O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Apesar das revisões para o PIB e a inflação, o boletim Focus segue projetando a Selic em 12,50% ao ano ao fim de 2023
O surpreendente resultado do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2023 desencadeou uma brusca alteração nas projeções dos analistas de mercado para o restante do ano.
A primeira edição da pesquisa Focus depois do “espetáculo do crescimento” de 1,9% da economia nacional entre janeiro e março levou a um aumento das projeções para o PIB e a um corte das estimativas para a inflação ao fim de 2023.
Somente a projeção para a Selic resistiu ao charme do PIB do Brasil nos primeiros três meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Confira a seguir as principais estimativas contidas no boletim Focus desta semana.
A alteração mais relevante ocorreu no PIB. A projeção dos analistas saltou de +1,26% para uma alta de 1,68% no acumulado de 2023. Há quatro semanas, o mercado esperava uma expansão de apenas 1%.
Com o aumento da projeção para este ano, a estimativa para 2024 sofreu ajuste levemente negativo, passando de +1,30% na semana passada para crescimento de 1,28% na Focus desta semana.
Leia Também
VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo: PERDI 50% DO MEU PATRIMÔNIO APÓS BANCO INTER DAR ADEUS À BOLSA BRASILEIRA: E AGORA? I A DINHEIRISTA
Se o resultado do primeiro trimestre levou um salto na projeção do PIB, é prudente lembrar que o resultado da Focus leva em conta a expectativa de dezenas de agentes de mercado.
Isso significa que há entre eles os mais otimistas e os mais pessimistas.
Entre os otimistas, chamam a atenção o Rabobank e o Bradesco.
Em relatório divulgado pouco antes da divulgação da Focus, o Rabobank elevou sua expectativa para o crescimento do PIB brasileiro em 2023 de 1,2% para 2,3%. Para 2024, a projeção do Rabobank passou de 1,3% para 1,4%.
“Embora ainda pensemos que o crescimento do PIB deve perder força devido ao aperto monetário local e global, o forte base do primeiro trimestre claramente nos faz repensar o crescimento em 2023”, avalia o Rabobank.
A instituição reforça que as restrições monetárias no Brasil e no resto do mundo continuam impondo um grande tributo aos setores de serviço e indústria.
Já a Bradesco Asset elevou sua projeção para o PIB de 2023 de 0,9% para 1,9%.
Para o restante do ano, porém, a expectativa é de que o crescimento desacelere paulatinamente.
Ao mesmo tempo, “o fato de a expansão estar concentrada no setor do agronegócio não traz preocupações do ponto de vista de uma eventual pressão sobre a política monetária”, avaliou Marcelo Cirne de Toledo, economista-chefe da Bradesco Asset, em relatório divulgado hoje.
E se a projeção para o PIB subiu pela quarta semana seguida, a estimativa para o IPCA segue em queda.
A expectativa dos participantes do mercado para a inflação oficial ao fim de 2023 recuou pela terceira edição consecutiva da pesquisa Focus, passando de 5,71% na semana passada para 5,69% nesta. Há quatro semanas, a estimativa encontrava-se em 6,02%.
No entanto, a projeção segue acima do teto da meta de inflação para 2023, de 4,75%.
Para 2024, a inflação anual projetada oscilou de 4,13% para 4,12% na Focus desta semana.
Na quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA de maio. A prévia oficial, contida no IPCA-15, mostrou uma desaceleração da alta dos preços maior do que a esperada pelo mercado.
Mesmo com as projeções para o PIB revisadas em alta e as do IPCA em baixa, a previsão para a taxa Selic ao fim de 2023 permaneceu em 12,50% ao ano pela sétima semana seguida.
A taxa básica de juro encontra-se atualmente em 13,75% ao ano.
A próxima decisão de juro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) é esperada para 21 de junho.
Apesar da desaceleração da alta dos preços, porém, a expectativa é de que o Copom comece a cortar os juros somente a partir de agosto, afirma Mirella Hirakawa, economista sênior da AZ Quest.
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação