O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
No episódio #39 do Market Makers, os irmãos Marcelo e Pedro Luiz Cerize, sócios da Lev, destrincham o relacionamento entre o próprio Banco Central e o mercado financeiro
A conturbada relação entre o Banco Central e o governo brasileiro esteve no topo dos assuntos nos noticiários recentemente, especialmente nos últimos episódios do Market Makers.
Muito se falou sobre o cabo de guerra travado entre o presidente Lula e o chefe do BC, Roberto Campos Neto, em relação à política monetária brasileira. Mas há uma outra interação que esteve fora dos holofotes.
Convidados ao episódio #39, os irmãos Marcelo e Pedro Luiz Cerize, sócios da Lev, uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, dão luz ao relacionamento entre o próprio BC e o mercado financeiro.
“Eu acho que ele [BC] tem outros interesses, existe uma contaminação muito grande entre Banco Central e mercado”, afirma Pedro Cerize, em conversa com os apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago — ele também é sócio da Skopos Investimentos.
Confira aqui o podcast completo:
Na visão de Cerize, é como se a economia estivesse dividida entre os times do Banco Central e do mercado financeiro — mas há aqueles que seguem trocando de equipe ou ocupando a divisa. “O cara sai daqui e vai para cá, sai daqui e vem para cá.”
Leia Também
Um dos exemplos citados pelo gestor é Fabio Kanczuk, que atuou como diretor de política econômica do Banco Central de 2019 a 2021 e agora trabalha como analista financeiro e head de macroeconomia na gestora ASA Investments.
"Esse cara queria botar o juro a zero [quando estava no BC]. Saiu, tá trabalhando no dia seguinte e agora fala que quer botar o juros a 16%. O estrago que esse cara fez é um absurdo", conta.
De 2016 a 2018, Kanczuk atuou como secretário de política econômica durante o governo Michel Temer, ao lado do então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que deu vida ao teto de gastos.
Recentemente, em entrevista ao site E-Investidor, o head da ASA deixou clara sua opinião sobre o arcabouço fiscal proposto pelo novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“As reações ao arcabouço foram curiosas. De um lado, o mercado reagiu bem e com entusiasmo. Do outro, os economistas reagiram mal porque viram que esse projeto não resolverá os problemas. A minha impressão é de que o próprio mercado vai voltar atrás. Quando começarem a fazer as contas, perceberão que foi uma alegria curta”, disse ao Estadão.
Para Marcelo Cerize, a nova regra fiscal seria melhor se a base inicial fosse mais sólida. “A gente está partindo de um teste”, afirma. “Você precisa da inflação como tributo adicional para poder fechar a conta, e isso não fecha com esse Banco Central. Então, acho que o arcabouço fiscal vai funcionar no modelo do PT se o Congresso permitir realmente.”
Você confere a conversa na íntegra aqui:
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos