🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
MAY THE 4TH BE WITH YOU!

Mais eficazes que o TSE? Celebridades hollywoodianas convocam jovens brasileiros a emitirem título de eleitor às vésperas do fim do prazo

As eleições no Brasil podem até ser em outubro, mas já estão sob os holofotes das estrelas de Hollywood; entenda por que atores de Star Wars e Vingadores foram ao Twitter pedir que adolescentes de 16 e 17 anos tirassem o título

Leonardo DiCaprio incentiva jovens brasileiros a tirarem título de eleitor votarem nas eleições de 2022
Leonardo DiCaprio incentiva jovens brasileiros a votarem nas eleições de 2022 - Imagem: Divulgação

Em uma caminhada pelo Hollywood Boulevard e pela Vine Street, lá na Califórnia, é de se esperar encontrar os nomes de grandes artistas como Michael Jackson e Elvis Presley na Calçada da Fama. Mas uma das celebridades mais comentadas do momento nos EUA e que parece prestes a garantir sua própria estrela é uma brasileira: as Eleições de 2022.

Apesar de ainda faltarem cinco meses para as eleições aqui no Brasil, o tema já tomou relevância lá fora e fez com que grandes artistas norte-americanos fossem às redes sociais incentivar os jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor.

E não foi pouca coisa. A iniciativa inclui nomes como Mark Hamill (o Luke Skywalker em Star Wars), Mark Ruffalo (o Hulk em Vingadores) e Leonardo DiCaprio.

O motivo dessa campanha? Os brasileiros têm até amanhã (04) para tirar o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar alguma pendência junto à Justiça Federal e poder votar em outubro.

Voto dos jovens de 16 e 17 anos nas eleições

Apesar de o voto só ser obrigatório para adultos alfabetizados entre 18 e 70 anos, os jovens de 16 e 17 anos podem optar por tirar o título eleitoral e participar da decisão pelos líderes políticos em outubro. 

Porém, muitos adolescentes não se mobilizaram para emitir a primeira via do documento eleitoral e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reportou o menor número de pessoas de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. 

Em fevereiro de 2018, ano em que ocorreram as últimas eleições para presidente, o TSE registrou 1,4 milhão de eleitores dessa faixa etária. Enquanto isso, no mesmo mês de 2022, apenas 830 mil indivíduos tiraram o título.

Então, artistas brasileiros como Anitta e Zeca Pagodinho e clubes como Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Sport Recife e Vasco, além da própria CBF, deram início ao movimento de incentivo à participação da população nas eleições.

E logo a campanha atraiu a atenção na terra do Tio Sam — e novas manifestações de artistas, desta vez dos norte-americanos, vieram.

A luta de Hulk chega ao Brasil

No fim de março, Mark Ruffalo, ator que interpretou o Hulk nos cinemas, se posicionou contra a atual presidência do Brasil e pediu que os jovens brasileiros de 16 e 17 anos de idade tirassem o título de eleitor "para derrotar Bolsonaro". 

Ruffalo escreveu em uma publicação no Twitter que os americanos só derrotaram Donald Trump em 2020 porque os eleitores fizeram uso de seus direitos democráticos, principalmente a população mais jovem. 

“Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos devem se registrar para votar nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio para fazer isso”, disse o ator.

O pedido de DiCaprio para as eleições de 2022

Com o prazo para regularizar a situação eleitoral, o ator norte-americano Leonardo DiCaprio entrou na iniciativa e foi às redes sociais na última sexta-feira (29) para incentivar os jovens do Brasil.

Além de possuir mais de 19 milhões de seguidores na rede social, o ator de Titanic também é conhecido por sua luta pela preservação ambiental e pelas polêmicas desde 2019 envolvendo o nome do atual presidente do país, Jair Bolsonaro.

Na época, a celebridade criticou os níveis de queimadas e desmatamento na Amazônia e a política ambiental de Bolsonaro. O seu mais recente pedido aos adolescentes brasileiros ressalta a importância do Brasil para o ecossistema global. 

Para DiCaprio, o voto da população mais nova é “a chave na promoção de mudança para um planeta saudável”.

“Obrigado aos heróis da democracia no Brasil que estão ajudando os jovens a se registrar para votar”, disse DiCaprio.

De Hulk até Luke Skywalker

No último domingo (01), Mark Ruffalo voltou ao Twitter para falar sobre as eleições no Brasil e incentivar a regularização do título de eleitor.

“Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando”, disse Ruffalo.

O jornalista Márcio Padrão respondeu ao ator na rede social pedindo que Mark Hamill também fizesse um apelo aos jovens brasileiros. Com um trocadilho remetendo a Guerra nas Estrelas, “Luke Skywalker” se pronunciou.

“Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil! May the 4th be with you...ALL!”

Título para eleições de 2022

O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para emissão, regularização ou transferência do título se encerra nesta quarta-feira, então ainda dá tempo de acertar tudo a tempo de ficar apto para as votações de outubro.

O processo pode ser feito de forma totalmente on-line. Mas não adianta deixar para os 45 minutos do segundo tempo.

Os portais da Justiça Eleitoral já registraram instabilidade em alguns momentos da última segunda-feira (02) por causa do grande número de acessos simultâneos nos sites.

O problema só foi resolvido no final da tarde de ontem. Até as 17h de ontem, o TSE registrou 431 mil atendimentos.

Mas quem tiver problemas com os portais digitais pode optar por ir até o cartório eleitoral mais próximo para solicitar a regularização do título.

Leia também:

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar