🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2022

Nova pesquisa Ipec mostra cenário de estabilidade para segundo turno entre Lula e Bolsonaro; confira os números

O petista manteve os mesmos 51% da amostra anterior, do dia 5 de outubro, enquanto o candidato à reeleição oscilou negativamente um ponto

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de outubro de 2022
18:59
Montagem com Lula X Bolsonaro em uma corrida de cavalos
Montagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Pixabay / Shutterstock / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

A nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) mostra um cenário de estabilidade na disputa do segundo turno das eleições entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL)

De acordo com o levantamento, Lula segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto com 51% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro (PL). 

O petista agora tem uma vantagem de nove pontos percentuais em relação ao chefe do Executivo entre os votos totais, em um indicativo de cenário de estabilidade. 

Lula manteve os mesmos 51% da amostra anterior, do dia 5 de outubro, enquanto o candidato à reeleição oscilou negativamente um ponto.

Ainda de acordo com a pesquisa, 5% dizem que vão votar em branco ou anular, e 2% não sabem ou não responderam. 

Em votos válidos — ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos — Lula aparece com 55%, ante 45% de Bolsonaro.

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira foi realizada entre 8 e 10 de outubro e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Lula x Bolsonaro: quem é o mais rejeitado? 

De acordo com o Ipec, Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado: 48% dos brasileiros dizem que não votariam no presidente de jeito nenhum, enquanto 42% dizem o mesmo sobre Lula.

O instituto também foi saber sobre a avaliação do atual governo. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados dizem que Bolsonaro faz uma gestão ruim ou péssima. Outros 38% afirmam que o governo é ótimo ou bom, enquanto 19% dizem que a condução atual é regular.

O levantamento também auferiu que 94% dos eleitores já definiram o voto segundo. Apenas 6% afirmam que podem mudar a posição. 

Nesse recorte, Bolsonaro lidera numericamente, com 95% de seus eleitores certos do voto no presidente, enquanto 5% afirmam que ainda podem mudar.

No caso do petista, 93% dizem que têm certeza do voto em Lula contra 7% que ainda podem mudar e 1% que não sabem ou não responderam.

Pesquisas em xeque

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas. Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa.

O Ipec se posicionou na segunda-feira (3) sobre os resultados divulgados nas últimas semanas.

 "As pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento que são feitas", disse o Ipec, em nota.

Na semana passada, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto.

Compartilhe

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

6 de maio de 2024 - 14:10

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

'Crise na democracia'

Deputados dos EUA reorganizam audiência para discutir suposta ‘crise’ no Brasil por decisões da Justiça no combate às fake news nas redes sociais

1 de maio de 2024 - 14:45

Audiência pública convocada por republicanos tem apoio de políticos bolsonaristas e convidou ativista que chamou o ministro Alexandre de Moraes de “ditador”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar