🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

Sem mudanças no Congresso? PT e PL devem eleger maiores bancadas, com Câmara menos renovada

De acordo com dados do Diap, o poder ficará concentrado nas mãos de sete partidos: PT, PL, União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB, que devem eleger 80% da Casa

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de setembro de 2022
11:14
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro; como eleições movimentam bolsas e o Ibovespa
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O primeiro turno das eleições já se aproxima, mas isso não significa que a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao fim. Muito pelo contrário, na verdade. A disputa entre os dois candidatos apenas trocará de palco após os resultados eleitorais — desta vez, o cenário será o Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, segundo projeção feita pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), os partidos dos dois presidenciáveis devem eleger as maiores bancadas na Câmara dos Deputados.

PT e PL no Congresso

O predomínio dos partidos de Bolsonaro e de Lula na Câmara dos Deputados deve ser intenso após as eleições, segundo projeções.

De acordo com dados do Diap, o poder ficará concentrado nas mãos de sete partidos: PT, PL, União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB. Somados, os grupos devem eleger 80% da Câmara. 

O Diap prevê que a federação formada por PT, PCdoB e PV, que atualmente conta com 68 deputados, deve eleger de 65 a 75 parlamentares no Congresso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o PL, partido de Jair Bolsonaro que hoje conta com um grupo de 76 deputados, pode emplacar de 70 a 80 integrantes. 

Leia Também

Para calcular as projeções, o Diap definiu um mínimo e um máximo de deputados que poderão ser eleitos por cada sigla por Estado e calculou uma média para o resultado final.

A previsão teve base no resultado da última eleição, financiamento da campanha, pesquisas eleitorais, projeções dos próprios partidos e novas regras da legislação. 

Vale destacar que o departamento realiza o levantamento há 32 anos, e conta com uma taxa de 90% de acerto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

O presidente e a relação com a Câmara

Quando analisados os blocos, o Centrão — formado majoritariamente por PP, PL, Republicanos e União Brasil — manterá a força para dominar o Legislativo, com um grupo de até 298 deputados. Ou seja, quase dois terços da Casa.

Enquanto isso, na esquerda, os partidos alinhados ao PT devem crescer moderadamente, podendo chegar a 162 eleitos no Congresso, um aumento de 30 integrantes em relação à quantidade atual.

Na prática, isso significa que o presidente da República eleito neste mês precisará negociar com o Centrão e com o grupo que domina a Câmara atualmente para governar. 

As pesquisas recentes indicam favoritismo de Lula, o que forçaria o petista a trabalhar com os partidos que atualmente estão ao lado de seu rival, Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), por exemplo, é necessário somar, no mínimo, 308 votos favoráveis no Congresso. 

As PECs são fundamentais para realizar mudanças em questões como o teto de gastos, a âncora fiscal e para reformas no sistema tributário e administrativo. Isto é, temas que Lula e Bolsonaro propõem alterar caso sejam eleitos.

Desigualdade na Câmara

Não bastasse o PT e o PL escolherem a maioria das bancadas, os dados da Diap ainda mostram que o número de partidos com representantes eleitos no Congresso deve cair de 30 para 23.

Segundo o levantamento, os partidos Patriota, PTB e PROS possuem maior risco de não eleger deputados federais para a próxima legislatura. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O perfil dos eleitos na Câmara deve seguir como liberal em relação à economia e conservador nos assuntos sociais. As bancadas ruralista, da segurança e evangélica devem sair das urnas fortalecidas.

Os partidos em cada estado

O Diap ainda fez uma estimativa das eleições a deputado no Congresso em cada Estado. 

Dados mostram que, em São Paulo, o PL tem chance de eleger de 15 a 17 deputados federais, seguido pelo PT/PCdoB/PV, com 9 a 12 integrantes, Republicanos (7 a 9) e União Brasil (7 a 9).

Segundo o coordenador do estudo, o resultado das urnas deve pavimentar o caminho para a reeleição de Arthur Lira (PP-AL), um dos principais líderes do Centrão no Congresso e o político com maior influência na distribuição do orçamento secreto, ao comando da Câmara. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto de Orçamento do próximo ano prevê um total de R$ 19,4 bilhões em emendas secretas a serem distribuídas — e Lira já articula a entrega desses recursos em troca de apoio.

Nas projeções do Diap, apenas 12 partidos devem cumprir a cláusula de barreira, necessária para garantir o recebimento de Fundo Partidário e o tempo de TV e rádio nas eleições. 

Pela cláusula, cada legenda precisa ter votos de pelo menos 2% do eleitorado nacional em seus candidatos, distribuído em nove Estados, ou eleger 11 deputados por diferentes regiões.

Uma valsa pra lá de clássica nas cadeiras do Congresso

O Centrão atualmente conta com um objetivo: manter a bancada atual na Câmara dos Deputados, uma vez que a renovação das cadeiras deve ser entre 40% e 45% menor do que na última eleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pleito tem uma quantidade recorde de candidatos à reeleição, e abastecidos com recursos do orçamento secreto e do fundo eleitoral.

Então, na visão do Diap, a “nova” configuração do Congresso deve se dar com a vitória de políticos que já tiveram mandato na Casa ou foram governadores. 

"A missão do Centrão é manter a bancada atual, formada após a última janela partidária, e se fortalecer a partir do próximo ano. O grupo deve querer manter a espinha dorsal da estrutura que eles conquistaram, avançando no Orçamento e no financiamento público de campanha. Se for confirmado, o número da eleição na Câmara garante a manutenção desse modelo, seja qual for o próximo presidente", disse o analista do Diap e coordenador do estudo, Neuriberg Dias.

*Com informações de Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar