O Ibovespa despencou 20%, chegou a hora de comprar? Esse estudo diz que sim, mas não qualquer tipo de ação
Não recomendo que você invista em qualquer ação apenas porque acabamos de ver um Circuit Breaker, mas muitas empresas de qualidade voltaram a negociar a preços atrativos

O Ibovespa desabou quase 20% depois do segundo turno, com direito a Circuit Breaker inclusive. Mas será que a bolsa já chegou ao fundo do poço, ou ainda há espaço para mais quedas?
Sem uma bola de cristal para responder essa pergunta, recorremos a um exercício simples, mas esclarecedor: o que aconteceu com o Ibovespa nas últimas vezes que um Circuit Breaker foi acionado?
A tabela abaixo, montada pelo time do BTG, traz essa estatística surpreendente:

Repare que em todas as vezes que o Ibovespa sofreu um Circuit Breaker, ele conseguiu se recuperar nos 12 meses seguintes — e em alguns casos, as valorizações foram expressivas.
Pode parecer estranho, mas existe uma explicação relativamente simples. Depois de um Circuit Breaker os preços costumam ficar tão "amassados" e o pessimismo tão exagerado que pequenas evoluções dali em diante bastam para empurrar os ativos.
Antes de continuar, é importante esclarecer que o simples fato de isso ter acontecido no passado não significa que acontecerá de novo.
Leia Também
Elevador dos juros parado: decisão do Copom e temporada de balanços movimentam a bolsa nesta quinta-feira
Rodolfo Amstalden: Pausa para um bate-papo, mas sem tempo a perder
Ou seja, não existe nenhuma garantia de que o Ibovespa estará em níveis mais elevados daqui a 6 ou 12 meses.
Esse desempenho vai depender muito de um ajuste fiscal, e caso ele não seja feito, tem muita empresa brasileira que vai sofrer bastante com os juros elevados.
Por esse motivo, não recomendo que você invista em qualquer ação apenas porque acabamos de ver um Circuit Breaker.
Por outro lado, muitas empresas de qualidade voltaram a negociar por preços atrativos depois da derrocada na semana passada.
Empresas com marca forte, boa gestão, sem dívidas e geradoras de caixa, que ficaram bem mais descontadas e possuem total capacidade de atravessar os próximos 12 meses sem sustos.
O Itaú é um bom exemplo disso. O banco anunciou números do 3T26 nesta semana com lucro recorde e índices de inadimplência muito melhores do que os concorrentes.
A série Empiricus Dividendos é focada justamente nessa categoria de ativos, que são as melhores escolhas para uma carteira de ações no momento atual. Se quiser conferir gratuitamente por 30 dias, deixo aqui o convite.
Um abraço e até a próxima,
Ruy
VISÃO DE DONO
O orçamento aceita tudo: como acertar no planejamento do budget da sua empresa
2 de novembro de 2026 - 9:14DÉCIMO ANDAR
O Casamento Vermelho dos mercados: o que fazer com os fundos imobiliários (FIIs) depois das urnas
1 de novembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O preço da oportunidade: bolsa em queda, dólar em alta e leilões de imóveis antes do feriado
30 de outubro de 2026 - 8:46SEXTOU COM O RUY
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
30 de outubro de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO