Outro patamar: Ibovespa volta do feriado com petróleo, juros, resultado do Itaú e eleições nos EUA no radar
Petróleo em queda, balanço do Itaú, expectativa com reunião do Copom e resultado das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos mexem com a bolsa nesta terça-feira (3)

De alguns anos para cá, o futebol brasileiro parece ter criado uma divisão informal. De um lado, Flamengo e Palmeiras. Do outro, quase todo mundo. Enquanto rubro-negro e alviverde vivem um dos períodos mais vitoriosos de suas respectivas histórias, muitos rivais ainda tentam se recuperar de anos e anos de decisões equivocadas.
Explicações não faltam. Há quem credite a vantagem de ambos à reorganização financeira observada na última década. Outros preferem apontar o dedo para a desorganização dos adversários. Isso sem contar as recorrentes polêmicas de arbitragem. Mas isso fica para os torcedores. É do futebol.
Cada um com sua razão, o fato é que, mesmo quando surge uma surpresa aqui e outra ali, Flamengo e Palmeiras parecem disputar um campeonato paralelo.
Por isso, o desafio imediato de Corinthians, São Paulo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Santos e companhia não é apenas vencer os favoritos de vez em quando, mas encurtar a distância e contestar de maneira consistente a atual hegemonia de seus rivais.
No mercado financeiro, quem parece estar em outro patamar em termos de lucro e rentabilidade é o Itaú. Em meio à decepção com os balanços de seus concorrentes no terceiro trimestre, o bancão tenta provar que joga em outra liga.
Veja o que esperar do balanço do Itaú na reportagem da Camille Lima.
Leia Também
Esquenta dos mercados
O Ibovespa volta à cena nesta terça-feira depois de amargar a pior queda semanal (-18,12%) desde a pandemia.
Passado o feriado prolongado, os investidores começam uma semana mais curta com a queda do Brent pressionando as ações da Petrobras.
Eles também aguardam os resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos e de mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) do Brasil.
Além disso, a notícia de um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, acendeu um sinal de alerta entre os participantes do mercado financeiro.
Lara Resende vem defendendo a necessidade de mudança na política monetária do país, com uma redução expressiva da taxa de juros e uma ação mais coordenada entre o Banco Central e o governo federal.
A estratégia do economista também prevê o uso de reservas internacionais para conter uma eventual desvalorização do real, informa a repórter Sara Magalhães.
Outros destaques do Seu Dinheiro
VISÃO DE DONO
O orçamento aceita tudo: como acertar no planejamento do budget da sua empresa. O budget tradicional pergunta quanto a empresa quer ganhar. Um bom processo de planejamento pergunta o que a empresa precisa se tornar para conseguir ganhar mais.
MAIS UM
Mercado Bitcoin (MB) sofre ataque hacker de US$ 40 milhões e bloqueia movimentações. Depósitos e saques da exchange brasileira foram temporariamente suspensos; incidente ocorre poucos dias após ataque à Binance.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
El Niño no radar: 10 medidas para proteger bares e restaurantes dos efeitos do clima. Estoque, fornecedores, cardápio e treinamento da equipe estão entre os pontos de atenção para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Uma ótima terça-feira e uma excelente semana para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO