🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
VEM FOLIA POR AÍ

Carnaval 2023: Saiba como fica o funcionamento da B3, bancos, Correios e transporte nos próximos dias

Samba, glitter, folia e… Mudança no calendário. O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para organizar a agenda e curtir os bloquinhos sem preocupação

Camille Lima
Camille Lima
17 de fevereiro de 2023
8:20 - atualizado às 8:19
carnaval, festa, folia, confete
Imagem: Pixabay

Adorado por uns, odiado por outros, o Carnaval de 2023 chegou chegando e deve movimentar o Brasil inteiro — inclusive sambar no calendário por aqui. O início da folia está marcado para esta sexta-feira (18) e vem acompanhado pela dúvida: o que vai abrir e fechar nos próximos dias? 

Apesar de ser considerado ponto facultativo no país, os funcionamentos da B3, banco, transporte metropolitano e Correios serão alterados para se adequar à festança.

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para organizar a agenda e curtir os bloquinhos sem preocupação.

A B3 vai funcionar no Carnaval?

A bolsa de valores brasileira vai entrar em ritmo de festa a partir da próxima segunda-feira. 

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, não haverá negociações na B3. Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do segmento de empréstimo de ativos.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto nos primeiros dias da semana.

Vale destacar que, na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. Além disso, não serão realizados registros e negociações no mercado de câmbio pronto.

O funcionamento volta a engrenar na quarta-feira (22), com horário especial de negociação. Nos mercados listados da B3 — como renda variável e renda fixa —, as negociações começam às 13h.

A Câmara B3 manterá o horário normal de funcionamento, enquanto a negociação no Tesouro Direto iniciará às 14h e terá fim às 18h.

  • O Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Funcionamento dos bancos durante o Carnaval

Assim como a B3, os bancos também não abrirão durante a folia do Carnaval, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda e terça-feira (20 e 21 de fevereiro). As áreas de autoatendimento continuarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais dos bancos, caixas eletrônicos e bancos por telefone.

Os carnês e contas de consumo, como de água e luz, vencidos durante o feriado poderão ser pagos no próximo dia útil (22) sem acréscimo.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, o atendimento ao público começa às 12h, com horário normal para fechamento das agências.

Em locais que normalmente param de funcionar às 15h, o expediente deverá começar mais cedo para garantir o mínimo de 3 horas de atendimento.

Correios

Para quem tem entrega a receber ou a enviar, os Correios devem funcionar normalmente nesta sexta-feira (17) em todas as unidades de atendimento e nas entregas de encomendas em todo o país. 

No sábado (18), o serviço de entregas também funcionará como usual, mas o expediente apenas em agências acontece apenas nos escritórios que já atendem aos sábados.

Na segunda e terça-feira de Carnaval (20 e 21), os Correios não funcionam, com atendimento e entregas voltando ao normal apenas a partir das 12h da quarta-feira (22).

Transporte para os bloquinhos em São Paulo

As festividades de Carnaval ainda vão impactar o funcionamento do transporte público metropolitano em São Paulo, de acordo com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

Isso significa que a circulação das empresas ligadas à STM vai continuar durante a folia, mas deve seguir um esquema especial, já que a demanda costuma ser menor durante feriados.

A STM afirma que, caso seja necessário, as companhias de transporte poderão incluir ônibus e trens para atender ao público.

Já nos locais próximos a desfiles e bloquinhos, a empresa reforçará as operações devido à demanda maior que a usual.

No caso da CPTM, os trens em São Paulo contarão com uma frota e intervalos parecidos com os de um sábado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Na quarta-feira, a operação deve voltar ao normal.

Funcionamento do metrô de São Paulo no Carnaval

Durante os quatro dias de Carnaval (18 a 21 deste mês), o metrô seguirá horário de funcionamento em ritmo de final de semana, porém com uma adição na frota de trens nas linhas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

A exceção é a estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados no feriado. Nesse caso, os passageiros poderão utilizar o acesso Arouche para embarque e o acesso Caetano de Campos para desembarque.

A linha 4-Amarela terá aumento no quadro de funcionários entre os dias 18 e 21 de fevereiro. 

Segundo a STM, no sábado e domingo (18 e 19), a movimentação deve impactar as estações República, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Butantã e Vila Sônia. 

Enquanto isso, na segunda e terça-feira (20 e 21), a maior movimentação deve afetar as estações República, Fradique Coutinho, Butantã, Morumbi e Vila Sônia. 

A operação especial ainda deve ser retomada nos dias 26 e 27 por conta de bloquinhos nas proximidades das estações República, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo-Morumbi.

As linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e 5-Lilás seguirão com a programação habitual.

Horário da EMTU 

As linhas intermunicipais administradas pela EMTU em São Paulo vão operar com a programação em esquema de sábado na segunda-feira (20). 

Já na terça-feira (21), a operação deve ser semelhante à de domingo.

A quarta-feira reserva uma programação diferenciada: pela manhã, a programação seguirá o esquema de domingo. A frota deve ser aumentada a partir das 12h.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar