🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Rodolfo Amstalden: depois de ler, você vai mudar de vida

O próprio Governo Lula compartilha de uma falácia lógica, aplicando-a prontamente sobre duas oportunidades imperdíveis

17 de maio de 2023
20:23 - atualizado às 19:48
Arte conceitual mostrando uma pessoa de terno com um símbolo de interrogação no lugar da cabeça; em segundo plano, um fundo azul com um gráfico. A imagem representa uma pessoa com dúvidas na carreira e no mercado corporativo; também pode indicar dúvidas referentes aos investimentos
Imagem: Shutterstock

Muitos crimes epistemológicos já foram cometidos no mercado financeiro em nome do "post hoc ergo propter hoc". Famosa entre os filósofos da ciência, essa expressão latina pode ser traduzida livremente como “depois disso, logo por causa disso".

Temos aí uma falácia lógica, derivada da potencial confusão entre sequência temporal e causalidade — se um evento "B" ocorre imediatamente após outro evento "A", somos levados a acreditar que "A" causou "B".

Por exemplo: troquei a marca do café que eu tomo de manhã exatamente no dia 23 de março. Desde então, o Ibovespa subiu 10 mil pontos. Não serei idiota a ponto de voltar a tomar o café de antigamente, certo?

Consola-me notar que não sou o único a usar o P-H-E-P-H em minhas egotrips. O próprio Governo Lula compartilha dessa prática deliciosa, aplicando-a prontamente sobre duas oportunidades imperdíveis.

O primeiro toque de gênio foi com Petrobras: cumprindo a promessa de campanha do PT, Jean Paul Prates anunciou nessa semana que a estatal finalmente estava pronta para abandonar a PPI (Política de Paridade Internacional).

Um dia depois, a Petrobras reduziu os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha; assim, fica parecendo que o fim da PPI causou, logo de cara, uma grande benesse. 

Porém — olha só que loucura —, a PPI não acabou (só mudou de nome), e o barateamento dos combustíveis já estava contratado há um bom tempo pela desvalorização do dólar e do barril de petróleo lá fora.

Já o segundo toque de gênio virá, ao que tudo indica, com a iminente nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central. Pouco depois de ele sentar na cadeira de diretor de Política Monetária, presenciaremos o início dos cortes de juros no Brasil. Bingo!

Com um pouco mais de paciência, Galípolo poderá assumir a presidência do Bacen quando Campos Neto sair de cena, sacramentando assim uma Selic de volta a um dígito.

Bem, talvez você fique revoltado com esses mecanismos de distorção da realidade. Minha versão jovem, que venerava a lógica clássica e repudiava suas falácias, certamente estaria fula da vida.

Mas, à medida que o tempo passa, eu tenho me tornado menos escravo da lógica e mais discípulo da retórica; invariavelmente, me pego abrindo mão de estar certo para ser feliz.

Se o P-H-E-P-H é o que se faz necessário para amansar as alas radicais do PT e dar ao presidente um senso de controle sobre a dura realidade, tanto melhor. A PPI continua valendo e o juro vai cair, isso é o que importa; bora comprar carvão e assar uma carne pra comemorar.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar