O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Sócio do BTG Pactual diz que o rentista é o mais prejudicado com uma política fiscal saudável e que banqueiro não gosta de juros altos
As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste início de mandato mostram uma ansiedade do petista em atender rapidamente a população mais carente, mas essa mesma ansiedade pode trazer um risco ao governo. A análise é de André Esteves, sócio sênior e presidente do conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11).
“O presidente tem uma ansiedade natural, pelo momento de vida e tudo o que passou, de rapidamente atender aquela população que ele vê como o seu objetivo de governo, o que eu acho louvável”, afirmou Esteves, na abertura do CEO Conference, evento promovido pelo BTG.
Por outro lado, Esteves acredita que essa ansiedade pode trazer “a sedução de um atalho que não vai levar a lugar nenhum”.
O banqueiro fez a declaração ao ser questionado se Lula havia se tornado um "economista heterodoxo". Isso porque o presidente vem se alinhando ao grupo que enxerga as políticas de ajuste fiscal como um obstáculo à agenda social do governo.
O sócio do BTG entende como uma contradição per se (em si mesma) o argumento de que uma política fiscal saudável beneficiaria aqueles que vivem de juros, quando o que ocorre é justamente o oposto.
“Na verdade, o rentista é o mais prejudicado com uma política fiscal saudável, porque ela baixa os juros e assim ele ganha menos”, afirmou.
Leia Também
Para Esteves, o país de modo geral já alcançou um certo grau de evolução institucional com o entendimento de que o governo não deve gastar mais do que arrecada, exceto em momentos como a pandemia da covid-19.
Esteves afirmou que há espaço para se discutir um novo arcabouço fiscal, desde que ele traga uma previsibilidade para a trajetória da dívida pública.
De todo modo, ele disse que não consegue enxergar nenhuma alternativa à atual política fiscal e monetária que não seja inflacionária, e lembrou do histórico brasileiro.
“O Brasil é um alcoólatra momentaneamente curado, então não nos chame para uma degustação de vinho”, comparou.
O sócio do BTG aproveitou para defender o trabalho do Banco Central, cuja autonomia vem sendo questionada por membros do governo, incluindo Lula. Ele também destacou o sucesso do regime de metas de inflação, que vem conseguindo manter os índices de preço sob controle desde a adoção, em 1999.
Sobre as críticas à taxa básica de juros (Selic), Esteves reconheceu que as taxas de fato estão altas. Mas disse que essa não é uma escolha voluntária do BC.
Ele inclusive lembrou que a autoridade monetária elevou os juros em ano eleitoral. Ou seja, essa seria uma evidência de que eventuais preferências políticas de Roberto Campos Neto não interferiram no trabalho do BC.
Por fim, Esteves disse que juro alto também não é de interesse dos bancos, ao contrário do que se imagina. “Banqueiro não gosta de juro alto, um banco como o nosso [BTG] gosta de juro baixo”, ressaltou.
Um cenário de inflação alta beneficia mais os bancos do que os juros, de acordo com o sócio do BTG. Isso porque, quanto mais alta a taxa, menor o crescimento do crédito, uma das linhas que garantem o resultado dos bancos. “Estamos todos do mesmo lado, queremos juro baixo e inflação sob controle.”
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação
Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%
Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores
Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão
Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais
Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.
Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos
Do universo digital ao musical, itens apreendidos ganham nova chance em leilão da Receita Federal que começa hoje
Para os analistas, o foco dos eleitores agora não é somente quem deve ganhar a corrida para a presidência, mas também para o Congresso
Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco
Fundo teve leve alta em março e acumula ganhos acima do CDI em 2026, com estratégia focada no Brasil e proteção contra inflação
Para Anthropic, há uma nova preocupação além dos erros humanos: a vulnerabilidade dos sistemas contra ataques cibernéticos
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 7 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 34 milhões hoje.
Durante evento do Bradesco BBI, o economista afirmou que vê conflito caminhando para intensificação e alertou para os efeitos no petróleo e nos mercados
Genoa, Kapitalo e Ibiuna participaram de evento do Bradesco BBI e falaram sobre a dificuldade de leitura no cenário volátil atual
Sam Altman, CEO da OpenAI, publicar artigo sobre o avanço da inteligência artificial e suas consequências para os seres humanos
A explosão das apostas online já pesa mais que os juros no bolso do brasileiro e acende um alerta sobre uma nova crise financeira