🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

ELEIÇÃO HISTÓRICA

O retorno do “titã esquerdista”: Veja o que a imprensa gringa está falando da vitória de Lula

O tom adotado pelos grandes veículos do exterior é um só: a volta inédita do petista ao Palácio do Planalto, quatro anos depois de ter sido retirado da corrida presidencial que levou Bolsonaro ao comando do Brasil

Camille Lima
Camille Lima
31 de outubro de 2022
14:24 - atualizado às 14:29
Imprensa estrangeira repercute eleição no Brasil.
Imprensa estrangeira repercute eleição no Brasil. - Imagem: Reprodução/Montagem Seu Dinheiro

Há algum tempo, o sentimento entre os brasileiros era de que o segundo turno das eleições jamais chegaria. Por isso, é de se imaginar que quando o confronto entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) finalmente chegasse ao fim, a maioria esmagadora dos jornais brasileiros repercutiriam o resultado. O Seu Dinheiro, por exemplo, fez a cobertura completa do último domingo (30).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que não era apenas no Brasil que as decisões eleitorais eram aguardadas. Da Argentina à Inglaterra e da Espanha aos Estados Unidos, grandes veículos da imprensa estrangeira amanheceram com o resultado do pleito estampado em suas páginas. 

O tom adotado pelas narrativas era um só: o retorno inédito do petista ao Palácio do Planalto, quatro anos depois de ter sido cortado da corrida presidencial que levou Bolsonaro à chefia do Brasil.

O jornal norte-americano The Washington Post acredita que a vitória do ex-presidente “devolve um titã esquerdista do Sul Global ao cenário mundial, onde sua voz progressista contrastará fortemente com a da direita”.

O Post destacou as promessas de Lula de defender a democracia, salvar a floresta amazônica e levar justiça social ao país ao derrotar o presidente trumpiano do Brasil”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o portal do jornal New York Times ressaltou o “notável retorno político” de Lula após o político ter saído de uma cela de prisão. O petista ficou 580 dias detido sob determinação do então juiz Sergio Moro após os escândalos de corrupção ligados à Operação Lava Jato.

Leia Também

“A vitória completa um renascimento político impressionante para Lula – da presidência à prisão e vice-versa – que antes parecia impensável”, disse o NYT.

O jornal norte-americano ainda ressaltou como “dezenas de milhões de brasileiros se cansaram do estilo polarizador e das frequentes turbulências do governo” de Bolsonaro. 

Afinal, em mais de três décadas de democracia no Brasil, esta é a primeira vez em que um presidente em exercício não conseguiu vencer a reeleição, apesar das margens apertadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vitória de Lula para os europeus

Para a britânica BBC, o maior desafio enfrentado por Lula será unir o Brasil. 

O petista venceu o segundo turno com a menor margem de vitória da história do país — o que mostra o quão dividido os brasileiros estão em relação à aceitação do novo chefe do Executivo.

“Goste dele ou o odeie, o fato de Lula, outrora o político mais popular do Brasil, estar voltando ao cargo máximo é um momento da história.”

A BBC enfatizou ainda o silêncio de Bolsonaro após a vitória do rival no domingo. “Um mau perdedor talvez, mas há uma preocupação real sobre se Bolsonaro e seus seguidores mais radicais aceitarão o voto.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro britânico, o The Guardian, ressaltou que o candidato do PT disputou as eleições presidenciais deste ano “contra um oponente que ficará na história tanto pela forma como manchou o mais alto cargo do Brasil quanto por quaisquer grandes conquistas políticas”.

“O futuro de uma das maiores democracias do mundo e da floresta amazônica estava no fio da navalha quando o Brasil realizou sua eleição mais importante em décadas”, escreveu o jornal.

Na França, o foco da imprensa foi a expectativa — nacional e internacional — de uma resposta de Bolsonaro ao que foi decidido nas urnas, após inúmeros questionamentos do candidato à reeleição sobre a veracidade do sistema eleitoral brasileiro e sobre a mídia no país.

O Le Monde destacou que “a ‘fênix brasileira’ tinha um longo caminho para percorrer”, uma vez que, desde as eleições de 2018, o sentimento antipetista se espalhou pelo país e determinou a vitória do rival Bolsonaro há quatro anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As eleições do Brasil sob o olhar latino

Enquanto isso, na Argentina, o Clarín deu luz ao novo erro das pesquisas eleitorais, que previam uma vantagem maior de Lula ante Bolsonaro. 

“O resultado indica que o PT não conseguiu convencer plenamente um país que se voltou largamente para a centro-direita”, disse o jornal. 

Na visão do Clarín, a reduzida diferença entre o petista e o atual presidente consolidou Bolsonaro como o chefe da oposição a Lula e “tem reflexos que marcarão o futuro imediato do país”. 

O espanhol El País destaca que, apesar de as eleições finalmente terem chegado ao fim, a batalha de Lula ainda não terminou. “Bolsonaro foi derrotado nas urnas, mas é inegável que culturalmente não.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os últimos meses viram uma estratégia altamente sofisticada para frustrar a tentativa de Bolsonaro de corroer a democracia, oferecendo uma lição importante para países cuja democracia também está ameaçada”, analisou o jornal.

Mesmo assim, o El País acredita que, ainda que Bolsonaro aceite a derrota em um cenário improvável e que a transição para Lula seja feita de forma pacífica, “é difícil que a democracia brasileira seja totalmente recuperada”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LONGE DO IDEAL

Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática

16 de agosto de 2025 - 15:41

País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos

Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA

16 de agosto de 2025 - 15:05

Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço

ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar