O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-05-03T12:41:09-03:00
Camille Lima
MAY THE 4TH BE WITH YOU!

Mais eficazes que o TSE? Celebridades hollywoodianas convocam jovens brasileiros a emitirem título de eleitor às vésperas do fim do prazo

As eleições no Brasil podem até ser em outubro, mas já estão sob os holofotes das estrelas de Hollywood; entenda por que atores de Star Wars e Vingadores foram ao Twitter pedir que adolescentes de 16 e 17 anos tirassem o título

3 de maio de 2022
12:41
Leonardo DiCaprio incentiva jovens brasileiros a tirarem título de eleitor votarem nas eleições de 2022
Leonardo DiCaprio incentiva jovens brasileiros a votarem nas eleições de 2022 - Imagem: Divulgação

Em uma caminhada pelo Hollywood Boulevard e pela Vine Street, lá na Califórnia, é de se esperar encontrar os nomes de grandes artistas como Michael Jackson e Elvis Presley na Calçada da Fama. Mas uma das celebridades mais comentadas do momento nos EUA e que parece prestes a garantir sua própria estrela é uma brasileira: as Eleições de 2022.

Apesar de ainda faltarem cinco meses para as eleições aqui no Brasil, o tema já tomou relevância lá fora e fez com que grandes artistas norte-americanos fossem às redes sociais incentivar os jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor.

E não foi pouca coisa. A iniciativa inclui nomes como Mark Hamill (o Luke Skywalker em Star Wars), Mark Ruffalo (o Hulk em Vingadores) e Leonardo DiCaprio.

O motivo dessa campanha? Os brasileiros têm até amanhã (04) para tirar o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar alguma pendência junto à Justiça Federal e poder votar em outubro.

Voto dos jovens de 16 e 17 anos nas eleições

Apesar de o voto só ser obrigatório para adultos alfabetizados entre 18 e 70 anos, os jovens de 16 e 17 anos podem optar por tirar o título eleitoral e participar da decisão pelos líderes políticos em outubro. 

Porém, muitos adolescentes não se mobilizaram para emitir a primeira via do documento eleitoral e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reportou o menor número de pessoas de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. 

Em fevereiro de 2018, ano em que ocorreram as últimas eleições para presidente, o TSE registrou 1,4 milhão de eleitores dessa faixa etária. Enquanto isso, no mesmo mês de 2022, apenas 830 mil indivíduos tiraram o título.

Então, artistas brasileiros como Anitta e Zeca Pagodinho e clubes como Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Sport Recife e Vasco, além da própria CBF, deram início ao movimento de incentivo à participação da população nas eleições.

E logo a campanha atraiu a atenção na terra do Tio Sam — e novas manifestações de artistas, desta vez dos norte-americanos, vieram.

A luta de Hulk chega ao Brasil

No fim de março, Mark Ruffalo, ator que interpretou o Hulk nos cinemas, se posicionou contra a atual presidência do Brasil e pediu que os jovens brasileiros de 16 e 17 anos de idade tirassem o título de eleitor "para derrotar Bolsonaro". 

Ruffalo escreveu em uma publicação no Twitter que os americanos só derrotaram Donald Trump em 2020 porque os eleitores fizeram uso de seus direitos democráticos, principalmente a população mais jovem. 

“Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos devem se registrar para votar nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio para fazer isso”, disse o ator.

O pedido de DiCaprio para as eleições de 2022

Com o prazo para regularizar a situação eleitoral, o ator norte-americano Leonardo DiCaprio entrou na iniciativa e foi às redes sociais na última sexta-feira (29) para incentivar os jovens do Brasil.

Além de possuir mais de 19 milhões de seguidores na rede social, o ator de Titanic também é conhecido por sua luta pela preservação ambiental e pelas polêmicas desde 2019 envolvendo o nome do atual presidente do país, Jair Bolsonaro.

Na época, a celebridade criticou os níveis de queimadas e desmatamento na Amazônia e a política ambiental de Bolsonaro. O seu mais recente pedido aos adolescentes brasileiros ressalta a importância do Brasil para o ecossistema global. 

Para DiCaprio, o voto da população mais nova é “a chave na promoção de mudança para um planeta saudável”.

“Obrigado aos heróis da democracia no Brasil que estão ajudando os jovens a se registrar para votar”, disse DiCaprio.

De Hulk até Luke Skywalker

No último domingo (01), Mark Ruffalo voltou ao Twitter para falar sobre as eleições no Brasil e incentivar a regularização do título de eleitor.

“Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando”, disse Ruffalo.

O jornalista Márcio Padrão respondeu ao ator na rede social pedindo que Mark Hamill também fizesse um apelo aos jovens brasileiros. Com um trocadilho remetendo a Guerra nas Estrelas, “Luke Skywalker” se pronunciou.

“Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil! May the 4th be with you...ALL!”

Título para eleições de 2022

O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para emissão, regularização ou transferência do título se encerra nesta quarta-feira, então ainda dá tempo de acertar tudo a tempo de ficar apto para as votações de outubro.

O processo pode ser feito de forma totalmente on-line. Mas não adianta deixar para os 45 minutos do segundo tempo.

Os portais da Justiça Eleitoral já registraram instabilidade em alguns momentos da última segunda-feira (02) por causa do grande número de acessos simultâneos nos sites.

O problema só foi resolvido no final da tarde de ontem. Até as 17h de ontem, o TSE registrou 431 mil atendimentos.

Mas quem tiver problemas com os portais digitais pode optar por ir até o cartório eleitoral mais próximo para solicitar a regularização do título.

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

PRESSÃO INFLACIONÁRIA

Pãozinho mais caro? Veja como a suspensão das exportações de trigo pela Índia pode encarecer ainda mais o seu café da manhã

Diante da guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil vinha mirando na produção de trigo da Índia para suprir a demanda interna pela commodity

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Exterior pesa e Ibovespa abre em queda; dólar vai a R$ 4,99 com juros estáveis

RESUMO DO DIA: Após o rali da última terça-feira (17), as bolsas amanheceram com leves perdas, em um movimento de ajuste cauteloso. A inflação na Europa preocupa, enquanto o Federal Reserve dá sinais mistos sobre o aperto monetário. Por aqui, o Ibovespa acompanha a privatização da Eletrobras (ELET3) e falas de Roberto Campos Neto e […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de swing trade: compra de ações da Suzano (SUZB3) e lucro de 5,3% no bolso com Wiz (WIZS3)

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Suzano (SUZB3), com entrada em R$ 52,74; confira a análise

O melhor do Seu Dinheiro

As stablecoins são o Real dos anos 1990? Confira a notícia do dia e outras sete histórias que mexem com os seus investimentos

Manter a paridade com o dólar não é tarefa simples, e o novíssimo mercado das criptomoedas experimentou esse travo amargo na semana passada; entenda a crise das stablecoins

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas lá fora tentam emplacar terceiro dia de alta, limitadas por dados inflacionários; Ibovespa mira Eletrobras (ELET3) e briga entre poderes

Ainda hoje, os investidores acompanham o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies