🔴 AÇÃO QUE JÁ DISPAROU 1.200% E AINDA ESTÁ BARATA – VEJA QUAL

Como o viés de informação impacta sua operação como trader

O viés da informação pode afetar até mesmo os investidores mais experientes e com maior acesso a informações; saiba como evitar

23 de janeiro de 2023
6:22 - atualizado às 16:26
Investidor olha para tela de cotações e gráficos da bolsa | Opções, ações, Armínio Fraga
Investidor olha para tela de cotações e gráficos da bolsa -

Quando se trata de investir, é importante entender como podemos cair em armadilhas mentais. Este viés ocorre, basicamente, quando acreditamos que existem mais informações do que, de fato, existem, ou quando damos um peso maior para algumas informações em detrimento a outras. Isso pode nos levar a tomar decisões erradas, especialmente quando se trata de investimentos.

Um exemplo clássico acontece quando alguém começa a se interessar por uma determinada ação e começa a pesquisar sobre ela. A pessoa lê artigos, assiste a notícias e conversa com amigos que também investem. Tudo parece apontar para o fato de que essa ação é uma ótima escolha.

Mas, e se essa pessoa estiver apenas vendo informações positivas sobre essa ação? E se ela estiver ignorando informações negativas? Essa pessoa pode estar caindo no viés de informação e acabar investindo em algo que não é tão bom quanto parece.

Um dos exemplos mais famosos é o caso da Enron. Em 2001, a empresa revelou que havia falsificado seus relatórios financeiros e, como resultado, seus investidores sofreram grandes perdas. Mas aqui está a coisa: muitos desses investidores eram analistas financeiros altamente qualificados e instituições financeiras respeitáveis, e ainda assim foram pegos de surpresa.

Isso mostra como o viés da informação pode afetar até mesmo os investidores mais experientes e com maior acesso a informações.

Trader precisa estar mais atento aos fatos e menos às emoções

Então, como evitar o viés de informação? Um dos melhores caminhos é buscar informações de fontes confiáveis e tentar ver as coisas de forma objetiva. É importante ler artigos e notícias de diferentes fontes, e não só aquelas que confirmam nossas opiniões.

Também é importante não se deixar levar pelo medo ou pela euforia. Investir é uma coisa séria e precisamos tomar decisões baseadas em fatos, não em emoções.

É claro que não é fácil resistir ao viés de informação, especialmente quando se trata de investimentos. Mas, se estiver ciente do viés e tomar medidas para mitigá-lo, você pode minimizar os riscos e maximizar as chances de sucesso.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Você leu o que o Fed escreveu para você?

22 de maio de 2024 - 20:05

O segredo para uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor começa com algo bem simples… a leitura.

CRYPTO INSIGHTS

O mercado de criptomoedas está influenciando as eleições nos EUA? O que o ETF de ethereum (ETH) tem a ver com a política americana

21 de maio de 2024 - 20:05

Nesta semana uma votação crucial está prevista para acontecer em Washington e pode remodelar o panorama regulatório para os ativos digitais nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dez anos de “O Fim do Brasil”

20 de maio de 2024 - 20:01

Dez anos de lançamento de “O Fim do Brasil” e, afinal, a que fim chegou a economia do Brasil? Estamos em queda livre em direção ao pior?

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar