🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Dividendos da Petrobras (PETR4) em risco? Saiba qual outra gigante vai continuar pagando ótimos proventos aos acionistas

A criação da reserva de capital pode atrapalhar o plano da Petrobras de continuar sendo uma das melhores pagadores de proventos da bolsa brasileira

27 de outubro de 2023
6:11 - atualizado às 8:54
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo
Logo da Petrobras em montagem com dinheiro e fogo. - Imagem: Divulgação/Unsplash/Montagem: Fernanda Lopes

Depois de uma alta bastante acentuada em 2023, as ações da Petrobras (PETR4) derraparam nos últimos dias, caindo mais de 5% na semana até o fechamento de ontem.

Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de dizer "eu disse", mas eu disse.

Caso não tenha visto, na semana passada comentamos sobre a possibilidade de o petróleo disparar com a guerra entre Israel e o Hamas, mas que a Petrobras não era o melhor cavalo para aproveitar esse movimento.

Nesta semana, os motivos da minha precaução ficaram claros, com a companhia propondo algumas mudanças em seu Estatuto Social que deixaram os investidores de cabelo em pé, com possíveis impactos para os dividendos, inclusive.

As duas principais propostas envolvem mudanças na escolha de administradores e a criação de uma reserva de capital. Mas como isso afeta os acionistas?

Menos dividendos

Começando pela reserva de capital, por que isso pode afetar os dividendos?

Leia Também

Não é novidade para ninguém que a Petrobras tem sido uma das melhores pagadoras de dividendos da bolsa brasileira, ajudada pela produção no pré-sal (extremamente rentável), preço elevado do petróleo e políticas comerciais que permitem à companhia repassar preços dos combustíveis quando eles sobem.

Neste ano, a expectativa é de que a companhia pague um dividend yield de pelo menos 20%. Eu usei a expressão "pelo menos" porque, com o petróleo voltando para próximo de US$ 100/barril, as chances de ela realizar distribuições extraordinárias aumentam consideravelmente.

Mas a criação da reserva de capital pode atrapalhar esse plano. Isso porque ela permite que a companhia retenha o excesso de caixa gerado em 2023, ao invés de distribuir o montante extra para os acionistas.

Há quem diga que essa mudança esteja relacionada com as metas fiscais do governo nos próximos anos, e que os dividendos extras "retidos" em 2023 criariam uma espécie de colchão para permitir o pagamento de bons dividendos em 2024 e 2025, mesmo que os preços do petróleo não estejam tão atrativos.

Se for isso mesmo, a mudança é negativa, porque deixa o horizonte de pagamento de dividendos mais distante, mas não representa um grande risco para a tese.

O problema é se esse dinheiro "extra" começar a ser utilizado em investimentos ruins, com baixos retornos, como a companhia já fez diversas vezes no passado.

Ou seja, pode ser que a criação de uma reserva de capital não seja um grande problema, mas os vários erros cometidos no passado não nos ajudam a dar o benefício da dúvida para a companhia.

Novo índice de dividendos da B3 (IDIV) não é a melhor escolha para buscar renda extra mensal na bolsa; entenda

Brecha para indicações políticas

A outra mudança propõe a exclusão de algumas vedações para escolhas de administradores estabelecidas pela Lei das Estatais, e que aumentam o risco de indicações inadequadas e que não tenham o perfil técnico necessário para gerir uma empresa petroleira do porte da Petrobras.

Em um passado não muito distante, antes da Lei das Estatais, era comum ver políticos sem qualquer conhecimento sobre o setor ocupando cargos importantes nas empresas controladas pelo governo.

Em comunicado, a Petrobras se defendeu, dizendo que essa proposta visa apenas adequar o estatuto à recente decisão tomada pelo STF, que classificou algumas das exigências estabelecidas pela Lei das Estatais como inconstitucionais.

Ou seja, de acordo com a Petrobras, essa mudança não deveria ser tratada como uma "brecha" para a volta das escolhas políticas.

O problema é que, mais uma vez, os vários erros cometidos no passado nos impedem de dar o benefício da dúvida para a companhia.

Cadê a margem de segurança?

Como eu disse, pode ser que essas alterações tragam poucos ou nenhum reflexo nos resultados da companhia. Mas elas abrem brechas para algumas mudanças que já aconteceram no passado e se mostraram bastante danosas para os seus resultados.

Tudo isso por um valuation que hoje está longe de ser uma barganha, se comparado com o seu próprio histórico.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Por esses motivos, preferimos não ter PETR4 na carteira por enquanto.

Mas a nossa visão pode mudar, especialmente se os papéis voltarem para patamares mais interessantes de valuation. Preferimos esperar por um nível de preços que nos ofereça uma margem de segurança adequada, considerando os riscos políticos e de má alocação de capital.

Há outras alternativas para receber dividendos

Se os dividendos da Petrobras podem estar em risco, uma outra gigante do setor de commodities trouxe uma ótima notícia para os seus acionistas ontem: 

Reprodução: Seu Dinheiro

A Vale anunciou o pagamento de mais de R$ 10 bilhões em dividendos, além de um novo programa de recompra.

Mais importante do que esse anúncio é o fato de que a companhia segue negociando por valuations bastante atrativos (3,6x Valor da Firma/Ebitda) e gerando muito caixa, o que significa que ela deve continuar distribuindo ótimos dividendos nos próximos anos.

Isso deixa claro porque VALE3 é uma das nossas preferidas na série Vacas Leiteiras. Aliás, o Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus e responsável por essa série focada em dividendos, está oferecendo um presente para você que quer viver de renda e dividendos.

Trata-se do livro "Do que você precisa para se aposentar?".

Nele, o Rodolfo ensina como você consegue se aposentar mais cedo, e mostra que o investimento em empresas pagadoras de dividendos é um dos pilares mais importantes para se chegar lá.

Quer saber como garantir o seu exemplar físico gratuito? Você pode conferir aqui.

  • Investir em ações boas pagadoras de dividendos é uma das principais estratégias para viver de renda com investimentos. Quer conhecer outras maneiras de poder ter dinheiro caindo na sua conta regularmente? Participe do Projeto Renda, um treinamento completo oferecido pelos analistas da Empiricus Research. Faça sua pré-inscrição gratuita aqui.

Um grande abraço e até a próxima semana!

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

18 de dezembro de 2025 - 8:55

Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…

17 de dezembro de 2025 - 20:00

Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar