O Banco Central foi o pior e Fabio Kanczuk “fez estrago”: as análises de Pedro Cerize, sócio da Skopos Investimentos
No episódio #39 do Market Makers, os irmãos Marcelo e Pedro Luiz Cerize, sócios da Lev, destrincham o relacionamento entre o próprio Banco Central e o mercado financeiro

A conturbada relação entre o Banco Central e o governo brasileiro esteve no topo dos assuntos nos noticiários recentemente, especialmente nos últimos episódios do Market Makers.
Muito se falou sobre o cabo de guerra travado entre o presidente Lula e o chefe do BC, Roberto Campos Neto, em relação à política monetária brasileira. Mas há uma outra interação que esteve fora dos holofotes.
Convidados ao episódio #39, os irmãos Marcelo e Pedro Luiz Cerize, sócios da Lev, uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, dão luz ao relacionamento entre o próprio BC e o mercado financeiro.
“Eu acho que ele [BC] tem outros interesses, existe uma contaminação muito grande entre Banco Central e mercado”, afirma Pedro Cerize, em conversa com os apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago — ele também é sócio da Skopos Investimentos.
Confira aqui o podcast completo:
Os erros do Banco Central e Fabio Kanczuk
Na visão de Cerize, é como se a economia estivesse dividida entre os times do Banco Central e do mercado financeiro — mas há aqueles que seguem trocando de equipe ou ocupando a divisa. “O cara sai daqui e vai para cá, sai daqui e vem para cá.”
Leia Também
Um dos exemplos citados pelo gestor é Fabio Kanczuk, que atuou como diretor de política econômica do Banco Central de 2019 a 2021 e agora trabalha como analista financeiro e head de macroeconomia na gestora ASA Investments.
"Esse cara queria botar o juro a zero [quando estava no BC]. Saiu, tá trabalhando no dia seguinte e agora fala que quer botar o juros a 16%. O estrago que esse cara fez é um absurdo", conta.
De 2016 a 2018, Kanczuk atuou como secretário de política econômica durante o governo Michel Temer, ao lado do então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que deu vida ao teto de gastos.
Recentemente, em entrevista ao site E-Investidor, o head da ASA deixou clara sua opinião sobre o arcabouço fiscal proposto pelo novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“As reações ao arcabouço foram curiosas. De um lado, o mercado reagiu bem e com entusiasmo. Do outro, os economistas reagiram mal porque viram que esse projeto não resolverá os problemas. A minha impressão é de que o próprio mercado vai voltar atrás. Quando começarem a fazer as contas, perceberão que foi uma alegria curta”, disse ao Estadão.
Para Marcelo Cerize, a nova regra fiscal seria melhor se a base inicial fosse mais sólida. “A gente está partindo de um teste”, afirma. “Você precisa da inflação como tributo adicional para poder fechar a conta, e isso não fecha com esse Banco Central. Então, acho que o arcabouço fiscal vai funcionar no modelo do PT se o Congresso permitir realmente.”
Você confere a conversa na íntegra aqui:
B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD
Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana
13 de setembro de 2026 - 11:32É BOM SABER
Todos os números da Lotofácil da Independência: veja os resultados e as dezenas que mais saíram na história
13 de setembro de 2026 - 10:29PERÍODO ÚMIDO