
  • Hyundai Kona
  • Hyundai New Tucson
  • Ferrari Purosangue
  • Volvo EX90 (2024)
  • Volvo EX30 (2024)
  • Toyota Yaris Cross (2024)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LOTERIAS

Ganhador da Mega-Sena fatura prêmio de mais de R$ 45 milhões com aposta simples; Lotofácil também faz um novo milionário

16 de julho de 2025 - 8:45

Em uma verdadeira tacada de sorte, o ganhador foi o único a cravar todas as dezenas do concurso 2888 da Mega-Sena; confira os resultados das principais loterias da Caixa

POLÍTICA MONETÁRIA

Copom vai cortar juros ainda em 2025 para seguir o Fed, mas não vai conseguir controlar a inflação, diz Fabio Kanczuk, do ASA

15 de julho de 2025 - 17:53

O afrouxamento monetário deve começar devagar, em 25 pontos-base, mesmo diante da possível tarifação dos EUA

GUERRA COMERCIAL

Lula tira do papel a Lei da Reciprocidade para enfrentar Trump, mas ainda aposta na diplomacia

15 de julho de 2025 - 14:08

Medida abre caminho para retaliação comercial, mas o governo brasileiro segue evitando o confronto direto com os Estados Unidos

AGENDA DE RESULTADOS

Temporada de balanços 2T25: Confira as datas e horários das divulgações e das teleconferências

15 de julho de 2025 - 7:00

A temporada de balanços do 2T25 começa ainda em julho e promete mostrar quem realmente entregou resultado entre as principais empresas da B3

O QUE ESPERAR AGORA

Tarifas de Trump jogam balde de água fria nas expectativas para a economia brasileira; confira os impactos da guerra tarifária no país, segundo o Itaú BBA

14 de julho de 2025 - 11:51

O banco ressalta que o impacto final é incerto e que ainda há fatores que podem impulsionar a atividade econômica do país

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Inflação, Livro Bege, G20 e PIB chinês; confira os indicadores mais importantes da semana

14 de julho de 2025 - 7:03

Com o mercado ainda digerindo as tarifas de Trump, dados econômicos movimentam a agenda local e internacional

ANÁLISE

É improvável que tarifa de 50% dos EUA às importações brasileiras se torne permanente, diz UBS WM

13 de julho de 2025 - 17:03

Para estrategistas do banco, é difícil justificar taxação anunciada por Trump, mas impacto na economia brasileira deve ser limitado

'FRUSTRAÇÃO'

Bolsonaro é a razão da tarifa mais alta para o Brasil, admite membro do governo dos EUA — mas ele foge da pergunta sobre déficit comercial

13 de julho de 2025 - 13:46

Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, falou em “frustração” de Trump em relação à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro ante a Justiça brasileira, mas evitou responder sobre o fato de os EUA terem superávit comercial com o Brasil

LOTERIAS

Sem milionários, só Lotofácil fez ganhadores neste sábado (12); Mega-Sena acumula em R$ 46 milhões. Veja resultados das loterias

13 de julho de 2025 - 9:53

Lotofácil fez quatro ganhadores, que levaram R$ 475 mil cada um. Prêmio da +Milionária agora chega a R$ 128 milhões

BOMBOU NO SD

Banco do Brasil (BBAS3), ataque hacker, FII do mês e tarifas de 50% de Trump: confira as notícias mais lidas da semana

12 de julho de 2025 - 18:10

Temas da semana anterior continuaram emplacando matérias entre as mais lidas da semana, ao lado do anúncio da tarifa de 50% dos EUA ao Brasil

GUERRA COMERCIAL

Tarifas de Trump podem afastar investimentos estrangeiros em países emergentes, como o Brasil

12 de julho de 2025 - 14:36

Taxação pode ter impacto indireto na economia de emergentes ao afastar investidor gringo, mas esse risco também é limitado

OLHO POR OLHO?

Lula afirma que pode taxar EUA após tarifa de 50%; Trump diz que não falará com brasileiro ‘agora’

12 de julho de 2025 - 11:28

Presidente brasileiro disse novamente que pode acionar Lei de Reciprocidade Econômica para retaliar taxação norte-americana

MOTIVAÇÕES POLÍTICAS

Moody’s vê estatais como chave para impulsionar a economia com eleições no horizonte — e isso não será bom no longo prazo

11 de julho de 2025 - 19:30

A agência avalia que, no curto prazo, crédito das empresas continua sólida, embora a crescente intervenção política aumenta riscos de distorções

TRUMP VS. EMERGENTES

O UBS WM reforça que tarifas de Trump contra o Brasil terão impacto limitado — aqui estão os 4 motivos para o otimismo

11 de julho de 2025 - 17:25

Na última quarta-feira (9), o presidente dos EUA anunciou uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, que devem entrar em vigor em 1º de agosto

APÓS ESCÂNDALO

Governo vai abrir crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir vítimas da fraude do INSS; confira como vai funcionar o reembolso

11 de julho de 2025 - 14:01

Entre os R$ 3 bilhões em crédito extraordinário, R$ 400 milhões vão servir para ressarcir as vítimas em situação de vulnerabilidade e que não tenham questionado os valores descontados

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Trump é a maior fonte de imprevisibilidade geopolítica e econômica da atualidade — e quem diz isso pode surpreender

11 de julho de 2025 - 7:02

Gustavo Loyola, ex-presidente do BC, falou com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre a imposição, por Donald Trump, da sobretaxa de 50% às exportações brasileiras para os EUA

SEM ENDEREÇO CERTO

De Galípolo para Haddad: a carta do presidente do BC ao ministro da Fazenda deixa alerta sobre inflação

10 de julho de 2025 - 18:59

Embora Galípolo tenha reforçado o compromisso com a convergência, foi o que ele não disse que chamou atenção

GUERRA COMERCIAL

O Brasil pode escapar dos impactos das tarifas de Trump: economista-chefe da ARX revela estratégias — e diz por que a retaliação não é uma delas

10 de julho de 2025 - 16:06

Segundo Gabriel Barros, Lula teria uma série de opções estratégicas para mitigar os efeitos negativos dessa medida sobre a economia; confira a visão do especialista

DISPUTA INTERNACIONAL, CRISE INTERNA

Tarifa de Trump sobre produtos do Brasil acirra guerra política: PT mira Eduardo Bolsonaro, e oposição culpa Lula e STF

10 de julho de 2025 - 13:48

Sobretaxa de 50% vira munição em Brasília; governo estuda retaliação e Eduardo, nos EUA, celebra medida como resposta ao ‘autoritarismo do STF’

O QUE ESPERAR AGORA?

Trump cortou as asinhas do Brasil? Os efeitos escondidos da tarifa de 50% chegam até as eleições de 2026

10 de julho de 2025 - 13:41

A taxação dos EUA não mexe apenas com o volume de exportações brasileiras, mas com o cenário macroeconômico e político do país

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar