🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

As armadilhas nas quais todo trader já caiu, mas que você pode evitar

O trader mais experiente, que controla melhor suas emoções, entende que erros são comuns e não se deixa abalar, pelo contrário, aprende com isso

21 de outubro de 2022
11:59 - atualizado às 11:33
Tela com operação de day trade
Tela com gráfico de cotações - Imagem: Shutterstock

Olá trader!

Quantas vezes você se arrependeu de ter vendido aquela ação que depois se valorizou bastante? Ou de ter esperado demais para zerar aquela posição perdedora que agora acumula um prejuízo muito maior?

Se você já passou por alguma dessas situações, fique tranquilo, isso é bem comum. O arrependimento é a sensação de ter tomado a decisão errada.

Todos os traders, não tenho medo de afirmar isso, já praticaram alguma dessas ações, que se provaram erradas.

A grande diferença fica na forma de como lidamos com isso: o trader mais experiente, que controla melhor suas emoções, entende que isso é algo comum e não se deixa abalar, pelo contrário, aprende com isso, pois tem seu gerenciamento de risco na ponta do lápis.

Por outro lado, o trader inexperiente, que não domina suas emoções, acaba deixando que esse medo se some ao medo de perder. Desta forma, fica paralisado, sem conseguir tomar novas decisões de investimento, perdendo oportunidades e aumentando seu prejuízo.

O perigo da “última chance” para o trader

O perigo fica ainda maior quando o trader, sem controle emocional, se vê encurralado pela série de decisões erradas que tomou e se coloca na posição de “última chance”.

Esse momento é aquele que você, quando vai ao cassino e vê sua banca cada vez menor, em certo momento toma a decisão do “all in”. Ou seja, coloca tudo o que te resta em uma aposta muito arriscada, que te devolveria boa parte do que perdeu, mas que racionalmente não faz muito sentido.

No trade, a situação é muito semelhante, mas com um agravante: é possível perder mais do que a sua “banca”. No day trade, principalmente de futuros, a alavancagem é muito grande e, por maior que seja o esforço da corretora para evitar que isso aconteça, ainda assim é possível, seja quando o ativo entra em leilão e “pula” o preço de stop ou em movimentos muito bruscos, quando o preço se distancia de forma muito rápida do stop.

Um exemplo prático para quem nos acompanha diariamente no YouTube do BTG Trader foram os circuit breakers que tivemos ao longo de 2020, em que o preço saía do leilão em pontos bem distantes de onde tinha entrado.

O trader é como um atleta de alta performance, ele é testado diariamente, e seu maior inimigo é ele mesmo. Controlar a mente é um exercício dificílimo, por isso, entender quais são os vieses é muito importante dentro do processo de amadurecimento do trader.

Entretanto, ficar apenas no entendimento não adianta, é preciso aprender com ele, controlando o risco que corremos versus o retorno que desejamos e aperfeiçoando a técnica ao longo do tempo.

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar