🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Por que tiramos as ações da Petrobras (PETR4) da nossa carteira de dividendos?

Nenhum evento ruim aconteceu. Na verdade, os últimos meses têm ajudado a reduzir os receios do mercado com relação às possíveis interferências do governo na estatal; entenda a mudança

11 de agosto de 2023
6:07 - atualizado às 8:59
petrobras ações no retrovisor
Montagem com logo da Petrobras no retrovisor - Imagem: Divulgação/Volkswagen - Montagem: Julia Shikota

Nos últimos dias, tomamos uma decisão difícil na série Vacas Leiteiras da Empiricus, focada em ações pagadoras de dividendos: vendemos as ações da Petrobras.

Depois de um ano e meio na nossa carteira e quase 100% de valorização, decidimos vender PETR4 na última semana.

Mas o que de tão ruim aconteceu para tomarmos essa decisão? Será que o cenário para a Petrobras piorou tanto assim?

Não, nenhum evento verdadeiramente ruim aconteceu. Na verdade, temos visto justamente o contrário: os últimos meses têm ajudado a reduzir os receios do mercado com relação às possíveis interferências do governo.

Para começar, a nova política de precificação de combustíveis não trouxe nenhuma mudança drástica, o que afastou os riscos de venda de combustíveis abaixo do preço de custo.

Além disso, a redução estabelecida pela nova política de dividendos foi menor do que o mercado temia, o que inclusive gerou uma reação positiva no pregão seguinte ao anúncio.

Tanto é que, mesmo com todos os receios de possíveis interferências políticas desastrosas, PETR4 valorizou quase 50% em 2023.

Mas, se as notícias foram boas para os acionistas, por que vender os papéis então?

Basicamente, porque as ações já subiram demais!

Abril de 2022: risco razoável, mas muita margem de segurança

Em abril de 2022, quando inserimos as ações da Petrobras na série Vacas Leiteiras, PETR4 negociava por menos de 2 vezes os seus lucros – um patamar que raramente conseguimos encontrar em um mercado razoavelmente desenvolvido, como é o nosso.

Mas naquela época existia um outro dado ainda mais absurdo: o dividend yield superava os 40%!!!

Ou seja, a ação estava tão barata e distribuía tantos proventos que em apenas um ano o investidor receberia de volta 40% do valor investido na ação na forma de dividendos.

Essa combinação de preços baixos e dividendos elevados representava o que Warren Buffett costuma chamar de "margem de segurança".

É óbvio que coisas ruins poderiam acontecer com a Petrobras naquela época. Lembre-se que, mesmo durante o governo Bolsonaro, a estatal sofreu diversas ameaças e mudanças em sua presidência.

Mas com múltiplos tão baixos e yields tão elevados, mesmo notícias muito ruins teriam um impacto limitado sobre os preços, dado o desconto já bastante excessivo de PETR4.

Agosto de 2023: mais risco, com menos margem de segurança

Depois de praticamente um ano e meio, o cenário ficou muito diferente. Depois da alta de quase 100% das ações, uma queda nos preços do petróleo e uma redução na proporção do Fluxo de Caixa distribuído aos acionistas, as ações da Petrobras neste momento negociam por 3,5 preço/lucros e um dividend yield esperado de menos de 20%.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Eu sei que esses números estão longe de serem considerados ruins, mas já não nos parecem suficientemente atrativos para proteger os acionistas caso alguma interferência mais séria aconteça.

Uma coisa é você receber uma notícia ruim, sabendo que no fim do ano ainda terá direito a receber 50% de dividendo da empresa – você vai pensar bastante antes de decidir se vale a pena vender.

Outra coisa, bem diferente, é querer continuar com a ação no meio do tiroteio em troca de um dividendo de "apenas" 20%. Os acionistas simplesmente não têm mais tanto incentivo para querer continuar com a ação, o que abre espaço para quedas bem mais drásticas se alguma notícia ruim realmente aparecer.

Ações mais caras, risco maior

Por esses motivos, nós preferimos tirar PETR4 da série Vacas Leiteiras nos últimos dias.

Mas entenda que isso não significa que nós achamos que PETR4 vai cair. Pode ser que o governo continue não interferindo muito no dia a dia da companhia. Pode ser que, apesar da influência do governo, a estatal não consiga investir tanto em outros segmentos, e resolva retomar a distribuição expressiva de dividendos dos anos anteriores. Se isso acontecer, é provável que as ações da Petrobras continuem se valorizando.

Mas além dos ruídos políticos terem aumentado recentemente, os múltiplos menos atrativos e a menor margem de segurança do que tínhamos um ano e meio atrás não nos deixam mais tão confortáveis como antes.

É claro que seguiremos acompanhando de perto essa história, mas só voltaremos a ser acionistas quando a margem de segurança voltar a ser suficientemente atrativa. Obrigado e, quem sabe, até logo, Petrobras.

  • Em quais ações investir para buscar dividendos agora? A carteira de 5 melhores ações para proventos, segundo o analista Ruy Hungria, inclui Itaú (ITUB4), Vale (VALE3) e outras três companhias sólidas e com potencial de gerar bons pagamentos a seus acionistas nos próximos meses. Acesse a carteira completa gratuitamente aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar