🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Estadão Conteúdo

ELEIÇÕES 2022

Disputa ao governo de São Paulo: o que esperar do debate entre Tarcísio e Haddad na Band?

O resultado do primeiro turno foi favorável a Tarcísio, que venceu com 42,32% dos votos, ante 35,7% de Haddad. Desde então, o ex-ministro — que é a aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado — manteve-se à frente nas pesquisas de intenção de voto.

Ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) em debate do SBT
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Imagem: Marcelo Chello/Seu Dinheiro

O primeiro debate do segundo turno para o governo de São Paulo será realizado a partir das 22 horas desta segunda-feira (10). O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) vão se encontrar no estúdio da TV Bandeirantes para o evento organizado em parceria com um pool de veículos de comunicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado do primeiro turno foi favorável a Tarcísio, que venceu com 42,32% dos votos, ante 35,7% de Haddad. Desde então, o ex-ministro — que é a aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado — manteve-se à frente nas pesquisas de intenção de voto. O resultado surpreendeu, já que o petista vinha aparecendo na liderança em todos os levantamentos regionais.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (7) Tarcísio apareceu com 50% das intenções de voto, enquanto Haddad teve 40%. Brancos, nulos e indecisos somaram 10%.

Tarcísio x Haddad: o que esperar?

O Estadão conversou com especialistas para entender o que se pode esperar do primeiro debate do segundo turno ao governo de São Paulo. 

De acordo com eles, a expectativa é que o confronto entre Haddad e Tarcísio seja nacionalizado, com ambos buscando explorar a popularidade e a rejeição de seus padrinhos políticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Será uma disputa entre dois apadrinhados", afirma Marco Antonio Carvalho Teixeira, cientista político e professor da FGV-SP. "Tarcísio não tinha vínculo com São Paulo antes da eleição, mas foi o primeiro colocado do pleito. Isso demonstra a força do bolsonarismo no Estado."

Leia Também

Além da vantagem na retomada do pleito, explicou o professor, Tarcísio tem um forte ativo eleitoral: o desempenho do presidente Bolsonaro, que encerrou o primeiro turno também com desempenho superior às previsões e à frente de Lula em São Paulo, e o apoio declarado do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB).

O cientista político Rodrigo Prando, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, relembra que, nos últimos debates do primeiro turno, Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas voltaram seus ataques a Garcia.

 "É provável que os dois candidatos se estudem e busquem entender qual estratégia deverá ser usada no segundo turno. O temperatura pode subir, mas isso vai depender de como eles se portarem no debate", diz Prando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O professor ainda defende que Haddad tentará furar o alinhamento natural entre os eleitores de Tarcísio e Bolsonaro. "Parte do eleitorado vota em Tarcísio e em Lula", afirmou Teixeira. "Haddad tem de convencer esses eleitores a trocar o republicano por ele." 

Para Prando, o petista "terá de ser mais incisivo, mas tem de tomar cuidado para não transformar Tarcísio em vítima", disse. "Se Tarcísio for atacado com muita veemência por Haddad, ele pode atribuir uma agressividade desmedida do petista a um certo desespero."

O especialista disse ainda que o petista pode fazer é demonstrar que conhece mais o Estado do que Tarcísio, visto que o republicano não tem uma ligação forte com São Paulo e transferiu o titulo de eleitor para São José dos Campos (SP) apenas no início do ano. 

"Quem tem de ganhar o debate é o Haddad, Tarcísio só precisa do empate", declarou o cientista político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vera Chaia, cientista política e professora da PUC-SP, acredita que Haddad e o PT ainda têm muito conteúdo para explorar em termos de campanha. "Falta mostrar as obras, as possibilidades e o que os prefeitos do PT já fizeram em São Paulo", observa. 

Na avaliação da cientista, Haddad precisa fortalecer a ideia de que o PT conhece São Paulo e não apenas a capital, como também o Estado inteiro.

A cientista política espera que Tarcísio de Freitas se apresente como realizador das grandes obras, protagonista da construção de rodovias e ferrovias do Governo Federal. 

"Mas e no Estado de São Paulo? Aqui, eles não tiveram participação nenhuma, principalmente quando o Doria foi governador. Tarcísio precisa trazer para o debate como pretende replicar essas ações no Estado em si", analisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Grin, cientista político e professor da FGV, afirma que se pode esperar três acontecimentos durante o debate: o contraponto muito vinculado a imagem nacional dos padrinhos políticos (Lula com Haddad e Bolsonaro com Tarcísio), tentativa — de ambos os lados — de criar a desconstrução do outro adversário e a exploração de propostas de política pública.

Para o professor, Tarcísio deve seguir uma linha semelhante àquela que apresentou no último debate do primeiro na rede Globo: apresentar-se como um defensor de um "governo que entrega e apresenta resultado" e que irá se beneficiar com a reeleição do presidente. 

"Tarcísio também deve apostar em um discurso voltado aos empreendedores, olhando, principalmente, para os interiores dos estados e nas áreas do agronegócio", disse.

O ex-ministro também deve apostar no discurso contra as polêmicas de corrupção que envolvem o PT a nível federal e na reprovação de Haddad como prefeito de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoios

Haddad e Tarcísio receberam nos últimos dias acenos de siglas derrotadas na disputa ao Palácio dos Bandeirantes. O petista angariou o apoio formal de duas siglas na corrida do segundo turno - PDT e Solidariedade. Já Tarcísio já reuniu quatro apoios —União Brasil, PP, MDB e Podemos.

A grande surpresa veio do atual governador e candidato derrotado do PSDB, Rodrigo Garcia, que declarou apoio à candidatura de Tarcísio, mesmo após inúmeros ataques trocados durante o primeiro turno da campanha. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também declararam apoio ao republicano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar