Não é segredo para ninguém que Lula não está nada satisfeito com a atual taxa básica de juros em 13,75% a.a. O presidente não perde uma oportunidade de criticar tanto o patamar dos juros no Brasil, quanto o próprio presidente do Banco Central — a quem o petista se refere como “esse cidadão”.
Dito isso, recentemente, o governo fez a indicação do nome de Gabriel Galípolo, braço direito de Haddad, para a diretoria do BC. No mais recente episódio do podcast Touros e Ursos, nossa equipe de repórteres especiais debate se essa indicação não seria Lula preparando terreno para interferir na autonomia da autoridade monetária.
Em um trecho do podcast (disponível em vídeo logo abaixo), a repórter especial Julia Wiltgen questiona se esse pode ser só o primeiro passo rumo aos erros do passado do PT, quando a presidente Dilma reduziu os juros na base da ‘canetada’.
Será que corremos esse risco hoje? Veja logo abaixo em um vídeo publicado na nossa página do Instagram. Aproveite para nos seguir por lá (basta clicar aqui e apertar em seguir). Assim, você recebe de graça:
- Alertas gratuitos com insights de investimentos que podem colocar uma boa grana no seu bolso;
- Análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu dinheiro;
- A opinião dos principais analistas e gestores do país consultados pelos nossos repórteres especiais.
Além de tudo isso, você também fica por dentro de todas as notícias com potencial de abalar o seu patrimônio. Tudo de graça e sem enrolação. Ou seja, um ecossistema completo que favorece a sua conta bancária. Clique aqui e siga o Seu Dinheiro no Instagram.
VEJA TAMBÉM — Lula não vai sossegar até conseguir a Eletrobras de volta? Descubra se há chance de reestatização
O episódio completo está disponível abaixo. Nele, nossa equipe também discute a possibilidade de Lula reverter a privatização da Eletrobras, debate sobre os principais acontecimentos do mercado financeiro nos últimos dias e ainda elege os Touros e Ursos da semana. Escute o na íntegra: