Rodolfo Amstalden: Coisas malucas que aconteceram em 2023
No mercado financeiro, um indivíduo inteligente que não tenha um saldo bancário compatível com sua inteligência corre o seríssimo risco de enlouquecer

Passamos por coisas malucas em 2023.
Erramos alguns trades e acertamos outros.
E o que é pior: erramos alguns trades dotados de razão e acertamos outros por pura sorte.
Que vergonha!
Você é maduro o suficiente para conviver com falhas e sucessos que não lhe pertencem?
Nem sempre é fácil falar em meritocracia no mercado financeiro; graças ao path dependence, algumas benesses aleatórias podem transformar homens comuns em heróis, e alguns desvios de interpretação podem transformar heróis em vilões.
Leia Também
É como na Ivy League: as melhores vagas não estão reservadas para os melhores candidatos.
Quando eu fui introduzido intelectualmente ao mercado financeiro, a pessoa que era supostamente uma referência para minha formação me disse:
"No mercado, não existe juízo moral, nem preocupações epistemológicas; o valor de cada indivíduo é medido estritamente pelo seu saldo bancário. Pode parecer uma abordagem pueril das coisas, mas é assim que funciona, e funciona pois se trata de uma medida objetiva e que interessa tanto aos vencedores quanto aos que ambicionam vencer".
- Leia também: Rodolfo Amstalden: os gatos nascem pobres e livres
Isso foi quase vinte anos atrás, e eu ainda estou me digladiando com essas aspas; como sou ingênuo!
Seria fácil dizer que isso tudo é mentira, que condiz apenas com uma visão utilitarista do financismo, e que há inúmeras pessoas honestas e inteligentes trabalhando na Faria Lima, plenamente dotadas de senso crítico.
Mas também há muita verdade naquelas aspas.
Está incrivelmente certo e errado ao mesmo tempo.
Essa pessoa - a pessoa que me falou isso, e que ambicionava vencer - provavelmente se viu vitimada pela própria armadilha.
Depois fui conhecendo outras e outras pessoas que sucumbiram ao mesmo vício.
No mercado financeiro, um indivíduo inteligente que não tenha um saldo bancário compatível com sua inteligência corre o seríssimo risco de enlouquecer.
Ele começará achando que é uma questão de injustiça transitória, mas que a hipótese de mercados eficientes acabará levando cada um para seu lugar de merecimento.
Então, o tempo passará e ele seguirá parado no mesmo ponto, quando não tiver o azar de recuar algumas casas, graças ao aperto monetário da vez.
Depois, mais algum tempo passará, nada acontecerá a ponto de premiá-lo, e ele terá se tornado um louco.
EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Dólar x real — tem mais ainda para colhermos no câmbio
23 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Tubarões saem dos FIIs, o título que ainda paga IPCA+ 14% ao ano, o acordo entre Trump e Irã: o que move o mercado hoje
23 de setembro de 2026 - 8:30AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO