A Lituânia entrou no caminho de Vladimir Putin ao bloquear o trânsito de mercadorias provenientes da Rússia para Kaliningrado, exclave russo no mar báltico. A medida foi tomada em resposta ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Moscou promete retaliar o que classifica como “ações hostis” e avisa que as consequências podem ser graves. A Lituânia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). E a aliança militar deixou claro que apoiará o país.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, já afirmou que as retaliações ao impedimento não serão diplomáticas. Timothy Ash, estrategista da BlueBay Asset Management, afirma que um ataque terrestre para abrir um corredor através do território lituano seria um ataque direto à Lituânia, desencadeando o artigo 5º da defesa da Otan.
O artigo 5º é um dos pilares do pacto que fundou a Otan. Trata-se de uma cláusula de defesa mútua. Ela determina que uma ação militar contra um membro da aliança atlântica representa um ataque a todos os membros.
Diante desse cenário a tensão global está em nível máximo. Em uma publicação com quase mil curtidas e dezenas de comentários na nossa página do Instagram, revelamos quais são os riscos desse embate acabar em uma guerra entre Rússia e os membros da Otan, o que classificaria um combate global. As consequências seriam inimagináveis. Veja abaixo: