Em nosso último artigo, escrevi sobre as armadilhas em que todos nós já caímos e como é importante aprender com elas, sem se deixar abalar. E é justamente sobre controle emocional que vamos falar desta vez.
É importante entender que, para o mercado, não existem boas ou más notícias, apenas notícias.
Por exemplo, todas as vezes em que é veiculada uma informação que impacta negativamente as ações de uma empresa, para os compradores, de fato, é algo ruim. Mas, por outro lado, para aqueles que vendem, é uma ótima notícia. Portanto, no mercado tudo é uma questão de ótica.
Independentemente da matéria publicada, os traders profissionais conseguem administrar suas emoções, fazendo com que as oscilações não os afetem. Se não existe ameaça, não há razão para seus mecanismos de defesa entrarem em ação e, por isso, eles conseguem atingir a tão falada consistência.
De forma natural, as pessoas colocam suas impressões em eventos de acordo com experiências passadas ou conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, deixando de lado outras inúmeras informações trazidas pelos eventos.
- LEIA TAMBÉM: O ótimo é inimigo do bom para um trader. O que fazer para não deixar a oportunidade passar
A influência da experiência passada para o trader
O que eu quero dizer com isso é que, geralmente, “vemos aquilo que queremos enxergar” e não necessariamente o que é. Um exemplo disso é quando desenvolvemos um trauma a partir de alguma situação ruim pela qual passamos.
Uma criança arranhada por um gato, tende a ter medo de gato na próxima experiência, já que a anterior foi ruim. Racionalmente, ao analisar a situação, sabemos que gatos não são agressivos e que a criança não deveria levar aquele evento como regra, mas não é tão fácil assim.
Trazendo para nossa realidade, quantas vezes você hesitou em abrir uma nova operação após ter perdido dinheiro na última?
De forma racional, novamente, o correto seria pensar que cada trade tem sua história e que não depende do anterior para ter ou não sucesso. Uma nova operação é uma oportunidade única, com resultado incerto e independente de todos os outros.
Como trader, seu objetivo é operar como os profissionais. Para isso você tem que olhar o mercado de forma objetiva e direta, sem distorções. Agir sem medo ou hesitação, mas entendendo os riscos e controlando as emoções.
- LEIA TAMBÉM: Quanto vale seu sono? Cuidado para não assistir ao filme de um investimento ruim até o final